11 FANTÁSTICAS OPERAS ROCK´N ROLL DO CINEMA!


Esses filmes expressam o que tem de melhor no rock n' roll, toda rebeldia, protesto, liberdade e ousadia que moldaram gerações e influenciaram conceitos de moda, cultura e sociedade. Estes são dez filmes do gênero musical recheados com muita boa música, sendo visualmente deslumbrantes e mágicos.
Para mim, estes filmes são os melhores expoentes do gênero musical que tem o rock n' roll como o estilo a ser explorado e enaltecido. Por isso, se você for um apaixonado por esse gênero musical e cinematográfico aumente o som e se prepare para uma experiência que irá explodir sua mente.
Divirtam-se, porque o rock não morreu!



11- De Volta ao Vale das Bonecas (Beyond the Valley of the Dolls)/ Direção: Russ Meyer/ Ano: 1970/ País: EUA
Sinopse: Kelly, Casey e Pet forma a banda "The Carrie Nations" e partem rumo à Hollywood em busca de sucesso. No caminho da fama elas se deparam com uma trilha repleta de sexo, psicodelia e assassinatos. Sátira de Russ Meyer ao filme "O Vale das Bonecas", drama moralista dirigido por Mark Robson que fez grande sucesso em 1967. Inicialmente a intenção dos produtores era realizar uma espécie de seqüência do filme de Robson, mas Russ Meyer e o roteirista Roger Ebert (hoje um renomado crítico de cinema) entregaram uma obra nonsense, repleta de rock'n'roll, humor negro e erotismo anárquico.

10- American Pop/ Direção: Ralph Bakshi/ Ano: 1981/ País: EUA
3151282152_2e69dfb132
Sinopse: O diretor colocou quatro gerações de músicos (cada período no seu contexto histórico e social) enquanto cada um procura a fama com a mudança das eras musicais. Começando no começo do século, depois os movimentos do jazz, a música-popular, os anos 60 e o punk, através dos arranjos de Lee Holdridge, numa produção de Martin Rondshoff - um dos mais famosos produtores independentes de Hollywood.

09- Jesus Cristo Superstar (Jesus Christ Superstar)/ Direção: Norman Jewison/ Ano: 1973/ País: EUA
Sinopse: Os sete últimos dias de Jesus (Ted Neely) na Terra (terminando na crucificação, mas sem contar a ressureição) sob a visão atormentada de Judas Iscariotes (Carl Anderson). É uma mistura de passado e presente, pois os soldados romanos usam metralhadora e perseguem um Cristo hippie.

08- Across the Universe/ Direção: Julie Taymor/ Ano: 2007/ País: EUA, Reino Unido
Sinopse: O jovem estivador Jude (Jim Sturgess) sai de Liverpool em busca do pai, que mora nos Estados Unidos, e é envolvido pelo mar de mudanças que está transformando a nação norte-americana. Ele se apaixona por Lucy (Evan Rachel Wood), uma menina americana rica que participa do crescente movimento pacifista dentro da América, e os dois namorados, tão diferentes, vêem-se em um mundo psicodélico e enlouquecido.


07- Hair/ Direção: Miloš Forman/ Ano: 1979/ País: EUA, Alemanha


Sinopse: Claude, um jovem do Oklahoma, que foi recrutado para a guerra do Vietnã, é "adotado" em Nova York, por um grupo de hippies comandados por Berger, que como seus amigos tem conceitos nada convencionais sobre o comportamento social e tenta convencê-lo dos absurdos da atual sociedade. Lá, Claude, também se apaixona por Sheila, uma jovem proveniente de uma rica família.

06- O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise)/ Direção: Brian De Palma/ Ano: 1974/ País: EUA
Sinopse: Swan (Paul Williams) é um famoso produtor de discos, que rouba de Winslow Leach (William Finley), um desconhecido compositor, uma cantata que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo. Winslow tenta protestar, mas acaba sendo incriminado por Swan e é condenado à prisão perpétua como traficante, sendo enviado para Sing Sing. Enquanto Swan planeja usar a música roubada para inaugurar o "Paraíso", uma nova casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock, Winslow consegue fugir da prisão. Ele pretende se vingar de Swan, mas sofre um terrível acidente em uma prensa de disco, que deixa seu rosto desfigurado. Perseguido por um guarda, Winslow acaba caindo em um rio, sendo dado como morto. Porém alguns acidentes começam a acontecer quando Swan está prestes a inaugurar o "Paraíso".

05- Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers)/ Direção: John Landis/ Ano: 1980/ País: EUA
Sinopse: Após deixar a cadeia Jake, reencontra seu irmão Elwood, e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá eles descobrem que o local será fechado se uma dívida de US$ 5 mil com a prefeitura não for paga. Como a freira que dirige o orfanato não aceita de forma alguma dinheiro ganho desonestamente, Jake e Elwood, decidem por retomar a The Blues Brothers Band, na intenção de realizar um grande show e arrecadar a quantia necessária para pagar a dívida.

04- The Rocky Horror Picture Show/ Direção: Jim Sharman/ Ano: 1975/ País: EUA
Sinopse: Um casal de noivos se vê obrigado, em virtude de um problema com o carro, a irem a um estranho castelo pedirem auxílio, sem saberem que ele é habitado por alienígenas do planeta Transexual e que o anfitrião é um bissexual, que exatamente naquela noite vai ver uma criatura criada por ele apenas para lhe dar prazer.

03- Tommy/ Direção: Ken Russel/ Ano: 1975/ País: EUA
Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial o capitão Walker (Robert Powell), um piloto, é dado como morto, mas quando ele retorna encontra Nora (Ann-Magret), sua mulher, com Frank (Oliver Reed), seu amante. Walker é morto por Frank e, ao presenciar o assassinato de seu pai, Tommy (Roger Daltrey) recebe a ordem de Nora e Frank de nada dizer acerca do ocorrido. Assim ele se torna uma criança cega, surda e muda, mas seu problema é de natureza psicológica. Com o tempo torna-se um campeão de fliperama e, mais tarde, ídolo pop.

02-  Quadrophenia/ Direção: Franc Roddam/ Ano: 1979/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

quadrophenia-1979-Franc-Roddam-002

Sinopse: Na Londres de 1964 Jimmy Cooper é um membro de uma gangue Mod - jovens bem vestidos que dirigem vespas Lambretta. Os mods estão sempre brigando com os Rockers, que vestem jaquetas de couro e dirigem motocicletas. Desiludido com seus pais e seu emprego, Jimmy só encontra uma válvula de escape para sua angústia adolescente quando está com seus amigos mods Dave, Chalky e Spider. Um feriado de três dias é a desculpa para a rivalidade entre as duas gangues chegar às vias de fato, enquanto ambas descem para a cidade litorânea de Brighton para o confronto definitivo.

Quadrophenia é uma reflexão sobre a Grã-Bretanha pré-Tatcher, documentando o narcisismo movido a anfetaminas da cultura jovem dos anos 60, tudo isso ao genial som de The Who.


01- Pink Floyd: The Wall/ Direção: Alan Parker/ Ano: 1982/ País: EUA
Sinopse: A história do "The Wall" é contada apenas com a música do Pink Floyd, imagens e efeitos naturais. Não há diálogos convencionais para o progresso da narrativa. Nossa história é sobre Pink, um astro do rock and roll que se senta trancado em um quarto de hotel, em algum lugar em Los Angeles. Muitos shows, muitas drogas, muito aplauso: um caso perdido. Na TV, um filme de guerra demasiado familiar preenche a tela. Uma mistura de tempo e lugar, realidade e pesadelo quando entramos nas memórias dolorosas de Pink, cada uma um "tijolo" no muro que ele tem gradualmente construído em torno de seus sentimentos.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário