Os 15 Melhores Filmes de Guerra de 2000 a 2015


Os filmes do gênero Guerra assim como o Faroeste são complexos e completos, tendo em sua estrutura uma mescla de vários outros gêneros. Separei aqui os que para mim foram os 15 melhores filmes deste gênero feitos do começo do século XXI até agora.

A lista está em ordem cronológica.

 



15- Os Demônios na Minha Porta (Guizi lai le, 2009) de Jiang Wen/ País: China





devils-on-the-doorstep




Sinopse: Durante a ocupação japonesa da China, dois prisioneiros são despejados na casa de um camponês em uma pequena cidade. O proprietário é intimidado a manter os prisioneiros até o próximo Ano Novo, momento em que serão recolhidos. Os líderes da aldeia se reúnem para interrogar os prisioneiros.




As pessoas da cidade, em seguida, lutam para acomodar os presos. Um deles é um nacionalista japones militarista, o outro um tradutor nervoso. Será que as pessoas da cidade conseguem manter os prisioneiros até o Ano Novo?







14- Zona de Risco (Gongdong Gyeongbi Guyeok JSA, 2000) de Park Chan-wook/ País: Coréia do Sul





Joint-Security-Area-2000-Gongdong-gyeongbi-guyeok-JSA-1024x687




Sinopse: Na fronteira que separa a Coréia do Norte da do Sul, dois soldados da Coréia do Norte foram mortos, supostamente por um soldado da Coréia do Sul. As 11 balas encontradas no corpo dos soldados levantam dúvidas. A investigação da equipe sueca da fronteira suspeita que outra parte desconhecida possa estar envolvida - tudo indica um plano para encobrir algo. A verdade é mais simples do que se pode imaginar e muito mais trágica.





13- Círculo de Fogo (Enemy at the Gates, 2001) de Jean-Jacques Annaud/ País: Alemanha, EUA, França, Irlanda, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte





enemy-at-the-gates




Sinopse: Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.



12- O Pianista (The Pianist, 2002) de Roman Polanski/ País: Alemanha, França, Polônia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte





still-of-adrien-brody-in-the-pianist-(2002)-large-picture




Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.



11- A Irmandade da Guerra (Taegukgi hwinalrimyeo, 2004) de Kang Je-Gyu/ País: Coréia do Sul




taegukgi-hwinalrimyeo



Sinopse: Na mesma linha de O Resgate do Soldado Ryan e Band Of Brothers chega este sucesso coreano de bilheteria. Do mesmo diretor de Shiri: Missão Terrorista chega esse épico sobre dois irmãos. Jin-Tae, um sapateiro, trabalhou incansavelmente para poder pagar a faculdade de seu irmão mais novo Jin-Seok. Entretanto, seus desejos e sonhos são colocados de lado quando os dois são forçados a entrar no exército contra suas vontades. Distante de casa e da família, Jin-Tae jura proteger Jin-Seok de qualquer perigo e a qualquer custo. No momento crucial da batalha, o destino intervém, forçando seus laços de fé, amor e confiança a serem testados diversas vezes neste drama de guerra cheio de tensão e ação.



10- A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, 2004) de Oliver Hirschbiegel/ País: Alemanha, Áustria, Itália







image




Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.



 09- Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, 2004) de Terry George/ País: África do Sul, EUA





maxresdefault




Sinopse: Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.








08- Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006) de Clint Eastwood/ País: EUA





-


Sinopse: Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.








07- O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) de Guillermo del Toro/ País: Espanha





jORC6jw




Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.



 06- A Batalha dos Três Reinos (Red Cliff, 2008)/ A Batalha dos Três Reinos II 2009 (Red Cliff II, 2009) de John Woo/ País: China, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Taiwan






red-cliff


Sinopse: A história se baseia em eventos dos anos 220 a 280 D.C. e conta uma passagem do Romance dos Três Reinos, livro escrito por volta do ano 1350 por Luo Guanzhong.




Nele, os três feudos existentes no território chinês entram em conflito.




A batalha climática, que envolveu cerca de um milhão de combatentes, teve de um lado dois senhores, Sun Quan and Liu Bei, derrotando o superior exército invasor de Cao Cao.




Pouco tempo depois, a dinastia Han terminou oficialmente e o país foi dividido entre os três reinos.




05- O Massacre de Nanquim (Nanjing! Nanjing!, 2009) de Lu Chuan/ País: Japão





MCDCIOF EC105





Sinopse: O Massacre de Nanquim (Nanjing, em chinês), comumente conhecido como o Estupro de Nanquim, foi um crime de guerra genocida cometido pelo exército imperial japonês em Nanquim, então a capital da República da China, após a cidade ter sucumbido ao ataque japonês no dia 13 de dezembro de 1937. Não há um consenso sobre a duração do massacre, embora a violência tenha perdurado por seis semanas, até o início de fevereiro de 1938.




Durante a ocupação de Nanquim o exército japonês cometeu numerosas atrocidades, como estupros, saques, incêndios criminosos e a execução tanto de prisioneiros de guerra como de civis. Embora as execuções tenham começado sob o pretexto de se eliminar soldados chineses disfarçados de civis, afirma-se que um grande número de inocentes foi identificado intencionalmente como combatentes inimigos e executados depois que o massacre ganhou força. Inúmeras mulheres e crianças também foram mortas, à medida que os estupros e assassinatos se espalharam.






04- 71: No Meio do Fogo (Pohwa Sokeuro Outros títulos, 2010) de John H. Lee/ País: Coréia do Sul




71-into-the-fire-pic-2



Sinopse: A história de 71 jovens soldados que travaram uma guerra impossível contra o exército norte-coreano durante a Guerra da Coreia, que eclodiu em 1950. Baseado em uma história real, o filme retrata delicadamente a dura batalha que esses soldados enfrentaram para proteger a linha de defesa por conta própria. Entre um ataque de emoções e conflitos inesperados, eles experimentam uma guerra de adultos.






03- My Way (Mai Wei, 2011) de Kang Je-Gyu/ País: Coréia do Sul




fullsizephoto207684




Sinopse: Na Seoul colonial de 1938, dois homens distintos possuem um sentimento forte de rivalidade desde quando eram jovens. Joon-sik é um coreano que sonha em seguir os passos do maratonista olímpico Sohn Kee-chung. Tatsuo é um grande maratonista japonês, viveu com Joon-sik, já que asua família trabalhava para Tatsuo como servos. Eles cresceram como rivais representando seus respectivos países.



02- O Almirante: Correntes Furiosas (Myeong-ryang, 2014) de Han-min Kim/ País: Coréia do Sul






fullsizephoto334713

Sinopse: É a história da Coréia,a vitória militar mais surpreendente, por conta de sua Estratégia reverenciada, do almirante Yi Sunshin que atrai mais de 300 navios japoneses em uma armadilha mortal onde eles se encontram com o seu destino contra apenas 13 navios de batalha.




01-Beasts of No Nation (2015) de Cary Joji Fukunaga/ País: EUA





beastsofnonationlotsofchildsoldiers




Sinopse: Quando a guerra civil de uma nação africana destrói sua família, o pequeno Agu acaba se juntando a mercenários e se transformando em soldado-criança.






Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário