15 FILMES ASIÁTICOS CONTEMPORÂNEOS QUE SÃO EMOCINANTES

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003)


Atualmente os asiáticos possuem fama em conceber os filmes mais perturbadores e estranhos do cinema mas há o outro lado que é subestimado, o lado do otimismo, do amor pela vida e da busca existencial e espiritual.
Esses filmes são de uma sensibilidade ímpar e possuem arquétipos emocionais extremamente sensoriais que o fará despertar emoções das mais variadas, principalmente aquelas emoções reprimidas pelo cotidiano monótono que infelizmente é uma constância na vida da maioria das pessoas, despertará as emoções otimistas, leves, rejuvenescedoras, levando a profundas reflexões que com certeza o tirará de sua zona de conforto dando uma sacudida na poeira acumulada na alma.
Esses filmes são belos, otimistas, esperançosos e tocantes. Com certeza, assistindo-os, você irá sorrir ou irá chorar ou ambos como nunca antes fez assistindo a algum filme e a sensação de leveza ao final de cada um deles é algo fantástico.
Nesta lista não irei colocar os clássicos, mas somente filmes com temática contemporânea e por ordem cronológica.

15- Peppermint Candy (Bakha Satang, 1999) de Lee Chang-dong/; País: Coréia do Sul, Japão


peppermint-candy

Sinopse: Na primavera de 1999, um homem de meia-idade, bem vestido, Kim Yong-ho (Sol Kyung-gu), encontra-se deitado à beira de um lago por baixo de uma ponte ferroviária. A não muitos metros do homem encontra-se um grupo de amigos, que fundou uma espécie de clube naquele mesmo local há cerca de 20 anos atrás. Aparentemente por acaso, Kim Yong-Ho junta-se ao grupo e é imediatamente reconhecido por um dos elementos como tendo sido um dos primeiros membros desse grupo, na altura aspirante a fotógrafo. Incompreensivelmente, Yong-Ho, não se consegue integrar no grupo, é uma pessoa completamente destruída psicologicamente. Num ápice, sobe a ponte ferroviária e atira-se para a frente de um comboio, dizendo: "Vou voltar atrás!".


14- Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wa, 2000) de Wong Kar-Wai/ País: Hong Kong



Sinopse: Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.


13- As Coisas Simples da Vida (Yi Yi: A One and a Two , 2000) de Edward Yang/ País: Taiwan



Sinopse: NJ Jian mora com sua esposa, seus dois filhos e a sogra já idosa, formando uma típica família de classe média. NJ é sócio de uma bem-sucedida empresa de computação, mas, se não buscar novos rumos, em breve irá à falência. Para tanto, ele busca fazer uma parceria com Ota, um inovador designer de jogos de computação no Japão, que pode dar o novo toque que sua empresa precisa. Mas as coisas começam a dar para os Jian quando a integrante mais velha da família sofre um derrame e entra num coma o qual poderá nunca mais acordar. Neste meio termo, NJ ainda reencontra Sherry, seu primeiro amor de infância, que reaparece em sua vida, agora casada com um americano.


12- My Sassy Girl (Yeopgijeogin Geunyeo, 2001) de Jae Young Kwak/ País: Coréia do Sul


MY_SASSY_GIRL_2001 (1)

Sinopse: Kyun-woo, o narrador, volta ao lugar onde, há dois anos, foi enterrada uma “cápsula do tempo”. Ele combinou se encontrar ali com “Ela”. No metropolitano, dois anos antes, ao fim do dia, o jovem estudante universitário se cruza com uma jovem num estado de embriaguez lamentável. As circunstâncias vão levar a que passem muito tempo juntos, apesar da personalidade dominadora e abusiva dela, tornando-se “uma espécie de” namorados. A início, Kyong-woo, quer apenas ajudá-la a curar a mágoa que julga ver nela, libertando-a das memórias de um passado doloroso, mas a relação entre os dois parece fortalecer-se gradualmente.


11- Oasis (Oasiseu, 2002) de Lee Chang-dong/ País: Coreia do Sul


Oasis3

Sinopse: Jong-gu sai da prisão e regressa ao lar. Apesar de ter quase trinta anos, é imaturo e irresponsável e visto como um embaraço por todos os membros da família, que, notoriamente, preferiam que ele não tivesse regressado. Sempre sem pensar muito no modo como os outros encaram os seus actos, o ex-presidiário de ideias simples decide visitar a família do homem cujo atropelamento mortal o levou à cadeia, levando-lhes um presente e os seus cumprimentos. Antes de ser escorraçado, conhece Gong-ju (Moon), uma jovem que padece de paralisia cerebral. De modo algo paralelo com o que sucede a Jong-gu, a família dela coloca-a aparte, abandonando-a sozinha no apartamento e preferindo pagar aos vizinhos para olhem por ela. Jong-gu decide voltar...


10- Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom, 2003) de Kim Ki Duk/ País: Coréia do Sul



Sinopse: Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito.


09- A Moment to Remember (Nae Meorisokui Jiwoogae, 2004) de John H. Lee/ País: Coreia do Sul


A-Moment-To-Remember-Nae-meorisokui-jiwoogae_54
Sinopse: Su-jin, sempre foi uma garota um pouco esquecida. Ela acaba de sair de um mal relacionamento com um homem casado e tenta recomeçar sua vida. Ela então conhece Chul-soo, um homem bruto e de sentimentos frios. Su-jin, apesar da frieza de Chul-soo, se apaixona perdidamente por ele. Pode o amor tocar o coração de alguém tão frio? Só que os "esquecimentos" de Su-jin, não param de aumentar, o que parecia algo simples, parece que se tornou algo muito grave... Como você se sentiria se esquecesse o amor da sua vida, sua família, amigos, trabalho, tudo? Será que o amor pode vencer todos os obstáculos?

08- Memories of Matsuko (Kiraware Matsuko no Issho, 2006) Tetsuya Nakashima/ País: Japão


memories

Sinopse: Sho é um rapaz que ainda não sabe o que fazer da sua vida e para "animá-lo" sua namorada o deixa. Sozinho no seu apartamento, desanimado, é acordado pelo seu pai, que já fazia certo tempo que n?o via e este tem um pedido para ele: Arrumar o apartamento da sua tia que havia sido encontrada morta no dia anterior. Apesar de nunca ter visto essa mulher Sho vai ao seu apartamento e começa a arrumá-lo, encontrando vários recordos de uma tia que nunca conheceu e pouco a pouco, através das várias pessoas que passaram em sua vida, ele vai conhecendo tudo o que aconteceu com ela, desde sua infância até sua morte. Memories of Matsuko é um filme excelente, belo... e trágico!


07- A Man who was Superman (Shupeomaenyieotdeon Sanai, 2008) de Yoon-Chul Jeong/ País: Coreia do Sul


fullsizephoto47702

Sinopse: Uma bela produtora decide fazer um documentário sobre a vida de seu vizinho maluco, que tem certeza absoluta de que é o Superman.


06- A Partida (Okuribito, 2008) de Yojiro Takita/ País: Japão


Departures

Sinopse: Daigo Kobayashi, é um jovem casado que acabou de ser dispensado da orquestra na qual tocava violoncelo. De repente, vagando pelas ruas sem emprego ou mesmo esperanças em relação à carreira, Daigo, decide voltar para sua cidade natal na companhia da esposa. Lá, o único trabalho imediato que lhe aparece é como "nokanshi", uma espécie de coveiro especial responsável pela cerimônia de lavagem e vestimenta dos mortos antes que suas almas caminhem para o outro mundo. Daigo, comporta-se com seriedade, algo como um burocrata, um porteiro entre o céu e a terra. Ocorre que seu trabalho é simplesmente desprezado pela esposa de Daigo e por todos ao seu redor. Mas é através da morte que ele finalmente compreende o sentido da vida.


05- More Than Blue (Seulpeumboda Deo Seulpeun Iyagi, 2009) de Won Tae-yeon/ País: Coreia do Sul


More Than Blue_2
Sinopse: K e Cream, conheceram-se quando estavam no colégio. K, foi abandonado por seus pais, mas que lhe deixaram uma grande quantia de dinheiro, enquanto Cream, perdeu sua família inteira em um acidente de trânsito. Seus passados semelhantes os unem, de modo que passam a morar juntos, enquanto K, somente observa Cream, trocar de namorado constantemente, escondendo o que sente por ela. Sabendo que o maior medo de Cream, é ficar sozinha, K, esconde o fato de estar morrendo e a apressa para casar com um alguém saudável. É aí que Cream, avisa que apaixonou-se pelo médico Joo-hwan, e que os dois vão se casar.


04- Náufrago da Lua (Kimssi Pyoroogi, 2009) de Hae Joon Lee/ País: Coreia do Sul


kimssi-pyoryugi-(2009)-large-picture

Sinopse: O homem chamado KIM, pula nas calmas e escuras águas do rio Han. Ele acorda em uma ilha sem nome neste rio que corta a movimentada Seul. Dia após dia sua vida solitária porém extraordinária na ilha, desperta a curiosidade da menina encorajando-a aos poucos a sair desta vida de isolamento.


03- Hello Ghost (Hellowoo Goseuteu, 2010) de Kim Young-Tak/ País: Coreia do Sul


mov_6GAC71_20110111113546_1

Sinopse: Um homem que falha em uma tentativa de suicídio e começa a ver fantasmas. Ele redescobre seu amor pela vida, apaixona-se por uma enfermeira e percebe que o único jeito de se livrar de quatro fantasmas que o atormentam é ajudá-los a finalizar tarefas que eles deixaram incompletas enquanto ainda eram vivos.


02- A Árvore do Amor (Shan Zha Shu Zhi Lian, 2010) de Zhang Yimou/ País: China


ARVORE_DO_AMOR

Sinopse: Realizado em 2010, esse filme de Zhang Yimou é inspirado em livro homônimo, publicado na internet em 2007.

A história se passa durante a Revolução cultural na China. Uma jovem estudante é enviada para o campo para reeducação. Chegando lá, ela conhece um jovem que trabalha na área de geologia na região. Aos poucos, eles se apaixonam. Ela é de familia pobre (o pai foi preso acusado de ser burguês), e ele de familia proeminente (a mãe se suicidou, era a favor do capitalismo). Eles passam anos se vendo as escondidas, até que a mãe dela descobre, e diz que eles só podem se ver de novo quando ela completar 25 anos. Mas o destino traz surpresas para ambos.


01- Miracle in Cell No. 7 (7Beonbangui Seonmool, 2013) de Hwan-kyung Lee/ País: Coreia do Sul


Free download 1080p 720p movie google drive Miracle in Cell No. 7, South Korea, 2013, Hwan-kyung Lee, Seung-ryong Ryu, So Won Kal, Dal-su Oh, Man-sik Jeong 2

Sinopse: Lee Yong Goo tem a mente de uma criança de seis anos, que na verdade é a idade de sua filha, Ye Sung. Um dia a filha de um chefe de polícia morre em um estranho acidente e Yong Goo é acusado e sentenciado a morte por sequestro, agressão sexual e assassinato de um menor.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário