30 FILMES ESSENCIAIS DO GÊNERO ITALIANO ''WESTERN SPAGHETTI''


O Western Spaghetti é o gênero mais popular do cinema italiano que teve seu auge durante a década de 1960 e 1970, diversas produções foram feitas neste gênero, mais de 1000 filmes foram rodados. O gênero era considerado um subgênero do western por ser produções de baixo orçamento filmados na Itália ou na Espanha sendo muito diferentes dos westerns feitos nos EUA, que eram produções de grande porte e com orçamentos estrondosos feitos em locações imponentes no oeste e no sul do país.
O subgênero ficou conhecido como um gênero de fato após a trilogia dos dólares do cineasta Sergio Leone, mais precisamente após o lançamento do último filme da trilogia, ''Três Homens em Conflito'' (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo, 1966), considerado por muitos críticos, cinéfilos (inclusive este que vos fala) como o melhor filme já realizado na história do cinema.
O gênero é um marco do cinema por lançar filmes que possuíam elencos de diversidade étnica diversas. Esses filmes possuíam identidade própria principalmente em seus contextos narrativos e visuais, eles eram elegantes em suas propostas, ousados em sua linguagem, subversivos em termos políticos e extremamente estilizados.
Este é um gênero bastante cultuado e a maioria dos filmes desta lista são os meus filmes de cabeceira.
A lista está em ordem cronológica.


30- Por um Punhado de Dólares (Per un Pugno di Dollari, 1964) de Sergio Leone


Sinopse: Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.


29- Por uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollare in Più, 1965) de Sergio Leone


 Sinopse: Quando dois caça-recompensas rivais compreendem que os dois estão atrás do mesmo assassino, eles juntam forças na esperança de entregá-lo na justiça.

 

28- Uma Pistola Para Ringo (Una Pistola per Ringo, 1965) de Duccio Tessari

 Sinopse: Após assaltar o banco local, uma gangue liderada pelo cruel Sancho se refugia em uma fazenda tomando como reféns seus habitantes. Os homens do xerife Bem, não podem atacar com medo de colocar em risco a vida dos reféns, então resolve enviar Ringo, que passa "uns tempos na cadeia" após exterminar uma outra gangue, para se infiltrar entre os assaltantes, libertar os prisioneiros e salvar os reféns. Com músicas do famoso mestre Ennio Morricone e outra grande participação de Giuliano Gemma no papel de Ringo, esta é uma produção que certamente irá agradar a todos, imperdível!


27- O Dólar Furado (Un Dollaro Bucato, 1965) de Giorgio Ferroni


Sinopse: Giuliano Gemma é um soldado que retorna da guerra para lutar uma outra em casa... Sem ele saber, seu irmão se transformou num pistoleiro infame chamado "Black Jack" que derrota os pistoleiros locais. Giuliano Gemma concorda em fazer uma emboscada para matar "Black Jack". E somente aí, que descobre quem realmente é o fora-da-lei. Com vingança no coração, ele se volta contra seus empregadores...


26- Três Homens em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo, 1966) de Sergio Leone


Sinopse: O inimitável Homem sem Nome se alia a dois pistoleiros para ir atrás de uma fortuna em ouro roubado. Mas o trabalho em equipe não é uma atividade comum aos fora-da-lei, e eles logo descobrem que seu maior desafio é ficar vivo em um país devastado pela guerra.


25- A Morte Anda a Cavalo (Da Uomo a Uomo, 1966) de Giulio Petroni


Sinopse: Ainda criança Bill (John Phillip Law), é a única testemunha do assassinato de toda a sua família por quatro assaltantes. Quinze anos depois, ele vai atrás dos assassinos em busca de vingança. Durante sua jornada, ele cruza o caminho de Ryan (Lee Van Cleef), um ex-condenado que acabou de sair da cadeia, e também quer se vingar dos bandidos que o colocaram na cadeia. Juntos os dois formam uma dupla nada comum em busca do mesmo objetivo, mas por diferentes razões.


24- Joe, O Pistoleiro Implacável (Navajo Joe, 1966) de Sergio Corbucci


Sinopse: Joe (Burt Reynolds, em um de seus primeiros papéis como protagonista) é o guerreiro Navajo que enfrenta sozinho o bando liderado por Duncan (Aldo Sambrell) após o massacre de sua aldeia. Demonstra certa crítica social abordando o tema dos índios. Trilha sonora épica de Ennio Morricone.


23- O Dia da Desforra (La Resa Dei Conti, 1966) de Sergio Sollima


Sinopse: A trama principal do filme tem início quando Jonathan Corbett (Lee Van Cleef, num de seus melhores papéis) topa de imediato perseguir um exímio atirador de facas mexicano Cuchillo Sanchez (Tomas Milian, maravilhoso), quando passa a saber numa típica festa da alta sociedade local patrocinada por Brockston (Walter Barnes) que o sujeito é acusado de violentar e matar uma menina de 12 anos. Cuchillo não se demonstra nada difícil de ser encontrado, só que ele sempre arranja uma maneira de fugir por causa da sua invejável esperteza, enquanto o pistoleiro continua tentando botar as mãos nele.


22- Uma Bala Para o General (El Chuncho, Quien Sabe?, 1966) de Damiano Damiani


Sinopse: Durante a Revolução Mexicana um jovem americano misterioso (Castel) se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chucho (Volonté). A partir daí iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde. Mas quando o Gringo resolve colocar em prática seus ideais juntamente com o grupo de bandidos, El Chucho descobre que as verdadeiras armas de guerra não pertencem a nenhum exército. Numa terra devastada pela pobreza e violência, será possível comprar a liberdade com uma única bala?


21- Django (1966) de Sergio Corbucci


Sinopse: Na fronteira mexicana duas gangues rivais aterrorizam uma pequena cidade sem lei. Uma é liderada pelo Major Winchester Jack e a outra pelo General H. Rodrigues. De repente, os dois exércitos de bandidos são pegos de surpresa pelo mais temido pistoleiro do velho oeste, Django. Arrastando um misterioso caixão atrás de si, ele retorna para vingar a morte de sua esposa e banhar de sangue as ruas da cidade. Os tiroteios e confrontos são inevitáveis. Django está determinado em seu plano de vingança. Mas, o que será que ele carrega naquele caixão?


20- O Dia da Ira (I Giorni Dell'ira, 1967) de Tonino Valerii


Sinopse: Scott (Giuliano Gemma) é um desafortunado limpador de ruas na cidade de Clifton no Arizona. Quando Frank Talby (Lee Van Cleef) chega na cidade, os dois iniciam uma grande amizade e Talby acaba atirando em um dos valentões que zombavam de Scott. Após isso, Talby resolve ir embora, pois esta perseguindo Wild Jack, um "ex-parceiro de negócios" que lhe deve 50 mil dólares e Scott resolve acompanhá-lo. Ele quer aprender a atirar e ser rápido no gatilho para se tornar um pistoleiro como Talby. Quando os dois capturam Wild Jack, ficam sabendo que ele foi traído por alguns moradores de Clifton, que agora estão com o dinheiro. Porém as coisas se complicam para os dois pistoleiros, e eles têm que abrir caminho a balas. Agora, como um pistoleiro temido e respeitado por todos, Scott e seu companheiro Talby retornam a Clifton para recuperar o dinheiro, mas as coisas não saem conforme o planejado...


19- Sujos e Sem Lei (El desperado, 1967) de Franco Rossetti


Sinopse: Depois de ser salvo de um enforcamento sumário, fora-da-lei vaga pelo deserto até se deparar com um soldado confederado agonizante. Depois de sua morte, veste-se com seu uniforme, rouba seu cavalo e sua arma e se faz passar por confederado. Ao chegar na cidade natal do soldado, é confundido pelo pai cego com o filho e se apaixona pela mulher que toma conta da casa.


18- O Preço de um Homem (El Precio de un Hombre, 1967) de Eugenio Martín


Sinopse: Foragido e perseguido pelo matador de aluguel Luke Chilson (Richard Wyler), o fora-da-lei José gomez (Tomas Millian) retorna para sua cidade natal, onde era conhecido como um homem bom. Ele é protegido pelos habitantes da cidade, mas aos poucos eles vão percebendo que o antigo José Gomez havia dado espaço a um bandido perigoso e sem medo. O filme, dirigido por Eugenio Martín e com primorosa atuação de Tomas Millian, é um dos principais clássicos do spaguetti-western de todos os tempos.


17- Réquiem Para Matar (Requiescant, 1967) de Carlo Lizzani


Sinopse: O único sobrevivente do massacre de sua família e seu povo, por um predador itinerante e sua ambiciosa mulher, um menino ferido carregará por toda sua vida marcas profundas que jamais irão apagar de sua memória. Anos mais tarde, já homem e com muita sede de vingança, Réquiem sai em busca de Ferguson, o exterminador de sua família. Ele terá a oportunidade de ficar face a face com aquele que deverá lhe prestar contas.


16- Quando os Brutos se Defrontam (Faccia a Faccia, 1967) de Sergio Sollima


Sinopse: Um professor de história, em tratamento de saúde, conhece um pistoleiro foragido, que o fascina e inspira a tornar-se também um violento bandoleiro.


15- O Vingador Silencioso (Il Grande Silenzio, 1968) de Sergio Corbucci


Sinopse: Bando de assassinos sanguinários liderado pelo perverso Loco esconde-se nas montanhas de Utah. Depois que o marido de Pauline se torna a última vítima de Loco, ela contrata um matador de aluguel, Silence, para se vingar do facínora.


14- Os Violentos Vão para o Inferno (Il Mercenario, 1968) de Sergio Corbucci


Sinopse: Franco Nero, Jack Palance e Tony Musante estrelam este clássico dos filmes de western, dirigido pelo especialista no gênero Sergio Corbuci. O mercenário Kowalski (Nero) é especialista em armas e usa suas habilidades como assassino profissional. As coisas se complicam quando ele bate de frente com o malfeitor Ricciolo (Palance).


13- Era uma Vez no Oeste (C'era una Volta il West, 1968) de Sergio Leone


Sinopse: Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.


12- Os Quatro Malvados (Ognuno per sé, 1968) de Giorgio Capitani


Sinopse: Depois de um longo tempo procurando, finalmente ele encontra o ouro. Porém, sem ajuda ele não consegue extrair o ouro, sem sócios e sem confiança. E quando o ouro está na mão, confiar pode ser uma proposta muito perigosa. O ouro de homem, agora dividido com mais três. E esta preocupante aliança pode ser destruida pela dúvida ou pela desconfiança. Eles atravessaram o deserto conduzidos por VAN HEFLIN, que já foi agraciado com um OSCAR. Então eles escondem o ouro, em quem Sam Cooper pode confiar? Manolo, um rapaz que ele tinha como um filho? Uma vigorosa loura misteriosa? Ou Mason, seu velho inimigo?



11- Se Encontrar Sartana, Reze Pela Sua Morte (Se Incontri Sartana, Prega per la Tua Morte, 1968) de Gianfranco Parolini


Sinopse: Tudo começa com o violento roubo a uma diligência, quando um cofre repleto de ouro é roubado e os passageiros são massacrados pelos bandidos. Após uma série de traições e tiroteios, o fruto do roubo acaba nas mãos do assassino Lasky. Mas o anti-herói Sartana começa a investigar o crime e segue a pista dos seus autores.


10- Cemitério sem Cruzes (Une corde, un Colt..., 1969) de Robert Hossein


Sinopse: Impiedosamente perseguido pela família Rogers desde uma briga por causa de gado, Ben Caine (Benito Stefanelli) é chamado de volta para Caine Ranch. Apesar da carta desesperada da esposa Maria (Michèle Mercier), os Rogers impiedosamente enforcam Ben na sua frente. Tomada pelo desejo de vingança e sem a ajuda de seus dois cunhados, Maria pede ajuda a Manuel (Robert Houssein), um enigmático pistoleiro que usa uma luva preta apenas em uma das mãos. Preocupado com o passado ele prefere viver sozinho numa antiga cidade fantasma. Manuel tem profundos sentimentos por Maria e não reluta em ajudá-la em seu plano, arrumando um emprego no rancho dos Rogers. Ele sorrateiramente sequestra Johanna (Anne-Marie Balin), filha única de Pa Rogers (Daniele Vargas). Com Johanna nas mãos, Maria fica na posição perfeita para se vingar dos Rogers, mas as coisas não são tão simples quanto o planejado.


09- Tepepa (1969) de Giulio Petroni



Sinopse: Medico inglês salva líder mexicano e acaba também sendo perseguido pelas forças do governo mexicano, que quer recapturar o rebelde a qualquer custo.


08- O Preço do Poder (Il Prezzo del potere, 1969) de Tonino Valerii



Sinopse: O Presidente James Garfield chega em seu trem ao estado do Texas onde irá debater suas reformas políticas. Sua posição antiescravatura é extremamente impopular com os locais, particularmente a Jefferson, o xerife corrupto e Pinkerton o banqueiro. Secretamente eles planejam matar o presidente, pois sabem que seu sucessor poderá ser comprado. Ben Willer descobre que seu pai foi assassinado pelo xerife, pois sabia dos planos contra o presidente. Mas, apesar de seus esforços o assassinato tem sucesso, e um negro leal à causa do presidente é acusado e aprisionado. Agora, ajudado por Arthur McDonald o assistente do presidente, cabe a Willer fazer justiça, custe o que custar...


07- Sabata: O Homem que Veio para Matar (Ehi Amico... c'è Sabata, hai Chiuso!, 1969) de Gianfranco Parolini


Sinopse: Um cofre contendo dinheiro do Exército dos Estados Unidos é roubado do banco da cidade de Dogherty. No dia seguinte, o pistoleiro Sabata alcança os bandidos e resgata o cofre. Ele, com ajuda de Carrincha e Alley Cat, descobre que Stengel, Fergusson e o juiz O'Hara, pessoas importantes da cidade, estão envolvidas no roubo. Exige uma recompensa para não denuncia-las mas Stengel tenta elimina-lo diversas vezes, sem sucesso. Banjo, um misterioso músico, também ajuda Sabata inicialmente, mas alia-se a Stengel mediante grande recompensa para matar Sabata.


06- Trinity é o Meu Nome (Lo chiamavano Trinità, 1970) de Enzo Barboni



Sinopse: A dupla de heróis do desastre, rápidos no gatilho e bons de briga, tentam salvar uma cidade das mãos de ladrões de gado, cruéis e sanguinários. O diabólico xerife da cidade também está envolvido nesta aventura cheia de adrenalina. E na medida em que Trinity resolve interferir nos planos dos bandidos, a tensão aumenta. Esta situação explosiva, atira violentamente os dois irmãos de encontro a um clímax incrível. Com muita ação, tiros e humor, nossos herois do barulho tentarão salvar a cidade e seus colonos das garras dos bandidos. Uma aventura imperdível!


05- Companheiros (Vamos a matar, compañeros, 1970) de Sergio Corbucci


Sinopse: O contrabandista de armas Yolaf Peterson (Franco Nero) planeja fazer uma venda para o guerrilheiro Mongo (Francisco Bódalo), mas o dinheiro está trancado num cofre no banco e somente o Professor Xantos (Fernando Rey), um prisioneiro dos americanos, sabe a combinação. Yolaf concorda em soltar Xantos, acompanhado pelo relutante guerrilheiro Basco mais um antigo parceiro de negócios de Yolaf, John "Mão-de-Madeira" (Jack Palance), tem outras idéias. Este faroeste político feito por Corbucci foi considerado um dos melhores bangue-bangues feitos na Europa. Imperdível!


04- Quando Explode a Vingança (Giù la Testa, 1971) de Sergio Leone


Sinopse: Juan Miranda (Rod Steiger) é um camponês rude com coração de Robin Hood. Sean Mallory (James Coburn) é um revolucionário irlandês que é especialista em dinamite e vive agora no México. Após um início complicado eles passam a atuar juntos e se envolvem em um ousado plano de fuga para libertar prisioneiros políticos e na defesa de seus compatriotas contra a milícia de um sádico oficial.


03- O Grande Duelo (Il grande duello, 1972) de Giancarlo Santi


Sinopse: Atirador torna-se protetor de um rapaz acusado de ter assassinado importante líder sindical. Um grande mistério envolve o rapaz, seu advogado e o verdadeiro assassino. A verdade, surpreendente, obriga-o a tomar uma difícil posição.


02- Meu Nome é Ninguém (Il mio nome è Nessuno, 1973) de Tonino Valerii


Sinopse: De autoria da grande lenda do faroeste Sergio Leone (The Good, the Bad and the Ugly), chega um bangue-bangue de arrepiar! O jovem e ambicioso pistoleiro conhecido como "Ninguém" (Terence Hill, de Call me Trinity), está de olho em ídolo, o Rei do Gatilho, conhecido como Jack Beauregard (Henry Fonda, de Era uma Vez no Oeste) que já pensa em se aposentar. Decidido a evitar que seu herói deixe o cano do revólver esfriar, ele lhe prepara uma emboscada com os piores bandidos do Oeste, apenas para vê-lo em ação pela última vez, o que resulta em um desfecho memorável, que se tornou um dos mais fmosos em comédias de ação.


01- Keoma (1976) de Enzo G. Castellari


Sinopse: Ao final da Guerra Civil Americana, um pistoleiro mestiço, cansado de fazer da morte um meio de vida, retorna para aquilo que um dia costumava ser seu lar. Seu nome é Keoma. Porém, agora sua cidade natal está totalmente destruída pela peste e sob o comando de um homem chamado Capitão Caldwell. Seus meio-irmãos Butch, Sam e Lenny trabalham para o Capitão e Keoma se vê sozinho contra todos eles. Agora ele está preso no meio de uma batalha selvagem entre inocentes colonos, bandidos sádicos e seus meio-irmãos. Em uma terra de ninguém, o grito de um homem ecoa clamando por justiça... a qualquer custo, um preço que será pago a balas!



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Olá ! qual é o nome do filme que o personagem principal salva o homem do enforcamento com um tido bem na corda e foge com ele no cavalo ?

    ResponderExcluir
  2. Olá ! qual é o nome do filme que o personagem principal salva o homem do enforcamento com um tido bem na corda e foge com ele no cavalo ?

    ResponderExcluir