30 ANIMAÇÕES OBSCURAS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR


Estas geniais animações são o que há de mais extraordinário no universo da sétima arte, o contexto narrativo proporcionado pela fluidez como a narrativa pode ser conduzida numa história contada através de ''caneta e papel'' e em algumas animações com o mínimo do auxílio de imagens feitas por computador, é de uma magia e beleza inigualáveis.

Nesta lista procurei colocar as animações que possuem um subtexto obscuro e adulto, que choca e perturba, que são ultravioletas e dramáticas não só no sentido gráfico mas em todas suas características como obras demasiadamente humanas em seu estado mais mórbido, primitivo e sombrio.

Estas geniais animações passeiam em todos os gêneros, no drama e no horror, na ficção científica e na fantasia, e são o que há de mais obscuro neste estilo artístico sempre mantendo uma qualidade inestimável entre obra e criação.

A lista está em ordem aleatória.

30- Mind Game (Masaaki Yuasa, 2004)/ País: Japão



Sinopse: Nishi é um rapaz que sempre foi apaixonado por sua amiga de infância, Myon. Um dia eles se encontram e resolvem conversar sobre os velhos tempos no restaurante da família da moça. No meio da conversa dois homens da Yakuza entram e provocam problemas. Nishi intervem quando ameaçam estuprar Myon, o problema é que ele então é morto por um dos membros com um tiro que atravessa seu anus.

 Após sua morte, ele se encontra com Deus e passando pela saída "errada" do céu, Nishi obtém uma segunda chance. Ele promete viver sua vida intensamente junto de Myon.


 29- Memorîzu (Katsuhiro Ōtomo, Kôji Morimoto, Tensai Okamura, 1995)/ País: Japão



Sinopse: Criado pelo célebre mestre da animação Katsuhiro Otomo, Memories consiste em três histórias deslumbrantes, cada uma com um estilo surpreendente.

 "Magnetic Rose", dirigida por Koji Morimoto e baseada em um curta de Otomo, fala sobre dois viajantes espaciais que, seguindo um sinal, acabam sendo levados para um mundo magnífico criado pelas memórias de uma mulher.

 Tensai Okamura dirige "Stink Bomb", onde um jovem químico acidentalmente se transforma em uma arma biológica implacável pronta para atingir Tóquio.
 "Cannon Fodder" de Otomo mostra um dia da vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos.


28- Cães Ilhados / Chienne d'Histoire (Serge Avedikian, 2010)/ País: França



Sinopse: Constantinopla, 1910. Muitos cachorros vira-latas na rua. O recém-empossado governo, influenciado por um modelo ocidental de sociedade, chama especialistas europeus para se livrar dos cachorros, que vivem o exílio forçado, o abandono e o sofrimento.


27- Casei Com Um Estranho/ I Married A Strange Person! (Bill Plympton, 1998/ País: EUA



Sinopse: Um recém-casado desenvolve uma estranha protuberância no pescoço que lhe dá a capacidade de transformar as pessoas ou objetos à vontade.

Sua esposa está muito chateada. Enquanto isso, o CEO da Smilecorp aprende deste homem sua capacidade e vê uma maneira de conseguir a dominação do mundo.


26- Idiots and Angels (Bill Plympton, 2008)/ País: EUA



Sinopse: A história gira em torno de um homem chamado Angel, da sua descoberta da alma e de um lugar no mundo, até que um certo dia começam a crescer asas nas suas costas. O contraponto da descoberta é feito com Bart, um barman com propósitos egoístas, com os quais enriquece a visão do significado das escolhas de Angel.


25- Asura (Keiichi Satou, 2012)/ País: Japão



Sinopse: No século 15 em Kyoto, no sopé de um templo destruído, um animal nasce no fogo e destruição. Mergulhados em uma época de guerra, caos e fome, a vida o ensinou a comer carne humana para sobreviver e a loucura deu à luz a ele, ele é uma criança canibal bestial, chamado Asura, nome do espírito budista guerreiro, ou anti-Deus. Órfão ainda criança Asura, cresce para se tornar uma pequena máquina assassina de matar e comer tudo em seu caminho, até que ele conhece uma linda garota da aldeia, Wakasa. Wakasa, o alimenta, ensina a falar, e trabalha para transformá-lo em um ser humano.


24- Fogo e Gelo/ Fire and Ice (Ralph Bakshi, 1983)/ País: EUA



Sinopse: O mundo está em guerra. Lord Nekron, o poderoso senhor do Reino do Gelo, quer transformar o planeta numa enorme geleira. Mas sua tarefa não será fácil. Depois de raptar a bela Teegra, filha do Rei Jarot, líder do Refúgio do Sol, Nekron terá que eliminar dois valentes guerreiros: Larn e o Lobo Negro, que valem por um exército. Do diretor e roteirista das séries Homem-Aranha, Hulk, Capitão América e Homem de Aço.


23- Belladonna of Sadness/ Kanashimi no Belladonna (Eiichi Yamamoto, 1973)/ País: Japão



Sinopse: Animação art house que segue a história de Jeanne, uma camponesa que é estuprada, acusada de ser bruxa e que faz um pacto com o demônio.

A história se passa em uma brutalmente repressiva e exploradora sociedade feudal.

Possui um estilo gráfico sugestivamente erótico, violento e psicodélico.

Baseado livremente no livro "Satanism and Witchcraft" de Jules Michelet.


22- Felidae: O Gato Detetive/ Felidae (Michael Schaack, 1994)/ País: Rússia



Sinopse: Um gato chamado Francis se muda com seu dono para um novo bairro, assim que põe a pata em sua nova casa ele é surpreendido pelo corpo morto de um outro gato, então Francis resolve dar uma de detetive e descobrir o que está por trás dos constantes assassinatos de Gatos daquela região.


21- Heavy Metal: Universo em Fantasia/ Heavy Metal (Gerald Potterton, 1981)/ País: EUA


Sinopse: O filme combina três elementos: os efeitos visuais fantásticos, uma animação fabulosa e uma banda sonora extraordinária.

Trata-se de uma história futurista sobre um brilhante e misterioso globo verde que nos transforma através de uma série de aventuras no passado, no futuro e mais além. Para alguns, é uma jóia que têm de possuir. Outros têm de possuir. Outros adoram-no como a um Deus.

Para outros, este globo verde é sinónimo de destruição. Mesmo após a morte, o seu poder continua. De guerra em guerra, de mundo em mundo, este globo verde parece invencível.


20- O Rei dos Porcos/ Dwaejiui Wang (Yeun Sang-Ho, 2011)/ País: Coréia do Sul



Sinopse: Kyung Min (um empresário) e Jong Suk (um escritor fracassado), rememoram, durante um jantar, os dias de escola; quando um grupo cruel de alunos, os "cães", impuseram um reinado de terror sobre os outros alunos, os "porcos”. Quinze anos depois, a memória de um colega heroico que ousou enfrentar os "cães" permanece, mas os faz rever o lado sombrio da sua amizade.


19- Tenshi no Tamago (Mamoru Oshii, 1985)/ País: Japão


Sinopse: Num mundo pós-apocalíptico, estranho e estéril, uma menina passa seus dias vagando pelas sombras, coletando água em frascos e protegendo um grande ovo. Um homem, carregando uma espécie de arma em forma de cruz, cruza seu caminho e fica curioso em relação ao ovo. Ambos começam a viajar juntos.


18- Os Mestres do Tempo/ Les Maîtres du Temps (René Laloux, 1982)/ França



Sinopse: O piloto Claude é obrigado a fazer um pouso de emergência no planeta Perdide. Ele fica ferido mas ainda tem tempo para avisar o seu amigo Jaffar o que está acontecendo. Claude manda que seu pequeno filho Piel, com apenas cinco anos, procure refúgio nas montanhas antes que as vespas gigantes que controlam o planeta apareçam. O que se segue é a luta do pequeno menino pela sobrevivência em um planeta estranho.


17- Vampire Hunter D: Bloodlust/ Banpaia Hantā Dī: Buraddorasuto (Yoshiaki Kawajiri, 2000)/ País: Japão



Sinopse: Em um futuro distante, os vampiros dominam a noite, mas sua população está diminuindo, devido ao alto valor das recompensas oferecidas por suas cabeças. Caçadores de recompensas, ávidos por dinheiro, são os principais responsáveis pelo extermínio destes vampiros. Um destes caçadores é diferente dos demais: ele é um dhampir. Meio-humano, meio-vampiro, em guerra com sua própria consciência e temido por todos, este caçador possui a alma atormentada e leva uma existência solitária. Seu nome é D. Quando a bela Charlotte é raptada por Meier Link, um poderoso vampiro cuja aura maligna é capaz de entortar cruzes de ferro e congelar fontes de água corrente, mesmo não gostando da ideia de oferecer o serviço a um dhampir, a família de Charlotte resolve contratar D, para que ele encontre a bela jovem, viva ou morta. Contando com a ajuda de sua "mão esquerda", D terá a tarefa de enfrentar não apenas o assustador Link e seus seguidores, mas a concorrência de outros caçadores de recompensas, como os Irmãos Marcus.


16- Paprika/ Papurika (Satoshi Kon, 2006)/ País: Japão



Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.


15- Metrópolis/ Metoroporisu (Rintaro, 2001)/ País: Japão



Sinopse: Metropolis é uma grande cidade do futuro, onde convivem homens e robôs. A civilização atingiu um outro estágio e as sociedades estão absolutamente segmentadas. É neste cenário que o detetive Syunsaku Ban e seu parceiro Kenichi procuram pelo Dr. Laughton. A dupla quer não só prender o cientista, como também se apoderar de Tima, a jovem robô criada por ele.


14- Sword of the Stranger/ Stranger: Mukou Hadan (Masahiro Andō, 2007)/ País: Japão



Sinopse: A história se passa no período Senkoku. Um rounin chamado Nanashi, salva o garotinho Kotarou, e seu cão Tobimaru, em um templo abandonado. Kotarou, não tem família, é perseguido por uma misteriosa milícia da China e contrata Nanashi, como guarda costas. Entre os que perseguem Kotarou, está um homem chamado Rarou, um guerreiro muito habilidoso com cabelo loiro e olhos azuis. Ele obedece um velho chamado Byakuran, e é membro da milícia chinesa. Diferente de seus companheiros na milícia, ele não serve imperador algum e apenas deseja lutar com o mais forte.


13- Ninja Scroll/ Jûbê ninpûchô (Kevin Seymour, Yoshiaki Kawajiri 1993)/ País: Japão



Sinopse: Jubei é um ninja errante que fica emaranhado em uma conspiração contra sua própria vontade.

E de forma relutante faz equipe junto com um velho monge chamado Dakuan e a ninja Kagero.
O trio deverá correr contra o tempo para descobrir o cabeça por trás de um enredo para o que mais conquista do mundo.

Entretanto, os Oito Demônios de Kimon não farão a missão fácil para Jubei e seus colegas.


12- Jin-Roh: The Wolf Brigade/ Jin Roh (Hiroyuki Okiura, 1999)/ País: Japão



Sinopse: Em um Japão hipoteticamente ocupado pela Alemanha nazista após a guerra, grupos armados anti-governamentais lutam ferozmente por mudanças nas opressoras políticas sociais em vigor. Buscando evitar o uso das Forças Armadas ainda em processo de reorganização e tentando impedir uma ascensão exagerada do poder policial dentro da política, o governo resolveu criar uma terceira organização, fortemente armada e extremamente versátil. Seu nome: Organização Policial da Capital ou CAPO. Durante uma das revoltas contra o governo, Fuse Kazuki (membro das Unidades especiais da CAPO) encontra uma "Chapéuzinho Vermelho". A partir daí, tudo em que o policial acreditava e confiava vai mudar drasticamente.


11- Valsa com Bashir/ Vals Im Bashir (Ari Folman, 2008)/ País: Alemanha, Austrália, Bélgica, EUA, Finlândia, França, Israel, Suíça



Sinopse: Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.


10- Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro/ Kôkaku Kidôtai (Mamoru Oshii, 1995)/ País: Japão



Sinopse: Major Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, "expert" em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome "Mestre Marionete".


09- Akira (Katsuhiro Ōtomo, 1988)/ País: Japão 



Sinopse: Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.


08- Planeta Fantástico/ La Planète Sauvage (René Laloux, 1973)/ País: França



Sinopse: No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos (ou animais de estimação) dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs.


07- The Plague Dogs (Martin Rosen, 1982)/ País: EUA



Sinopse: Dois cachorros, Rowf e Snitter, fogem de um laboratório que realizava cruéis experimentos em animais, e são obrigados a sobreviver como selvagens. Recebem a ajuda de uma raposa para caçar, entretanto, quando as ovelhas de uma fazenda local começam a desaparecer, acabam chamando a atenção e são caçados.


06- A Revolução Dos Bichos/ Animal Farm (Joy Batchelor, John Halas, 1954)/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte



Sinopse: Desenho animado produzido na Inglaterra que faz adaptação do clássico de George Orwell, a obra que narra a história do fazendeiro Jones, um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, os animais se organizam e tomam posse das terras, passando a controlar o lugar e decretando uma série de novas regras. Os porcos, no entanto, querem uma sociedade ideal por meio da opressão, o que faz surgir uma revolução.


05- Perfect Blue/ Pafekuto buru (Satoshi Kon, 1997)/ País: Japão



Sinopse: Mima Kirigoe é um membro do grupo musical Cham, que tem um leal, embora pequeno, grupo de fãs. Querendo melhorar sua carreira e provar que é mais do que uma garota bonita com uma voz agradável, Mima abandona o grupo para se tornar uma atriz. Alguns dos fãs do Cham não querem vê-la ir e um fã obcecado encara a mudança como uma traição. Logo Mima aprenderá que decepcionar os fãs pode se tornar uma experiência dolorosa.


04- Gen: Pés Descalços/ Mori Masaki (Mori Masaki, 1983)/ País: Japão



Sinopse: Um espectador desavisado pode achar que Gen Pés Descalços é mais uma animação "bonitinha" sobre um menino e sua família, enfrentando as dificuldades da vida, e até seria, se não fosse pelo fato de que a história se passa em 1945, na cidade de Hiroshima, e de sabermos o que vai acontecer.

Gen é um animê baseado em um mangá da Shonen Jump (1973-1974) que mostra os efeitos dramáticos da guerra sobre uma família de Hiroshima vistos pelos olhos de um menino e os desdobramentos funestos da bomba nuclear lançada pelos americanos.
O caos pós-bomba é o ambiente em que Gen vai tentar sobreviver, vendo seu mundo literalmente ser corroído pelos efeitos devastadores da bomba.

Mas, mesmo com tanto sofrimento, Gen Pés Descalços ainda consegue fazer sorrir, mesmo que isso seja entre lágrimas.


03- Uma Grande Aventura/ Watership Down (Martin Rosen, 1978)/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte



Sinopse: Com sua toca ameaçada de destruição, um grupo de coelhos é obrigado a abandonar o lugar onde vivem e partir em uma grande aventura. Eles não estão prontos para essa viagem, cheia de perigos e surpresas, mas precisam encontrar uma nova casa o mais rápido possível. Os valentes coelhos são perseguidos por animais domésticos, conseguem fugir dos humanos e até encontram um coelho malvado que não quer saber de ajudá-los e sim atrapalhar o caminho. Mas juntos, eles enfrentam cada desafio e problema, com a força da amizade.


02- Quando o Vento Sopra/ When the Wind Blows (Jimmy T. Murakami, 1986) País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte



Sinopse: Quando o vento sopra (When the Wind Blows) é um filme de animação originalmente estreada em Grã-Bretanha em Outubro de 1986, baseada na novela gráfica de Raymond Briggs com o mesmo nome. Dirigida por Jimmy Murakami, com as vozes de John Mills e Peggy Ashcroft.
O filme foi fruto de uma segunda colaboração entre Briggs e a BBC, após o especial baseado em outro trabalho seu: The Snowman de 1982. Uma novela gráfica posterior de Briggs, Ethel and Ernest de 1998, revela que o casal protagonista de Quando o vento sopra está baseada em seus próprios pais.
Quando o vento sopra é um híbrido entre desenhos animados e técnica stop motion. As personagens de Jim e Hilda Bloggs estão desenhados, mas seu lar e a maioria dos objectos que há nela são reais.


01- Túmulo dos Vagalumes/ Hotaru no haka (Isao Takahata, 1988)/ País: Japão



Sinopse: Uma trágica história sobre dois irmãos - Setsuko e Seita - que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.




Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

21 comentários:

  1. Postagem genial! Excelente! Adorei ver que citou Hotaru no haka, Perfect Blue, Ninja Scroll e Gen.
    Quanto ao demais, estou curioso para conhecer!

    Parabéns pela postagem! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Havia assistido um trecho de Metrópolis a muitos anos atrás e e não sabia o nome nem muitas informações sobre o anime e acabei não encontrando nada. Valeu pela dica, já baixei e peguei outros para ver!!

    ResponderExcluir
  3. Sem Street Fighter, sem credibilidade

    ResponderExcluir
  4. Faltou dizer que Metropolis é baseado num filme.

    ResponderExcluir
  5. Tem uma outra animação bem perturbadora, creio que russa, do Igor Kovalyov chamada "Hen, his wife". Tem no youtube! Creio que faltou nessa lista :)

    ResponderExcluir
  6. Tem também Wizards: a Guerra dos Feiticeiros

    ResponderExcluir
  7. As bicicletas de belleville e o Ilumista

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a seleção. Recomenda lgum site para baixar ou ve-los?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom brother já me interessei por vários.

    ResponderExcluir

  10. contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, desenhos como BRUCUTU...filmes nacionais como O CARA DE FOGO, GREGORIO 38 E MUITOS OUTROS rarissimos
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)
    NOVELAS RARAS COMO SELVA DE PEDRA, DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)
    MEMÓRIA DA T V E DO CINEMA-
    ONG - CULTURAL DE RESGATE E PRESERVAÇÃO DE IMAGENS DA TV E CINEMA NO BRASIL
    ACERVO DE COLEÇÃO, MUITOS TELECINADOS OU CONVERTIDOS DE VHS, COM BOA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM, DUBLADOS OU LEGENDADOS
    ( SERIADOS, NOVELAS, DESENHOS, ANIMES, TOKUS, PROGRAMAS, shows, mpb, musica em geral, humor, esporte, auditorio.. Misses
    MINI-SÉRIES E COMERCIAIS ANTIGOS DA TV, FUTEBOL RARO, TELECATCH, CARNAVAL, FILMES CULT, CLÁSSICOS E RAROS, DOCUMENTÁRIOS
    proibidos, banidos, censurados, MAKING OF, VÍDEO AULAS (DESENHO ,QUADRINHOS ,ESCULTURA..),MPB ENTREVISTAS e
    muito mais...

    PEÇA QUE ENVIO LISTA GERAL ANEXADA P/ CONSULTA : magobardo@yahoo.com

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)
    abaixo um desenho meu a lapis de cor caran d ´ache #memoriatvcinema
    ...no perfil tem mais..

    https://groups.google.com/forum/#!forum/memoria-tv-cinema

    meus desenhos,maquetes,esculturas,replicas de armamentos.. https://www.facebook.com/ARTE-Fant%C3%A1stica-193897540981420/

    ResponderExcluir
  11. Excelente lista. Assisti apenas alguns dessas animações. Mas creio que poderia fazer parte dessa lista "9, a Salvação", onde em um mundo sem humanos, pequenos bonecos tentam descobrir como foram criados e ficam sabendo o que ocorreu para ter tamanha destruição.

    ResponderExcluir
  12. O nacional "Uma História de Amor e Fúria", do Luis Bolognesi é uma baita animação com uma história bem adulta.

    ResponderExcluir
  13. Excelente lista. Já vi 9 dos 30 filmes aqui listados e são todas boas escolhas. O meu único senão é o Akira, existem partes do filme em que o filme deixa de fazer sentido por tentar condensar mais de 30 livros em hora e meia.

    ResponderExcluir
  14. Todos esses filmes legendados estão disponíveis aqui:
    www.filmes2001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Faltaram American Pop e Tokyo Godfathers.

    ResponderExcluir