Os 20 Melhores Filmes de 2015 Segundo Cinema e Fúria

Estes foram os filmes que para mim se destacaram em 2015, esses são filmes que realmente possamos chamar de cinema, por serem completos em todos os sentidos que a sétima arte possa oferecer.

Alguns destes filmes vi em festivais e outros já estão ou estavam disponíveis no cinema. A Lista está em ordem hierárquica de acordo com meu gosto pessoal.

OBS: Devido a minha ansiedade para postar a lista dos 20 melhores filmes de 2015 eu deixei de assistir vários de 2015 que estrearam somente em janeiro de 2016, algo falho, reconheço. Para compensar assisti todos os restantes dos filmes que queria ver e decidi refazer a lista, deixando-a mais justa. Alguns dos filmes que coloquei na primeira vez ainda estão aí na parte de menções honrosas e foram substituídos por alguns outros na lista principal. Esta nova lista possui 20 filmes principais e 20 filmes como menções honrosas, todos de 2015. Então, se você já viu esta lista e está estranhando a mudança, desculpe-me os transtornos!

 

20- 45 Anos/ Dirigido por: Andrew Haigh/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Gênero: Drama, Romance



45-YEARS-main-xlarge

Sinopse: Falta apenas uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer e o planejamento para a festa está indo bem. Contudo, uma carta chega para seu marido: o corpo de seu primeiro amor foi descoberto, congelado e preservado nas geleiras dos Alpes Suíços.

19- A Terra e a Sombra/ Dirigido por: César Augusto Acevedo/ País: Brasil, Chile, Colômbia/ Gênero: Drama



a_terra_e_a_sombra_credito_divulgacao_x_ltyls_still_1.12

Sinopse: Alfonso retorna para casa após 17 anos ausente. Quando ele volta, descobre que tudo que conhecia não está mais a mesma coisa, assim como a plantação de açúcar da região. A única coisa que continua intacta é sua antiga casa. Agora, Alfonso tem de encarar que agora ele é um estranho até mesmo para sua família que cansou de esperá-lo

18- Carol/ Dirigido por: Todd Haynes/ País: EUA, França, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Gênero: Drama




CA0_0117


Sinopse: No Nova Iorque da década de 1950, a Therese, jovem empregada de uma loja de departamentos de Manhattan, conhece uma cliente elegante, a Carol, uma mulher atraente, prisioneira de um casamento pouco feliz.


À faísca do primeiro encontro segue-se rapidamente algo de mais profundo.


As duas mulheres, em breve, acabam por ficar presas entre as convenções e a sua atração recíproca.


17- Sicario: Terra de Ninguém/ Dirigido por: Denis Villeneuve/ País: EUA/ Gênero: Ação, Drama



1280x720-EnE



Sinopse: Na crescente fronteira sem lei entre os Estados Unidos e o México, uma agente do FBI (Emily Blunt) é exposta ao mundo brutal do tráfico internacional de drogas por membros de uma força-tarefa do governo (Josh Brolin, Benicio Del Toro) que a escalam em seu plano para derrotar o chefe de um cartel mexicano.


16- Spotlight - Segredos Revelados/ Dirigido por: Thomas McCarthy/ País: EUA/ Gênero: Drama



spotlight


 Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.


15- Ex Machina: Instinto Artificial/ Dirigido por: Alex Garland/ País: EUA, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Gênero: Drama, Ficção Científica



Ex-Machina-Cast-Wallpapers-1130x636


Sinopse: Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.



14- A Assassina/ Dirigido por: Hou Hsiao-hsien/ País: China/ Gênero: Drama, Ação



AssassinCover-1920x1080




Sinopse: China, século IX. Nie Yinniang, filha de 10 anos de idade do general, é raptada por uma freira que inicia-a nas artes marciais, transformando-a em uma assassina excepcional, encarregada de eliminar governadores locais cruéis e corruptos. Um dia, depois de ter falhado em uma tarefa, ela é enviada de volta por sua senhora para a terra de seu nascimento, com ordens para matar o homem a quem ela foi prometida - um primo que agora lidera a maior região militar no norte da China. Após 13 anos de exílio, a jovem tem de enfrentar seus pais, suas memórias e seus sentimentos há muito reprimidos.

Uma escrava às ordens de sua senhora, Nie Yinniang deve escolher: sacrificar o homem que ela ama ou quebrar para sempre com o caminho sagrado dos assassinos justos.




13- Anomalisa/ Dirigido por: Charlie Kaufman Duke, Johnson/ País: EUA/ Gênero: Animação, Comédia, Drama



c5bba98026079abfad35e4376ccae28c-2


Sinopse: Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona.



12- O Clube/ Dirigido por: Pablo Larraín/ País: Chile/ Gênero: Drama





The-Club_cropped



Sinopse: Um grupo de sacerdotes vive em uma casa na costa chilena, onde ficam sob cuidados de uma freira. Mas o que será que os levou até ali, praticamente no meio do nada, onde o vento sopra forte frequentemente? Quando um novo sacerdote muda-se para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. O filme adentra impiedosamente no passado sombrio desses servos de Deus e revela contradições da Igreja Católica.



11- Táxi Teerã/ Dirigido por: Jafar Panahi/ País: Irã/ Gênero: Comédia, Drama



201511112_5


Sinopse: Documentário descrito como um retrato de Teerã, capital do Irã, cujo principal cenário é um táxi dirigido pelo diretor, que leva passageiros importantes nos âmbitos social e político do país.



10- O Filho de Saul/ Dirigido por: László Nemes/ País: Hungria/ Gênero: Drama




216518



Sinopse: Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau.


Saul Ausländer é um húngaro membro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do acampamento e forçados a ajudar os nazistas na máquina de extermínio em grande escala. Enquanto trabalhava em um dos crematórios, Saul descobre o cadáver de um menino que toma por seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide realizar uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para recitar o Kadish do enlutado e oferecer ao menino um enterro apropriado.


09- Cinco Graças/ Dirigido por: Deniz Gamze Ergüven/ País: França/ Gênero: Drama



maxresdefault


 Sinopse: No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.


08- Mad Max‬: Estrada da Fúria/ Dirigido por: George Miller/ País: EUA/ Gênero: Ação, Aventura



best-worst-movies-of-may-2015-437865



Sinopse: Assombrado por seu turbulento passado, Mad Max acredita que a melhor maneira de sobreviver é vagar sozinho. No entanto, ele é levado por um grupo em fuga através de Wasteland em um War Rig (carro de guerra) dirigido por uma Imperatriz de elite chamada Furiosa. Eles estão fugindo de uma cidadela tiranizada por Immortan Joe, que teve algo insubstituível roubado. Enfurecido, o senhor da guerra convoca todas as suas gangues e persegue os rebeldes impiedosamente na estrada de guerra que se segue.


07- O Peso do Silêncio/ Dirigido por: Joshua Oppenheimer/ País: Dinamarca, Finlândia, Indonésia, Noruega, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte/ Gênero: Documentário



1415583187503
 Sinopse: Continuação do aclamado documentário "O Ato de Matar". Aqui, uma família que sobreviveu ao genocídio na Indonésia confronta os homens que mataram um de seus irmãos.




06- The Witch/ Dirigido por: Robert Eggers/ País: EUA/ Gênero: Terror



the-witch-image-3

Sinopse: Nova Inglaterra, década de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido dela desaparece e colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.

05- Aferim!/ Dirigido por: Radu Jude/ País: Romênia/ Gênero: Drama, Comédia



aferim-419776l
 Sinopse: Greg (Thomas Mann) está levando o último ano do ensino médio o mais anonimamente possível, evitando interações sociais, enquanto, em segredo, está fazendo animados filmes bizarros com Earl (RJ Cyler), seu único amigo. Mas tanto o anonimato quanto a amizade dos dois é abalada quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com uma colega de classe que tem leucemia.


04- A Verdade sobre Marlon Brando/ Dirigido por: Stevan Riley/ País: EUA/ Gênero: Documentário




 29LISTEN-facebookJumbo-v2


Sinopse: "Documentário do diretor Stevan Riley (Blue Blood) sobre o ator Marlon Brando (de Sindicato de Ladrões, O Poderoso Chefão e Apocalypse Now).


O projeto foi realizado a partir de mais de 200 horas de arquivos de áudio e vídeo nunca antes vistos ou ouvidos e feitos por Brando ao longo de sua vida. O ator revela seus pensamentos íntimos e fala sobre sua técnica de auto-hipnose e sua carreira nos palcos e no cinema. Antes de morrer em 2004, ele tinha o objetivo de transformar o material em um filme autobiográfico.


03- O Abraço da Serpente/ Dirigido por: Ciro Guerra/ Gênero: Aventura/ País: Argentina, Colômbia, Venezuela



 
El_Abrazo_de_la_serpiente


Sinopse: Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar.

O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.


02- As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto/ Dirigido por: Miguel Gomes/ País: Alemanha, França, Portugal, Suíça



cena-de-as-mil-e-uma-noites---volume-1-o-inquieto-1447219020523_956x500



Sinopse: Num país europeu em crise (Portugal), um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Sherazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Sherazade organiza as histórias que conta ao rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”

 

01- Beasts of No Nation/ Dirigido por: Cary Joji Fukunaga/ País: EUA/ Gênero: Drama, Guerra



maxresdefault


Sinopse: Quando a guerra civil de uma nação africana destrói sua família, o pequeno Agu acaba se juntando a mercenários e se transformando em soldado-criança.










Filmes que também valem a pena ser mencionados, menções honrosas mais do que justas:






  1. As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado (Miguel Gomes)

  2. As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado (Miguel Gomes)

  3. O Botão de Pérola (Patricio Guzmán)

  4. It Follows (David Robert Mitchell)

  5. Tangerine (Sean Baker)

  6. Creed (Ryan Coogler)

  7. The Lobster (Yorgos Lanthimos)

  8. O Regresso (Alejandro González Iñárritu)

  9. Os Oito Odiados (Quentin Tarantino)

  10. A Que horas ela Volta (Anna Muylaert)

  11. Eu, Você e a Garota que Vai Morrer (Alfonso Gomez-Rejon)

  12. Goodnight Mommy (Severin Fiala, Veronika Franz)

  13. Brooklin (John Crowley)

  14. Juventude (Paolo Sorrentino)

  15. Dheepan (Jacques Audiard)

  16. Amy (Asif Kapadia)

  17. Dope (Rick Famuyiwa)

  18. O Fim da Turnê (James Ponsoldt)

  19. Love and Mercy (Bill Pohlad)

  20. Straight Outta Compton (F. Gary Gray)


 


 
Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário