Os 20 Melhores Filmes de 2014 Segundo Cinema e Fúria

Estes foram os filmes que para mim se destacaram em 2015, esses são filmes que realmente possamos chamar de cinema, por serem completos em todos os sentidos que a sétima arte possa oferecer.

Alguns destes filmes vi em festivais e outros já estão ou estavam disponíveis no cinema. A Lista está em ordem hierárquica de acordo com meu gosto pessoal.

 
20- Birdman/ Direção: Alejandro González Iñárritu/ País: EUA





Sinopse: No passado, um ator (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, o tempo passou e, devido a problemas de ego e com a família, a carreira dele sucumbiu. Decidido a recuperar a fama perdida, ele agora se dedica a tirar do papel um musical da Broadway que irá reabilitar sua carreira.



19- The Babadook/ Direção: Jennifer Kent/ País: Austrália





Sinopse: Uma mãe solteira, atormentada pela morte violenta do marido, batalha com o medo de seu filho de um monstro estar se espreitando pela casa, mas logo descobre a presença sinistra ao seu redor.

18- Dois Dias, Uma Noite (Deux Jours, Une Nuit)/ Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne/ País: França


Sinopse: Na Bélgica, Sandra (Marion Cotillard) ficou afastada do trabalho por depressão e, quando retorna, descobre que seus colegas aceitaram receber um bônus salarial no lugar de sua vaga. Agora, ela tem apenas um final de semana para fazê-los mudarem de ideia, para que ela possa manter seu emprego.



17- Starred Up/ Direção: David Mackenzie/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Sinopse: Eric tem 17 anos e conhecerá o pai pela primeira vez desde que era um bebê quando é transferido do instituto de menores em que se encontra para uma prisão de adultos, onde seu progenitor cumpre pena.
16- A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)/ Direção: James Marsh/ País: EUA


Sinopse: O filme conta sobre o relacionamento do famoso físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne) com sua esposa Jane (Felicity Jones), desafiado pela doença de Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica.



15- Mil Vezes Boa Noite (Tusen Ganger God Natt)/ Direção: Erik Poppe/ País: Irlanda, Noruega, Suécia




Sinopse: Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra do mundo. Ela enfrenta uma grande tempestade emocional quando seu marido se recusa a continuar aceitando a arriscada profissão dela. Ele e as filhas do casal precisam de Rebecca, que, no entanto, ama tanto a famí­lia quanto o trabalho.


14- A Dança da Realidade (La Danza de la Realidad) / Direção: Alejandro Jodorowsky / País: Chile



Sinopse: “Uma autobiografia imaginada” - assim Alejandro Jodorowsky, um dos mais excêntricos e ousados realizadores vivos, define o seu novo filme. Tomando sua história de vida como ponto de partida, o diretor inicia sua trajetória em Tocopilla, pequena cidade do deserto chileno onde cresceu tendo a imaginação como sua principal aliada. Expandindo a ficção até alcançar seu limite, Jodorowsky justifica a união entre poesia, filosofia, cinema e tarô, e suas evidentes idiossincrasias, numa tentativa de compreender e expor quem de fato é.

 
13- Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash)/ Direção: Damien Chazelle/ País: EUA




Sinopse: O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J. K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

12- Vício Inerente (Inherent Vice)/ Direção: Paul Thomas Anderson/ País: EUA





Sinopse: O filme acompanha a vida de Larry "Doc" Sportello, um detetive particular maconheiro que perambula pela Los Angeles de 1970 investigando o caso de um milionário sequestrado.



11- The Raid 2: Berandal (Serbuan maut 2)/ Direção: Gareth Evans/  País: Indonésia





 Sinopse: A continuação começa horas após o primeiro filme, com Rama (Uwais) assumindo uma missão de infiltração em um sindicato do crime local para proteger sua família e revelar a corrupção na força policial de sua própria unidade.

 
10- O Jogo da Imitação (The Imitation Game)/ Direção: Morten Tyldum/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte



Sinopse: Esta biografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch) acompanha sua ascensão no mundo da tecnologia, quando seus conhecimentos inestimáveis em matemática, lógica e ciência da computação contribuíram com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, este homem tinha diversos conflitos com sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio em 1954.

 
09- Garota Exemplar (Gone Girl)/ Direção: David Fincher/ País: EUA


Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy



08- O Abutre (Nightcrawler)/ Direção: Dan Gilroy/ País: EUA





 


Sinopse: Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings - as minhocas que só saem da terra à noite. Nele, cada lamento da sirene da polícia pode significar uma tragédia em que as vítimas são convertidas em dinheiro. Ajudado por Nina (Rene Russo), uma veterana do sensacionalismo sanguinário que se tornou a cobertura de notícias nos canais de televisão locais, Lou ultrapassa a linha entre o observador e o crime para se tornar a estrela de sua própria história.



07- Mommy/ Direção: Xavier Dolan/ País: Canadá



Sinopse: Uma viúva encontra-se sobrecarregada com a custódia em tempo integral de seu explosivo filho de 15 anos de idade que sofre de déficit de atenção. Enquanto tentam sobreviver, a nova garota do outro lado da rua, Kyla, benevolentemente oferece o apoio necessário. Juntos, eles descobrem um novo sentido de equilíbrio e a esperança pode ser recuperada.

06- Tangerinas (Mandariinid)/ Direção: Zaza Urushadze/ País: Estônia, Geórgia

Sinopse: A história de Ivo (Lembit Ulfsak), que com a ajuda do produtor de tangerinas Margus (Elmo Nüganen) e o médico Juhan (Raivo Trass), salva a vida do checheno Ahmed (Giorgi Nakashidze) e do georgiano Niko (Misha Meskhi), em um povoado estoniano da Abecásia no meio da guerra de 1992.



05- O Menino e o Mundo/ Direção: Alê Abreu/ País: Brasil



Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres alienígenas. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

 
04- Vidas ao Vento (Kaze Tachinu)/ Direção: Hayao Miyazaki/ País: Japão




Sinopse: Jiro Horikoshi, vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.
03- O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)/ Direção: Wes Anderson/ País: EUA




Sinopse: O longa conta as aventuras de Gustave H, o lendário concierge em um famoso hotel europeu entre o período entre guerras, e Zero Moustafa, o mensageiro, que se torna seu mais fiel amigo.


02- Relatos Selvagens (Relatos Salvajes)/ Direção: Damián Szifron/ País: Argentina


Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. São seis episódios com pessoas vivendo situações-limite e respondendo violenta e inesperadamente a elas: uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

 
01- O Conto da Princesa Kaguya (Kaguya-hime no monogatari)/ Direção: Isao Takahata/ País: Japão



Sinopse: Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.





Filmes que também valem a pena ser mencionados, menções honrosas mais do que justas:





  1. Timbuktu (Abderrahmane Sissako)

  2. Adeus A Linguagem (Jean-Luc Godard)

  3. Boyhood (Richard Linklater)

  4. Tokyo Tribe (Sion Sono)

  5. What We Do in the Shadows (Jemaine Clement, Taika Waititi)

  6. Only Lovers Left Alive (Jim Jarmusch)

  7. Winter Sleep (Nuri Bilge Ceylan)

  8. Leviathan (Andrei Zvyagintsev)

  9. O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)

  10. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro)

  11. Tatuagem  (Hilton Lacerda)

  12. Pride (Matthew Warchus)

  13. Para Sempre Alice (Richard Glatzer, Wash Westmoreland)

  14. The World of Kanako (Tetsuya Nakashima)

  15. Adeus a Linguagem (Jean-Luc Godard)

  16. Sr. Turner (Mike Leigh)

  17. Força Maior (Ruben Östlund)

  18. O Homem Duplicado (Denis Villeneuve)

  19. O Ano Mais Violento (J. C. Chandor)

  20. Selma: Uma Luta Pela Igualdade (Ava DuVernay)


 

 
Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário