11 FILMES QUE DARÃO UM NÓ NA SUA MENTE!



Esses filmes são complexos, reflexivos, poéticos, angustiantes, surreais... por fim, falta adjetivos para definir a genialidade dessas obras que fazem pensar e enxergar perspectivas e a complexidade da arte cinematográfica de outra forma.
Os onze filmes aqui listados se encaixam nesta premissa, são apenas onze filmes. Prepare sua percepção e seu senso crítico, esqueça de tudo de estranho que você já viu, porque esses filmes irão literalmente dar um nó na sua mente e se você deixar, transcender sua imaginação indo além de qualquer conveniência. Assistir a esses filmes é olhar por de trás do conceito literal e tradicional de se fazer cinema, é abalar sua zona de conforto por um momento ou por dias e até meses, encontrando nesses filmes a verdadeira cartase.
Os filmes estão dispostos em ordem cronológica.

11- Persona (1966) de Ingmar Bergman/ País: Suécia


Sinopse: Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.


10- El Topo (1970) de Alejandro Jodorowsky/ País: México


Sinopse: "El Topo" é um pistoleiro todo vestido de preto que vaga pelo mundo sem motivo aparente, ajudando as pessoas em seu caminho. O filme apresenta um mundo deserto e sádico onde predomina a cultura mexicana, o culto às armas e ao fanatismo; uma jornada pelo surreal repleta de simbolismos e imagens impactantes.


09- A Montanha Sagrada (The Holy Mountain, 1973) de Alejandro Jodorowsky/ País: México


Sinopse: Jodorowsky interpreta o papel do "alquimista", que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem "mundana", antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada, para substituir os Deuses imortais que em segredo dominam o mundo.


08- O Espelho (Zerkalo, 1975) de Andrei Tarkóvski/ País: Rússia


Sinopse: Um homem em seus últimos dias de vida relembra o passado. Entre as memórias pessoais da infância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mundial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia numa mistura de flashbacks, tomadas históricas e poesia original.


07- Eraserhead (1977) de David Lynch/ País: EUA


Sinopse: Henry Spencer tenta sobreviver da indústria de vírus, de sua raivosa namorada e dos gritos de seu filho, um bebê mutante.


06- Stalker (Сталкер, 1979) de Andrei Tarkóvski/ País: Rússia


Sinopse: Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.


05- Viagens Alucinantes (Altered States, 1980) de Ken Russell/ País: EUA


Sinopse: William Hurt é um cientista que simplesmente ignora que tem amigos e uma família pois está tão envolvido com seu projeto que não consegue pensar em outra coisa. Seu objetivo é descobrir, a qualquer custo, o verdadeiro papel da Humanidade no Plano Geral da Coisas. Para atingir seus objetivos, ele se submete a uma série de experimentos para expandir sua mente. O resultado desses trabalhos foi a transformação do cientista em uma espécie de monstro.


04- O Globo de Prata (Na Srebrnym Globie, 1989) de Andrzej Zulawski/ País: Polônia


Sinopse: Um pequeno grupo de exploradores cósmicos deixa a Terra para encontrar liberdade e começar uma nova civilização.

Baseado no livro homônimo escrito por Jerzy Żuławski.


03- Mistérios e Paixões (Naked Lunch, 1991) de David Cronenberg/ País: EUA


Sinopse: Bill Lee é um escritor fracassado que trabalha como dedetizador de insetos para sobreviver. Seu emprego está por um fio, já que seu estoque de inseticida vive misteriosamente se esgotando. Ele descobre que sua mulher está viciada no produto, e, incentivado por ela, experimenta-o e inicia uma viagem alucinógena recheada de absurdos.


02- Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001) de David Lynch/ País: EUA


Sinopse: Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada de uma aspirante a atriz procuram por pistas e respostas na cidade de Los Angeles, em uma estranha aventura em que sonhos e realidade se misturam.


01- A Metamorfose (Prevrashcheniye, 2002) de Valeri Fokin/ País: Rússia


Sinopse: "Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."

Adaptação cinematográfica do livro de Franz Kafka.



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Amei a lista <3 gosto de filmes surrealistas, amo o Lynch. Só não consegui assistir todo aquele The Holy Mountain, talvez um dia eu termine. haha

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista, pena que a maioria dos filmes não consegui encontrar para assistir online. Você sabe onde posso encontrar' O Globo de prata" para ver online ou baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase, ou todos os filmes desta lista você encontra em vários sites de filmes on line. Dê uma pesquisadinha no google. Sugiro o site Filmoteca on Line, muito bom.

      Excluir