15 FILMES GENIAIS SOBRE PRÉ-JULGAMENTOS SOCIAIS E INJUSTIÇAS




Esses filmes são obras-primas que remetem o pré-conceito da sociedade sobre crimes mal solucionados, assuntos mal esclarecidos e sensos comuns fabricados a partir de pré-julgamentos estabelecidos por intolerância, medo e ódio.
O que vemos muito na internet hoje em dia, e principalmente em redes sociais, são essas injustiças cometidas contra pessoas sendo públicas ou não, que não tiveram a chance de se defenderem quando elas estão supostamente envolvidas em crimes bárbaros ou são alvos de especulações. Pré-julgamentos estes que refletem não só em conceitos sociais influenciando também em casos jurídicos, principalmente quando a condenação destes julgados estão relacionados com algum tipo de interesse político, que quando há o apoio popular, concedem punições injustas. Isso destrói vidas e tem que ser algo urgentemente discutido na sociedade.
O que mais vemos hoje em dia no Brasil são barbaridades acontecendo com inocentes devido a assuntos mal esclarecidos, principalmente difundidos como verdades pela mídia sensacionalista e preconceitos sociais. As consequências disso são terríveis que vão desde a ruína social e profissional da vítima a casos de ameaças contra a vida, e até, o que é mais bárbaro, linchamentos públicos.
''Todos são inocentes até que se prove o contrário'' - Lu Moraes Xavier
A lista está disposta em ordem cronológica.

15- Fúria (Fury, 1936) de Fritz Lang


Sinopse: Um homem desconhecido é linchado por uma multidão nas ruas e dado como morto, como uma metáfora do movimento de massa ordenado pelo nazismo. Mas o homem sobrevive e engendra sua vingança sobre os que queriam matá-lo.

14- Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident, 1943) de William A. Wellman/ País: EUA


Sinopse: Em 1885 os forasteiros Gil Carter (Henry Fonda) e Art Croft (Harry Morgan) chegam à uma pequena cidade no estado americano de Nevada e logo são recebidos com estranheza e desconfiança. Isso porque a cidadezinha está atrás de uns ladrões de gado, que vem roubando ranchos. Quando um fazendeiro local desaparece, todos o dão como morto e tratam de achar em quem botar a culpa. Os supostos ladrões são linchados e enforcados sem provas, e um dos únicos homens a ficar contra é o forasteiro Gil Carter, que no início aparentava ser apenas um "valentão" frequentador de bares empoeirados, mas que se mostra um homem em busca de justiça.

13- O Homem Errado (The Wrong Man, 1956) de Alfred Hitchcock/ País: EUA


Sinopse: Em Nova York, em janeiro de 1943, um músico (Henry Fonda) de uma casa noturna tem a vida remexida quando a mulher (Vera Miles) precisa de 300 dólares para tratamento dentário e ele vai a um escritório, para saber quanto pode conseguir de empréstimo com a apólice da sua mulher. Porém, ele é identificado erradamente pelas funcionárias como sendo o assaltante que tinha roubado o local um ano antes.


12- 12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men, 1957) de Sidney Lumet/ País: EUA


Sinopse: O filme gira em torno de um julgamento, onde um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Os 12 jurados se reunem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze deles, cada um com sua razão, votam pela condenação. Henry Fonda faz o papel do único que acredita na inocência do garoto. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o filme vai revelando sobre cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos.

11- Infâmia (The Children's Hour, 1961) de William Wyler/ País: EUA


Sinopse: Duas professoras de uma escola particular têm suas vidas viradas do avesso quando uma das crianças denuncia um sentimento um pouco maior que amizade entre as duas. A avó da garota, poderosa na cidade, trata de espalhar a história e fazer com que todos se voltem contra as pecadoras.

10- O Sol É Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962) de Robert Mulligan/ País: EUA


Sinopse: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

09- Caçada Humana (The Chase, 1966) de Arthur Penn/ País: EUA



 Sinopse: O xerife Calder (Marlon Brando) tem problemas a resolver numa cidadezinha quando Bubber (Robert Redford) foge da prisão e é acusado de assassinato. O problema é que o filho do magnata de petróleo Val Rogers (E.G. Marshall) está tendo um caso com a esposa de Bubber, que acabou de escapar da prisão, e Rogers quer Bubber fora do caminho para poder encobrir o caso do filho. Só que Calder quer achar o prisioneiro vivo e não quer ceder ao magnata do petróleo.


08- O Homem de Kiev (The Fixer, 1968) de John Frankenheimer/País: EUA


Sinopse: Adaptação do romance escrito por Bernard Malamud ganhador do Pulitzer, por sua vez inspirado em história real, o filme fala de um judeu chamado Yakov Bok que, na Rússia czarista de 1911, é acusado de ter matado um garoto. Ele se diz inocente, mas mesmo assim é preso e torturado. Um advogado fará de tudo para libertar o homem.

07- A Confissão (L'Aveu, 1980) de Costa-Gravas/ País: França, Itália


Sinopse: Anton Ludvik é vice-ministro das Relações Exteriores da Tchecoslováquia. Um dia, sem explicações, ele é preso e jogado numa solitária. Depois de enfrentar terríveis torturas psicológicas, Anton, um político fiel ao governo, vê-se forçado a se declarar traidor. O filme é um libelo contra o totalitarismo.

06- Em Nome do Pai (In the Name of the Father, 1993) de Jim Sheridan/ País: Irlanda


Sinopse: Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O filme conta a história real do jovem rebelde irlandês Gerry Conlon, que junto de três amigos, é injustamente preso e condenado pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudá-lo e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.

05- Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) de Frank Darabont/ País: EUA


Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

04- Paraíso Perdido (Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills, 1996) de Bruce Sinofsky Joe Berlinger/ País: EUA


Sinopse: Documentário baseado nos assassinatos de três meninos em Robin Hills. Porém, o que faz deste um filme especial é que os três acusados têm álibis sólidos, não existem provas concretas contra eles e eles estão sob a acusação de satanismo.

03- O Povo Contra Larry Flynt (The People vs. Larry Flynt, 1996) de Miloš Forman/ País: EUA


Sinopse: Final dos anos 70, o crepúsculo da revolução sexual na América. Momento em que um empreendedor da indústria do sexo, Larry Flynt, toma conta de um pequeno negócio de clubes de striptease em Ohio e inicia o que viria a ser um verdadeiro império. A revista Hustler surgia com sua linguagem crua, exibindo mulheres nuas em posições imaginadas apenas em revistas de sexo explícito, desafiando os limites da tolerância norte-americana. Larry, o editor, era um "caipirão" sem diploma que conheceu a glória e a ruína ao mesmo tempo. Woody Harrelson estrela como o dissidente Larry Flynt, que se torna o campeão da Primeira Emenda da Constituição Americana, quando enfrenta o reverendo Jerry Falwell até as últimas consequências na Suprema Corte. Através de sua vida, pública e privada, o filme conta a história da América nas linhas e entrelinhas: uma história de amor e perda, redenção e desespero, loucura e sanidade.

02- Hurricane: O Furacão (The Hurricane, 1999) de Norman Jewison/ País: EUA


Sinopse: Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.

01- A Caça (Jagten, 2012) de Thomas Vinterberg/ País: Dinamarca, Suécia


Sinopse: Lucas acaba de dar entrada em seu divórcio. Ele tem um novo emprego na creche local, uma nova namorada e está ansioso pela visita de natal de seu filho, Marcus. Mas o espírito de natal desaparece quando Klara, uma aluna de cinco anos de idade, faz uma acusação de abuso sexual contra Lucas, o que desencadeia o ódio de toda a comunidade em que ele vive.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários: