35 GENIAIS FILMES DE HORROR JAPONESES




Os filmes de horror japoneses ou como são conhecidos J-Horror, são obras que em sua maioria possuem um complexo senso de deturpação das convenções do gênero de horror, são filmes extremos que em sua complexidade deixa qualquer um perplexo brincando com o subconsciente popular de forma assustadora e sádica. São filmes que chocam por sua natureza brutal e que expõem de forma cruel e caótica o lado doentio da natureza humana e o que há de pior na sociedade japonesa. Os filmes de horror japoneses que seguem essa linha trazem uma nova definição de escatologia cinematográfica.
Mas não é só de críticas sociais e humanas que é feito o cinema de horror japonês, a fantasia e a cultura de horror sobrenatural nipônica também é um fator importante para a construção de alguns filmes como vocês poderão ver assistindo aos que estão nesta lista, mas mesmo assim o nonsense e o surrealismo dessas obras poderão desnortear aquelas pessoas acostumadas com um cinema mais tradicional e conservador, seguindo os moldes norte-americanos.
Sou um grande fã do cinema oriental e dos J-Horror, por isso fazer uma lista pequena para mim é impossível já que eu iria deixar vários filmes que gosto de fora. Essa lista possui filmes que vão dos clássicos aos J-Horror modernos.
Os filmes estão dispostos de forma cronológica!

35- Uma Página de Loucura (Kurutta ippêji, 1926) de Teinosuke Kinugasa



Sinopse: O filme conta a história de um marinheiro que se emprega como faxineiro em um manicômio para libertar sua esposa, que fora internada após uma tentativa de suicídio depois de ter afogado seu filho. Sem o uso de intertítulos e através de um sequência impressionante de imagens, é apresentada uma visão do mundo pelos olhos dos doentes mentais. Dado como perdido por mais de 40 anos, o filme foi recuperado pelo diretor em 1971, por uma cópia encontrada escondida em um vaso no galpão de seu jardim.


34- Inferno (Jigoku, 1960) de Nobuo Nakagawa



Sinopse: O filme conta a história de dois jovens: Shiro e Tamura. Eles atropelam um bêbado e uma variedade de acontecimentos beirando o irreal começam a acontecer, todos os seus conhecidos morrem e no fim juntam-se no inferno, e diga-se de passagem, uma das mais cruéis e intensas visões do inferno.


33- Onibaba: O Sexo Diabólico (Onibaba, 1964) de Kaneto Shindō



Sinopse: Século 14, Japão. Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora sobrevivem em uma aldeia através de tocaias que armam para alguns soldados, matando-os e vendendo seus pertences. Com a morte do filho, a mãe põe em prática um plano diabólico para manter a companhia de sua nora.


32- As Quatro Faces do Medo (Kwaidan, 1964) de Masaki Kobayashi



Sinopse: Produção japonesa contada em quatro histórias. Em "Black Hair", samurai divórcia-se da mulher que ama para se casar com outra pelo dinheiro; em "The Woman in the Snow", lenhador encontra mulher congelada e o espírito dela aparece para revelar detalhes de sua vida, pedindo a ele que jamais conte a ninguém - mas dez anos depois ele esquece a promessa; em "Hoichi the Earless", o jovem e cego Hoichi vive num monastério e passa a cantar para fantasmas do império; e "In a Cup of Tea" fala de um escritor que vê uma misteriosa face refletida numa xícara de chá.


31- O Gato Preto (Yabu no naka no kuroneko, 1968) de Kaneto Shindō



Sinopse: Vivendo em uma cabana isolada cercada por um imenso bambuzal, duas mulheres são estupradas e morrem queimadas após samurais tocarem fogo na cabana. Retornando como espíritos, elas se vingam de toda a classe induzindo vários samurais a uma mansão imaginária para lá os assassinar. Ao retornar de uma sangrenta batalha, um jovem samurai se depara com as ruínas de sua cabana onde moravam sua mãe e esposa, ao mesmo tempo em que é convocado a exterminar a desconhecida maldição que aflige sua classe, porém sem conhecer a verdadeira fonte do mal.


30- Cega Obsessão (Moju, 1969) de Yasuzo Masumura



Sinopse: Um escultor cego obcecado por uma modelo, a aprisiona em seu ateliê. Acreditando ter criado uma nova forma de arte tátil, ele e a modelo se envolvem numa alucinada e sadomasoquista relação, entre o erotismo, arte e a morte. Baseado num conto de Edogawa Rampo, pai dos romances policiais nipônicos dos anos de 1920 a 1960.


29- O Sadismo de Shogun 3: Torturas Brutais (Tokugawa irezumi-shi: Seme jigoku, 1969) de Teruo Ishii



Sinopse: No Japão do século XIX, a elevada procura de gueixas tatuadas gera toda uma indústria para a sua "produção". Os europeus pagam mais por belezas tatuadas e neste contexto, as lindas mulheres tatuadas são o pano de fundo do confronto entre dois mestres altamente qualificados de tatuagem.


28- A Noite do Vampiro (Chi wo sû ningyô: Yûrei yashiki no kyôfu, 1970) de Michio Yamamoto



Sinopse: Começa com Kazuhiko Sagawa indo viajar para Tadeshina para resolver problemas de ordem pessoal relacionados com a jovem Yuko Nomura. Uma vez na casa de Yuko, Sagawa encontra mãe de Yuko, Shido Nomura, e Genzo, seu mordomo mudo. Para ele é dada a notícia de que Yuko morreu após um acidente de carro que ocorreu duas semanas antes. Arrasado com a notícia, Sagawa passa a noite na casa Nomura. Como em crepúsculo, o jovem começa a ouvir um som estranho um pranto que emana de dentro da casa. Enquanto investiga, ele jura que vê Yuko até que ele é atingido na cabeça e é jogado para fora da casa inconsciente. Ao acordar, ele diz a Sra. Nomura o que viu, mas ela garante-lhe que era apenas um sonho. Ainda agitado, Sagawa retorna ao seu quarto quando vê pela janela, Yuko fugir da casa, ele rapidamente deixa o seu quarto e dá prosseguimento. Sagawa e Yuko encontram-se perto do túmulo, e os dois se abraçam…começa aqui a DRACULA – BLOODTHIRSTY TRILOGY da toho sendo os filmes da trilogia LEGACY OF DRACULA, EVIL OF DRACULA e LAKE OF DRACULA.


27- Hausu (1977) de Nobuhiko Ōbayashi



Sinopse: Gorgeous estava excitada com a idéia de passar as férias de verão com o seu pai, até descobrir que a namorada dele iria junto. Então, ela decide ir a casa no campo de sua tia, levando consigo suas amigas de escola – Fantasy (que gosta de tirar fotos e devaneia a maior parte do tempo), Kung Fu (que tem ótimos reflexos), Sweet (que adora limpar), Prof (uma super nerd), Mac (que come muito), e Melody (uma musicista). Chegando a casa, eventos bizarros começam a ocorrer e as garotas começam a desaparecer uma a uma enquanto descobrem o segredo por trás de toda a aparente loucura. Tudo isso em um tom satírico e por vezes surreal


26- O Império da Paixão (Ai no Borei, 1978) de Nagisa Ōshima



Sinopse: Uma aldeia japonesa, por volta de 1895. Gisaburo, um velho condutor de riquixá já não possui forças para fazer honrar sua mulher Seki. Na pessoa do jovem Toyoji, ela encontra o amante. Rapidamente o marido transforma-se num empecilho. O filme é baseado em uma crônica policial, verdadeira, no Japão em 1896. Prêmio de Direção no Festival de Cannes 1978.


25- Tokyo: The Last Megalopolis (Teito Monogatari, 1988) de Akio Jissoji



Sinopse: A reencarnação demoniaca de um general que viveu no século 10 aparece em Tókio em pleno século 20 com um só objetivo: destruir a cidade que esta florescendo.


24- Tetsuo, o Homem de Ferro (Tetsuo, 1989) de Shinya Tsukamoto



Sinopse: Tetsuo é um fílme de ficção científica influenciado pelo Cyberpunk sobre a intersecção do homem e uma tecnologia post-industrial acompanhada por uma apropriada banda sonora de música industrial. O fílme é realizado em preto e branco, o que ainda mais acentua o lado obscuro e alucinatório de toda a narrativa. O filme começa com um punk que é atropelado por um condutor que se põe em fuga. Gravemente ferido, o jovem punk reconstrói o seu corpo mutilado com pedaços de metal, tornando-se Robopunk.


23- Curse, Death & Spirit (Honto Ni Atta Kowai Hanashi, 1991) de Hideo Nakata



Sinopse: Do diretor Hideo Nakata (Ringu, O Chamado 2) vem uma coleção de histórias de fantasmas nunca antes vistos!

História 1: A maldição da boneca: Alguém está chamando Satomi em seus sonhos, quando ela segue a voz, ela encontra uma boneca que parece ser a fonte que carrega o espírito de sua irmã morta.

História 2: O espírito da cachoeira: Após a morte do marido, a mulher leva seu filho em um acampamento. O passeio da família é interrompido pela aparição de um fantasma que acredita que o menino é seu filho.

História 3: A pousada amaldiçoada: Três garotas decidem tirar férias em uma pousada tradicional japonesa, ignorando uma tragédia que ocorreu lá, elas encontram a presença de um espírito que as obriga a repetir os acontecimentos daquele dia.


22- O Vigia do Subsolo (Jigoku no keibîn, 1992) de Kiyoshi Kurosawa



Sinopse: Este é o primeiro dia de trabalho de Akiko Narushima como consultora de arte na Companhia Akebono. Seu escritório reúne uma matriz variada de personalidades, como chefes lascivos e colegas de trabalho pouco dispostos a ajudar, além do café horroroso. Para piorar, desde que o gigante Fujimaru assumiu o posto de segurança da firma, alguns funcionários começaram a desaparecer. Mera coincidência? Este filme foi dirigido por Kurosawa como uma homenagem aos "slashers", filmes de terror envolvendo psicopatas e carnificinas muito em voga nos anos 1980.


21- Trilogia All Night Long  (Ooru naito rongu, 1992, 1995 e 1996) de Katsuya Matsumura



All Night Long, 1992: Três jovens japoneses caem no violento submundo da noite de Tókio, após terem presenciado a um assassinato brutal.

All Night Long 2 - Atrocity, 1995: No suburbio de Tokyo, um jovem nerd tenta manter uma existencia tranquila enquanto é perseguido por uma perversa gangue de homossexuais que querem usa-lo como brinquedo em suas praticas sadomasoquistas brutais.

All Night Long 3 - The Final Chapter, 1996: Um garoto de estranhos costumes que trabalha em um motel torna-se obcecado por uma garota que frequenta o estabelecimento e começa a segui-la, até que sua obsessão o faz mergulhar na loucura.


20- A Cura (Kyua, 1997) de Kiyoshi Kurosawa



Sinopse: Pessoas são encontradas mortas com um bizarro "x" cravado em seus corpos. Desesperado, um detetive chamado Takabe decide iniciar uma investigação à base de longos e intermináveis sessões de interrogatórios porém, sua investigação não resulta em nada. Até que um determinado dia um rapaz é preso por estar perto de mais uma pessoa assassinada. Tímido e de trejeitos estranhos, resta saber qual a ligação entre ele o os crimes (e quem sabe, com o assassino)


19- O Chamado (Ringu, 1998) de Hideo Nakata



Sinopse: Após a morte de Tomoko Oishi, uma repórter ouve histórias de um vídeo que mata quem o vê uma semana exatamente após assisti-lo. No início não dá importância aos rumores, mas ao descobrir que um amigo de Tomoko, que assistiu o vídeo, morreu exatamente uma semana depois ela começa a investigar. Após ver a fita estranhas coisas começam a acontecer e, assim, pede ajuda ao seu ex-marido, Ryuji Takayama, para tentar deter o relógio da morte, que começou a fazer tique-taque uma vez mais. Além disto ela toma conhecimento da existência de Sadako, filha de uma famosa para-psicóloga submetida décadas antes a vários experimentos. Quando Yoichi, seu pequeno filho, assiste ao conteúdo da fita isto a lança em uma corrida contra o tempo para encontrar um meio de combater a sinistra maldição, que se manifestará em sete dias.


18- O Teste Decisivo (Ôdishon, 1999) de Takashi Miike



Sinopse: Sete anos após a morte de sua esposa, o executivo Aoyama (Ryo Ishibashi) é convidado a participar do teste para a escolha de uma atriz. Ao analisar os currículos, sua atenção é capturada por Asami Yamazaki (Eihi Shiina), uma bela mulher com formação em balé. No dia da audição, ela é a última a ser entrevistada. Aoyama anota seu telefone e a convida para jantar. Demora a ligar uma segunda vez, temendo demonstrar entusiasmo. Quando o faz, Asami propositadamente deixa o aparelho tocar por algum tempo. Aparentemente, ela está sozinha, mas na verdade ao seu lado encontra-se um saco com o corpo de alguém que acabara de matar.


17- Gemini (Sôseiji, 1999) de Shinya Tsukamoto



Sinopse: Dr. Yukio Daitokuji (Masahiro Motoki) é um médico de sucesso que vive em uma bairro abastado localizado perto de uma favela. Ele vive em uma suntuosa casa com seu pai, mãe e sua bela esposa Rin (Ryo). O casal parece feliz, mas o passado de Rin, obscurecido por uma amnésia, é fonte de ansiedade para o doutor. A rígida respeitabilidade do casal burguês se estilhaça quando um homem roto assassina os pais de Daitokuji e o arremessa em um poço, depois revelando-se fisicamente idêntico ao médico. O estranho assume a identidade de Daitokuji e passa a brincar com o cuidadosamente construído universo de seu sósia.


16- Ju-on: A Maldição (Ju-on, 2000) de Takashi Shimizu



Sinopse: Com ciúmes de que sua esposa esteja apaixonada por outro homem, um professor da escola dela. Um homem mata brutalmente sua esposa e filho. Buscando o filho que tem faltado muito à escola, o professor entra em sua casa, só para encontrar o fantasma de sua mãe morta e consequentemente, tem um ataque de coração e se torna um fantasma. A história passa a contar sobre os novos inquilinos da casa e o que a experiência e uma investigação, por dois policiais, de por que tantas pessoas estão desaparecendo.


15- Visitor Q (Bijitâ Q, 2001) de Takashi Miike



Sinopse: Visitor Q retrata, de forma bizarra, a crise da família burguesa no Japão. Kiyoshi Yamazaki, interpretado por Kenichi Endo, é um pai, de profissão jornalista, que busca realizar uma reportagem sobre violência e sexo no Japão. Ele começa tendo sexo com sua filha que é prostituta e filma seu filho sendo humilhado e agredido por colegas de escola. Por sua vez, em casa, seu filho agride a mãe, que é viciada em heroína e que se prostitui. A chegada de um estranho visitante, o "Visitor Q", que acompanha os comportamentos bizarros, provoca mudanças no seio da família Yamazaki.


14- O Pacto (Jisatsu Saakuru, 2001) de Sion Sono



Sinopse: Esta é a macabra história do suicídio coletivo de 54 garotas, todas estudantes de um mesmo colégio. Elas se atiram na frente do metrô, causando enorme comoção pública. Uma série de outras mortes de grupos espalhados por todo o país deixa a equipe do detetive Kuroda em pânico. Eles correm contra o tempo e as pistas mais atrapalham do que ajudam. Neste suspense de alto teor psicológico nada é tão simples como parece.


13- Kairo (Pulse, 2001) de Kiyoshi Kurosawa



Sinopse: Terror nipônico feito pelo mestre do horror japonês, Kiyoshi Kurosawa.
Um grupo de jovens amigos é abalado pelo suicídio repentino de um deles. Quando sua imagem fantasmagórica aparece na tela do computador, algo muito mais terrível é desencadeado. O terror aumenta à medida que mais mortes e desaparecimentos ocorrem. "Pulse" (Kairo), de Kurosawa, é um conto psicologicamente perturbador, cujos efeitos perdurarão por muito tempo após os calafrios abrandarem-se.

12- Ichi - O Assassino (Koroshiya 1, 2001) de Takashi Miike



Sinopse: Anjo, um chefe da máfia japonesa, a Yakuza, desaparece com três milhões de ienes. Os membros de sua gangue, liderados pelo masoquista Kakihara, saem em busca de Anjo, mas os métodos extremamente violentos do novo líder acabam chamando a atenção negativamente de gangues rivais. Tudo piora quando ele contrata o misterioso assassino psicopata Ichi, controlado por um policial aposentado.


11- The Eye: A Herança (Gin Gwai, 2002) de Danny Pang, Oxide Pang Chun



Sinopse: Wong Kar Mun, é uma jovem chinesa levemente diferente da maioria: ela é cega desde os dois anos de idade. Acostumada ao breu que sempre impregnou sua vida como deficiente visual, ela decide fazer um transplante de córneas, para voltar a enxergar e, conseqüentemente, tornar-se mais independente. Entretanto, ela percebe que voltar a ver o mundo como ele realmente é pode não ser tão animador. Ainda não completamente adaptada à visão, ela enxerga formas e vultos que definitivamente não deveriam estar onde estão. Ela chega à conclusão, logo depois, de que o problema reside nas córneas e parte em busca do doador, ainda que burlando a ética da medicina.


10- Água Negra (Honogurai Mizu No Soko Kara, 2002) de Hideo Nakata



Sinopse: Yoshimi Matsubara, é uma mulher que se divorciou recentemente. Juntamente com sua filha Ikuko, ela se muda para um apartamento que aparentemente é perfeito, apesar de estar localizado em um prédio antigo. Os problemas começam quando surge uma goteira insuportável, que invade o apartamento. Yoshimi, procura o agente imobiliário e o síndico, mas nenhum deles consegue resolver o problema.


09- Gozu (Gokudô kyôfu dai-gekijô: Gozu, 2003) de Takashi Miike



Sinopse: Ozaki (Aikawa), um yakuza sênior, começa a dar mostras de loucura. No decorrer de uma reunião com o líder da organização, aponta para um pequeno cachorro, dizendo que se trata de um “cão de ataque yakuza”. Em seguida levanta-se determinado a liquidar a ameaça eminente. Minami (Sone Hideki) é encarregado de levar o “Big Brother” numa viagem a Nagoya, da qual deve voltar sozinho. Mas antes de chegarem ao destino, Ozaki desaparece e Minami tem que encontrá-lo, vivo ou morto. Durante essa investigação, cruza com indivíduos estranhos e presencia acontecimentos que desafiam explicações racionais.


08- 2LDK (2003) de Yukihiko Tsutsumi



Sinopse: Produção Japonesa. Num luxuoso apartamento do centro de Tóquio, duas jovens aspirantes à atriz aguardam o resultado de um teste de elenco para o papel principal de um filme. A partir da busca pelo sucesso e da ansiedade pelo resultado, nasce uma rivalidade capaz de transformar pequenas diferenças num assustador duelo.


07- Strange Circus (Kimyô na Sâkasu, 2005) de Sion Sono



Sinopse: O diretor de escola Ozawa Gozo abusa sexualmente de sua filha, Mitsuko, após ela vê-lo fazendo sexo com sua mãe. Sayuri, a mãe, por sua vez, testemunha o abuso e passa a sentir ciúmes de sua filha. Gozo agora passa fazer sexo com ambas, enquanto a familia vai se deteriorando pelo incesto, suicidio e assassinato...


06- Haze (Heizu, 2005) de Shinya Tsukamoto



Sinopse: Um homem acorda confinado em um minúsculo cubículo de concreto. Não sabe onde está e nem se lembra como foi parar lá. O espaço, além de escuro, é mínimo ao ponto de ser impossível não sofrer danos físicos ao se mover dentro dele. O que o mais aterroriza é que quanto mais sangra, e aumentam as suas insuportáveis dores, menor o cubículo se torna, revelando ser uma espécie de labirinto.


05- Crimes Obscuros (Sakebi, 2006) de Kiyoshi Kurosawa



Sinopse: O detetive Naboru Yoshioka após investigar diversos assassinatos, acredita estar lidando com um serial killer. Quando as evidências o tornam principal suspeito, um fantasma de uma mulher com vestido vermelho começa a persegui-lo. Agora ele tem que lutar para manter sua inocência e sua sanidade.


04- Cold Fish (Tsumetai nettaigyo, 2010) de Sion Sono



Sinopse: Shamoto (Mitsuru Fukikoshi) foi espancado até a submissão pelas exigências da vida mundana. Ele tem um estranho relacionamento com sua segunda esposa que ainda não foi aceita por sua filha adolescente e rebelde, Mitsuko. A única alegria na vida de Shamoto é uma loja de pequenos peixes tropicais.

Quando Mitsuko é pega furtando, Murata (Denden) ajuda Shamoto a resolver as coisas com o gerente da loja. Murata, dono de uma loja de peixes tropicais chamada Amazon Gold, imediatamente cria um vínculo com Shamoto e se oferece para ajudar a filha rebelde, dando-lhe um trabalho com casa e comida. O conflito entre Mitsuko e sua madrasta parece estar finalmente resolvido.

Shamoto é arrastado para o negócio de Murata sem saber que por trás de seu comportamento amigável esconde um sociopata perigoso. Murata e sua esposa têm um histórico de fraudes e assassinatos, desaparecimento de vítimas de forma elaborada, ritualista e terrível. Levado pelo charme descontraído de Murata, Shamoto percebe a verdadeira natureza do homem tarde demais e se vê envolvido nos crimes sangrentos de um homem louco.
Inspirado em fatos reais.


03- Confissões (Kokuhaku, 2011) de Tetsuya Nakashima



Sinopse: No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes mesmo de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que está prestes a se vingar. O que se vê é a transformação de uma pessoa calma e passiva numa mulher de sangue-frio.


02- Guilty of Romance (Koi no Tsumi, 2011) de Sion Sono



Sinopse: Kazuko é uma policial que foi chamada para investigar um assassinato em que a vítima foi esquartejada e suas partes unidas a pedaços de manequins. Enquanto Kazuko tenta descobrir a história da vítima, se depara com uma história tão chocante quanto o crime em si, a história de duas mulheres que, apesar de demonstrarem grande inocência e delicadeza, guardam os mais obscuros desejos dentro de si.


01- Helter Skelter (Heruta Sukeruta, 2012) de Mika Ninagawa



Sinopse: A super estrela Ririko, se submete a várias cirurgias plásticas no seu corpo. Ela é vista como um ícone de beleza. No entanto, tantas cirurgias começam a trazer consequências para o seu corpo, enquanto isso Ririko torna a vida daqueles ao redor dela insuportável, ao mesmo tempo em que tenta lidar com seus problemas pessoais e sua carreira, querendo sempre ser a número 1.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Devo discordar de muita coisa nessa lista, principalmente das obras do Sion Sono estarem mais perto do topo. achei Strange Circus mais fraco que o O Pacto (Jisatsu Saakuru) e sinceramente, nem de longe ele é melhor que Ôdishon. O clima de Ôdishon é muito mais tenso, e a sinceramente Asami é uma das melhores vilãs que já vi no cinema. Senti falta de Lesson of The Evil do Miike, adoro aquele filme, e podiam botar Ringu e Ju-On mais perto do topo, já que eles transcenderam o país. Fora que em Ju-On 2 temos a melhor e mais espetacular morte de todos os tempos do cinema.

    ResponderExcluir