15 Obscuros Filmes Sobre Contos de Fadas

Esses 15 filmes são algumas das obras que subvertem os conceitos de contos de fadas, transgredindo de forma genial todos seus parâmetros. A clareza dos contos de fadas juntamente com sua inocência voltada a constituir estruturas morais é uma das formas mais simples encontrada por várias culturas de se construir caráteres no desenvolvimento humano prematuro. Então, esses filmes procuram desmitificar isso introduzindo uma concepção mais real e obscura daquilo que eles realmente representam, uma visão mais soturna e escatológica dos contos de fadas.

A lista está disposto em ordem cronológica!

 
15- Os Sapatinhos Vermelhos (The Red Shoes, 1948) de Emeric Pressburger, Michael Powell/ Gênero: Drama, Musical/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

The-Red-Shoes

Sinopse: Jovem bailarina apaixona-se pelo maestro da peça ao mesmo tempo em que o diretor oferece oportunidade para uma carreira artística mundial. Conto de fadas adaptado da obra de Hans Christian Andersen, o filme influenciou vários gerações de cineastas.
14- Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos (Valerie a Týden Divů, 1970) de Jaromil Jires/ Gênero: Fantasia, Suspense/ País: Tchecoslováquia

valerie-and-her-week-of-wonders-1970-1
Sinopse: Valerie, uma jovem adolescente que vive com sua avó, começa a ter os primeiros contatos com sua consciência sexual quando um grupo circense chega a sua cidade. Eaglet é um jovem que a presenteia com um par de brincos mágicos. A linha entre sonhos e realidade é tênue nesta fantasia psicológica surrealista. Uma história que trata de amor, medo, sexo e religião.

13- Flor Escarlate (Alenkiy Tsvetochek, 1977) de Irina Povolotskaya/ Gênero: fantasia/ País: Rússia

the-scarlet-flower


Sinopse: Erofei é um comerciante que vive numa Rússia mítica, centenas de anos atrás. Ele fará uma viagem para vender suas mercadorias. Cada uma de suas três filhas pede um presente, que ele deverá trazer na volta. Obcecado em trazer a flor escarlate que lhe pedira sua filha mais amada, Alyona, Erofei acaba entrando numa mansão amaldiçoada.

12- Son of the White Mare (Fehérlófia, 1981) de Marcell Jankovics/ Gênero: Animação, Aventura, Fantasia/ País: Hungria

sonofthewhitemare2

 

Sinopse: Uma égua fugitiva pare seu filho humano sob uma imensa árvore. Ela conta uma história sobre um rei que tinha três filhos fortes. Eles viveram felizes, até a curiosidade de suas esposas abrir as portas do inferno.


11- A Bela e a Fera (Panna a Netvor, 1981) de Juraj Herz/ Gênero: Fantasia, Mistério/ País: Tchecoslováquia

Panna-Netvor-1981


Sinopse: Julie é filha de um comerciante falido, sendo a única dentre as irmãs, que opta por salvar a vida de seu pai, indo até um castelo em um bosque amaldiçoado, onde ela conhece um estranho ser. A princípio ele quer matá-la, mas a beleza da jovem o impede disto. Embora proibida de vê-lo, ela começa a amá-lo, tornando-se este amor, o único meio de resgatá-lo de sua maldição.


10- O Cristal Encantado (The Dark Crystal, 1982) de Frank Oz, Jim Henson/ Gênero: Fantasia, Aventura/ País: EUA

thedarkcrystal-1


Sinopse: Gelfing, um dos sobreviventes da raça dos elfos, procura os pedaços de uma pedra mágica capaz de libertar seu povo. Tal poder emana do Cristal Negro, escondido em terras longínquas e encantadas.


09- A Companhia dos Lobos (The Company of Wolves, 1984) de Neil Jordan/ Gênero: Fantasia, Terror/ País: EUA

the-company-of-wolves
Sinopse: Acontecimentos sensuais e violentos preenche os da adolescente Rosaleen (Sarah Patterson). Ela testemunha sua irmã sendo morta por um lobo. Sua avó (Angela Lansbury) lhe conta histórias de lobisomens e dos perigos que ela deve esperar, especialmente de homens cujas sobrancelhas se encontram. Os sonhos se intensificam à medida que escuta cada vez mais as histórias. Enquanto sonha, muitas das histórias se tornam verdadeiras. Ela amadurece, mas ainda é influenciada pelas histórias que escutou. Ao visitar a vovó ela segue à risca as recomendações de sua mãe para se manter no caminho traçado da floresta. Durante a jornada, ela encontra um jovem caçador; ele é tão bonito que ela nem repara que suas sobrancelhas se encontram. Ele se vangloria dizendo que consegue chegar na cabana de sua avó antes do que ela. Se ele ganhar, seu prêmio será um beijo.



08- Alice (Neco z Alenky, 1988) de Jan Svankmajer/ Gênero: Fantasia, Terror/ País: República Checa


tumblr_miwlpasQXl1ra74vro1_1280


Sinopse: Quando Alice seguiu o Coelho Branco no País das Maravilhas, iniciou-se assim uma surpreendente e perigosa aventura onírica pelo mundo infanto-juvenil. O animador tcheco Jan Svankmajer criou uma obra-prima, interpretando de maneira mais surreal e absurda possível o clássico conto de Lewis Caroll. Combinando técnicas de animação e atores reais, ele deu uma nova e fascinante dimensão para uma das melhores fantasias já escritas.

07- Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990) de Tim Burton/ Gênero: Fantasia, Drama/ País: EUA

009-edward-scissorhands-theredlist


Sinopse: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

06- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999) de Tim Burton/ Gênero: Fantasia, Terror/ País: EUA

 sleepy-hollow-4


Sinopse: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

05- Otesánek (2000) de Jan Svankmajer/ Gênero: Terror, Fantasia/ País: República Checa

poleno-scene-3


Sinopse: Baseado no folclore Tcheco, o filme conta a história de um casal que não pode ter filhos. Então o marido escava no quintal uma raiz e a talha, de forma a tomar a forma de um bebê. Sua esposa decide cuidar dela como se fosse uma criança. A raiz ganha vida, para a alegria da mãe. Entretanto, a estranha criança acaba desenvolvendo grande apreço por carne e quanto mais ela cresce, maior se torna seu apetite.

04- O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) de Guillermo del Toro/ Gênero: Fantasia, Drama, Guerra/ País: Espanha

pans-labyrinth-movie-2006

Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

03- Idiots and Angels (Idiots and Angels, 2008) de Bill Plympton/ Gênero: Animação, Comédia, Drama, Fantasia/ País: EUA

Idiots-and-Angels
Sinopse: A história gira em torno de um homem chamado Angel, da sua descoberta da alma e de um lugar no mundo, até que um certo dia começam a crescer asas nas suas costas. O contraponto da descoberta é feito com Bart, um barman com propósitos egoístas, com os quais enriquece a visão do significado das escolhas de Angel.

02- Branca de Neve (Blancanieves, 2012) de Pablo Berger/ Gênero: Fantasia, Drama/ País: Bélgica, Espanha, França

11


Sinopse: Releitura espanhola, numa versão muda e em preto-e-branco, para o clássico da Disney e do conto dos Irmãos Grimm, "Branca de Neve". Esta nova versão traz a heroína no mundo das touradas. No filme, o conto de fadas é transposto para Sevilha, num tempo de touradas, por volta dos anos 1920. A trama começa com uma tripla tragédia: o toureiro superstar Antonio Villalta é atingido por um animal, fica tetraplégico e ainda perde sua mulher no parto. Dali nascem sua filha, Carmen, e também seu casamento com uma enfermeira que se aproveita da situação para seduzi-lo, Encarna. A órfã de mãe, Carmen, claro, é a Branca de Neve, restando para Encarna o papel da maior vilã da cultura pop, a Madrasta.

01- O Conto dos Contos (Il Racconto dei Racconti, 2015) de Matteo Garrone/ Gênero: Fantasia, Romance, Terror/ País: França, Itália


il-racconto-dei-racconti-film


Sinopse: No reino de Longtrellis, o rei (John C. Reilly) e a rainha (Salma Hayek) vivem com uma frustração, já que não podem ter filhos. Em busca de uma solução, eles entram em contato com um mago, que oferece uma receita: é preciso capturar o coração de um monstro marinho e fazer com que uma virgem o cozinhe, sem que alguém esteja por perto. Entretanto, ele faz um alerta: toda vida criada exige uma perda, para que o equilíbrio seja mantido. Em outro país, um rei (Vincent Cassel) guiado pelo desejo está obcecado por uma mulher que viu pela janela, no alto de seu palácio, sem saber que ela na verdade é uma idosa. Em um terceiro país, um rei (Toby Jones) se surpreende com a descoberta de uma mosca que, alimentada por seu sangue, cresce cada vez mais.














Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário