05 Documentários Sobre Filmes Nunca Realizados

Eu como cinéfilo nunca tive um sentimento de frustração ao término de algum filme como obtive logo após de assistir a cada um desses documentários. Os filmes retratados por esses documentários são em sua maioria grandes pérolas que nunca foram realizadas, até o Superman do Tim Burton que foge desta concepção porque a maioria das pessoas agradecem por ele nunca ter sido feito, eu me frustei, juro que queria ver este filme terminado. O sentimento de derrota não é algo que me acostumo fácil, ainda mais sentindo na pele (uma sensação trazida brilhantemente por estes documentários) a derrocada de uma forma tão covarde pela conservadora e mercenária indústria cinematográfica destes cineastas que tanto admiro e que são para mim alguns dos grandes gênios do cinema, apenas pelo fato de serem visionários.

Então, segue-se aí cinco documentários que contam as histórias de cinco filmes que nunca foram realizados:

 

05- Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau (Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley's Island of Dr. Moreau, 2014) de David Gregory



islandofDr.-Moreau

Sinopse: Uma crônica do confronto de egos, decisões criativas ruins, falta de interesse do estúdio e muitos outros problemas que fadaram "A Ilha do Doutor Moreau" ao posto de um dos piores filmes já feitos - e seu diretor Richard Stanley ao ostracismo e quase à loucura.

04- A Morte de "Superman Lives": O Que Aconteceu? (The Death of "Superman Lives": What Happened?, 2015) de Jon Schnepp



4859

Sinopse: Um documentário sobre o proposto longa de Tim Burton / Nicolas Cage de 1998 "Superman Lives", que teria sido o filme do Superman mais original e mais estranho da história.

03- Tigrero, um Filme que Nunca Foi Feito (Tigrero: A Film That Was Never Made, 1994) de Mika Kaurismäki



tumblr_n5z2521p3k1rovfcgo1_1280

Sinopse: Documentário a respeito de uma produção norte americana que jamais saiu do papel: Samuel Fuller seria o diretor, John Wayne o ator principal, as filmagens foram planejadas para locações na região central do Brasil.

02- Perdido em La Mancha (Lost in La Mancha, 2002) de Keith Fulton, Louis Pepe



url6

Sinopse: Lost in La Mancha é um making-of de um filme que não foi terminado. Com base em dramas que vão de conflitos pessoais a tempestades épicas, este é um retrato da desintegração de um filme. Em setembro de 2000, quando os câmeras começaram a rodar a adaptação de Terry Gilliam para Dom Quixote, a produção já contabilizava dez anos de projeto e duas tentativas frustradas de dar início às filmagens. Como um Quixote contemporâneo, o visionário Gilliam se mostra habituado a enfrentar a força descomunal dos dragões hollywoodianos. Sua tarefa agora é conseguir 32 milhões de dólares com patrocinadores europeus, o que lhe daria maior liberdade de criação. Tem início um excitante diálogo entre o filme de Gilliam e o “un-making of” Perdido em La Mancha, que inclui toda sorte de desastres, desde uma inundação que afeta os equipamentos à doença que impossibilita o ator protagonista de trabalhar.

01- Duna de Jodorowsky (Jodorowsky's Dune, 2013) de Frank Pavich



gallery2

Sinopse: O documentário abrange o diretor de filmes cult Alejandro Jodorowsky e sua tentativa em 1974 de criar uma adaptação para o cinema do romance de ficção científica escrito por Frank Herbert, Duna. Enquanto a produção ambiciosa desabou depois de dois anos, a equipe de Jodorowsky formada por artistas relativamente desconhecidos continuaram a explorar os temas e estilos iniciados no projeto e acabaram mudando a ficção científica moderna para sempre: HR Giger criou ALIEN a obra-prima de Ridley Scott, Dan O'Bannon escreveu Total Recall e Alien, Jean "Moebius" Giraud criou os mundos futuristas para Star Wars: O Império Contra-Ataca, TRON, e O Quinto Elemento e Chris Foss iria passar a trabalhar no Alien e Superman.

Jodorowsky está animado para compartilhar sua visão do que poderia ter sido Duna que passou a ser dirigido por David Lynch e posteriormente lançado, "A falha simplesmente faz você mudar sua maneira. Eu espero que, neste documentário, o público veja o que eu fiz. É um mundo incrível." - Alejandro Jodorowsky
Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário