INVESTIGAÇÃO DE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA: O PODER DA DISSIMULAÇÃO


O filme é uma aula de que como o poder tem a capacidade de corromper as pessoas e de como essas pessoas corrompidas se tornam escravas abjetas deste poder. O inspetor de polícia Il Dottore vivido magistralmente pelo o ator Gian Maria Volonté assassina sua amante vivida pela atriz Florinda Bolkan num crime passional, assim ele começa um jogo sádico testando até onde o sistema jurídico italiano pode autuar um réu que está acima de qualquer suspeita, tentando provar para si mesmo que ele está muito além do bem e do mal.

Il Dotore dá todas as cartas num psicótico e narcisista jogo de gato e rato, fazendo com que todas as provas do homicídio de sua amante recaia sobre ele, dando pistas e escancarando sua culpa. A sua posição política como um inspetor de polícia que luta contra os que para ele são os subversivos comunistas que ameaçam o tradicionalismo italiano,  um membro importante da ordem constituinte, um detentor de grande respeitabilidade perante a opinião pública e por isso sua figura representa autoridade, moral e medo. Portanto, mesmo com todos os fatos levando para sua culpa, eles são ignorados pelo o esquadrão de polícia que descarta toda sua responsabilidade pelo o crime, acreditando que tudo é uma mera coincidência e o verdadeiro culpado está escondido nos grupos anarquistas e rebeldes que incomodam o sistema, protestando contra a repressão imposta por um governo ultra conservador.


O cineasta Elio Petri juntamente com a genial trilha sonora feita por Ennio Morricone cria uma atmosfera que antagoniza os verdadeiros motivos da personagem principal que se perde em seu narcisismo e é consumido pela a culpa por ser um homicida, apesar dele manipular o sistema ao seu bel prazer se divertindo com a incompetência e a cordialidade conveniente que fazem ser quem ele é perante as autoridades e a sociedade italiana. O filme é livremente baseado no romance Crime e Castigo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, levantando as mesmas questões relativas à corrupção do poder e da moral.

Il Dotore é protegido pelas pessoas que também são detentoras do mesmo poder que ele tanto venera, pessoas estas que também escondem seus pecados por de trás de uma cortina de moralidade. Então, a inocência de Il Dotore é crucial para manter a dignidade das máscaras usadas pelos os facínoras, expô-lo é expor todo o pilar do poder do sistema vigente e isso é muito perigoso para a ordem dissimulada pela corrupção e a cobiça.

Em 1970 Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita foi o grande vencedor do festival de Cannes e do Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele faz parte da trilogia da histeria, composta também pelos filmes Um Lugar Tranquilo no Campo e A Classe Operária Vai ao Paraíso, dirigida e roteirizada por Elio Petri, o cineasta italiano mais importante de sua história. Este filme atemporal é uma obra-prima política dentre várias que componha o cinema italiano deste período.



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários: