11 FILMES ATEMPORAIS DE FICÇÃO CIENTÍFICA DA ERA DE TRANSIÇÃO DOS EFEITOS PRÁTICOS PARA CGI




Esta lista remete aos filmes que marcaram a transição dos efeitos especiais no cinema de ficção científica, grandes clássicos do gênero, principalmente da década de 1990. Esses filmes são atemporais por representarem esta transição de forma consistente e não subjetiva, mesclando os efeitos práticos com o que a industria cinematográfica tinha de melhor nesta até então nova tecnologia de imagens criadas por computador (CGI).
A tecnologia em CGI viria a tomar conta da industria no século XXI, principalmente em filmes neste gênero. Algo que aconteceu para o bem e para o mal, mas o que não dá para negar é o quanto esta tecnologia somou para melhorar o cotexto narrativo e visual destes filmes.
A lista está em ordem cronológica.

11- O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989) de James Cameron/ País: EUA



Sinopse: Neste filme de suspense, uma aventura submarina do escritor-diretor James Cameron (Titanic; Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final; Aliens), a tripulação civil de uma plataforma de exploração de petróleo é recrutada para uma missão de busca e resgate quando um submarino nuclear afunda misteriosamente. Um mergulhador (Ed Harris) logo se encontra em uma espetacular odisseia a 7.500 m sob a superfície do mar, onde ele encontra uma força misteriosa que tem o poder de mudar o mundo ou destruí-lo.


 10- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgement Day, 1991) de James Cameron/ País: EUA


t-1000-in-terminator-2-judgment-day-1991

Sinopse: Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas é infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro.

Neste contexto, um andróide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado andróide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que é feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.


09- Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993) de Steven Spielberg/ País: EUA


MCDJUPA EC038

Sinopse: O Dr. John Hammond (Richard Attenborough) possui uma equipe de cientistas para descobrir um método cientifico de regenerar dinossauros através do DNA que eles encontram em âmbares preservados. Com isso ele cria um parque temático chamado Jurassic Park, onde todos são bem vindos para ver o passado retornar a vida. Dr. Hammond convida seus netos, Dr. Alan Grant (Sam Neil), Dra. Ellie Sattler (Laura Dern) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum) para serem os primeiros à testemunhar a sua criação. As coisas começam a ir mal quando um empregado, Nedry (Wayne Knight), desativa o alarme de segurança e o mecanismo de defesa na tentativa de roubar espécies para revendê-las. Os dinossauros estão livres e as pessoas precisam lutar por suas vidas ou virar refeição para os ferozes Tiranossauros.


08- Stargate: A Chave para o Futuro da Humanidade (Stargate, 1994) de Roland Emmerich/ País: EUA

Stargate_pyramid

Sinopse: Um egiptólogo (James Spader) não-reconhecido por suas teorias é convidado a trabalhar em uma base secreta e lá toma contato com um anel de trinta metros coberto de hieróglifos. Ele descobre a chave para se chegar a um novo mundo, pois aquele anel é um portão estelar e, junto com uma pequena tropa de elite, atravessa o portão e se vê diante de uma experiência e uma aventura inimaginável.


07- Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (Star Trek: First Contact, 1996) de Jonathan Frakes/ País: EUA

Enterprise-Temporal-Vortex

Sinopse: Século XXIV. A Federação está sendo atacada pelos Borgs, uma raça cibernética que faz um processo de "assimilação" em seus prisioneiros para transformá-los em um deles. Como o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) tinha sido um prisioneiro dos Borgs, lhe é ordenado que não participe da batalha. Porém Picard não pôde resistir e ordena que sua Enterprise-E nova em folha participe do combate, o qual vence de forma incontestável. A Enterprise segue a única nave Borg que sobrou através de um túnel do tempo, que vai parar em meados do século XXI. É nesta época que os Borgs tentam conquistar a Terra, tendo como alvo o trabalho do inventor da velocidade dobra (mais rápida que a luz) Zefram Cochrane (James Cromwell), que tornou as viagens interplanetárias possíveis. Assim a tripulação da Enterprise tenta evitar que os Borgs interrompam o trabalho de Cochrane e sua assistente Lily (Alfre Woodard). Resumindo, os Borgs querem intervir no passado e assim afetar o futuro, acreditando que desta maneira podem impedir que os humanos façam o primeiro contato com uma civilização muito evoluída.


06- O Enigma do Horizonte (Event Horizon, 1997) de Paul W. S. Anderson/ País: EUA

event-horizon-(1997)-large-picture

Sinopse: O ano é 2047. Alguns anos atrás, a pioneira nave de pesquisa Event Horizon desapareceu sem deixar vestígio. Agora, um sinal foi detectado e o Comando Aeroespacial dos Estados Unidos responde. Em busca da origem do sinal está um destemido capitão (Laurence Fishburne), sua tropa de elite e o designer que projetou a nave perdida (Sam Neill). Sua missão: encontrar e resgatar a espaçonave de última geração. Mas o que eles encontram é o terror de última geração; o que eles têm que resgatar são suas próprias vidas, pois alguém, ou alguma coisa está prestes a envolvê-los em uma nova dimensão de pavor inimaginável. Co-estrelando Kathleen Quinlan.


05- Contato (Contact, 1997) de Robert Zemeckis/ País: EUA


Contact-Nuovo-Cinema-Lebowski-3

Sinopse: Durante muito tempo Ellie Arroway (Jodie Foster) tentou manter contato com vidas extraterrestres inteligentes. Deixou de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Depois de anos seu sonho se tornou realidade. Com origem na distante estrela Vega, chega à Terra uma informação cifrada e Ellie é a primeira pessoa á captá-la e a única disposta a seguir cegamente a mensagem alienígena. Esta é a sua grande chance de fazer contato, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida.


04- O Quinto Elemento (The Fifth Element, 1997) de Luc Besson/ País: França, EUA


The-Fifth-Element-1

Sinopse: Durante o século XXIII, Korben Dallas (Bruce Willis), um motorista de táxi, precisa encontrar o quinto elemento que é capaz de salvar a Terra de uma terrível ameaça vinda de outra dimensão. Porém, esse ser chamado Leeloo (Milla Jovovich) sabe que precisam encontrar quatro pedras que representam os elementos Terra, Fogo, Ar e Água, para poderem salvar o planeta. Agora Dallas, juntamente com o padre Vito Cornelius (Ian Holm), tentará a todo o custo salvar o planeta e proteger Leeloo.


03- Tropas Estelares (Starship Troopers, 1997) de Paul Verhoeven/ País: EUA


troopers16

Sinopse: Em uma época futura um jovem (Casper Van Dien), após graduar-se, quer se alistar nas forças armadas para tornar-se um "cidadão" e deixar de ser um mero civil. Também faz isto por causa da namorada (Denise Richards), por quem é apaixonado. Um amigo (Jake Busey) em comum do casal se alista e é designado para servir na parte de planejamento estratégico. Ela é encaminhada para pilotar naves de combate, mas ele vai servir na infantaria, que é um posto menos prestigiado. Porém, ele demostra tal afinco nos treinamentos que se torna líder de um pelotão, mas por causa de um erro seu um colega morre em uma simulação de batalha. Quando ele pede dispensa, pois sua namorada está envolvida com seu instrutor, descobre que sua cidade natal, Buenos Aires, não existe mais em virtude de um ataque de insetos alienígenas do planeta Klendathu. Assim, ele volta atrás na sua decisão e vai fazer parte da grande ofensiva terrestre contra estes insetos (que são gigantescos e às vezes medem 30 metros) no planeta deles. Mas o alto comando terrestre subestima demais a capacidade de reação dos inimigos e em poucas horas morrem mais de 300 mil terrestres na ofensiva. Fica claro então que esta guerra vai decretar o fim de uma espécie e está claro que um inseto inteligente comanda as ações, que pretendem exterminar com a raça humana.


02- Cidade das Sombras (Dark City, 1998) de Alex Proyas/ País: EUA

dark-city-1998-12-g

Sinopse: O diretor Alex Proyas conta a história de um mundo estranho e sombrio, onde Rufus Sewell acorda sendo caçado por ter cometido uma série de assassinatos que não se lembra. Com William Hurt e Kiefer Sutherland.


01- Matrix (The Matrix, 1999) de Lana Wachowski, Lilly Wachowski/ País: EUA

the-matrix

Sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.

Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro.

À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.
Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário