15 GENIAIS FILMES DO GÊNERO ''SOUTHERN GOTHIC'' SEM CUNHO SOBRENATURAL





O Southern Gothic ou American Gothic são aqueles filmes que se utilizam de elementos góticos como suspense, o macabro e o sobrenatural que remetem a cultura dos povos que habitam o sul dos Estados Unidos. 

Ao contrário do seu gênero pai os filmes desta lista irão focar apenas nos filmes que não possuem um cunho mágico e fantasioso mas sim nos elementos macabros e de suspenses reais que criticam de forma crua, explorando as questões sociais e políticas como racismo, preconceito, violência banal, fanatismo religioso, exploração de classes sociais, misoginia e etc. Revelando o caráter cultural e mórbido do sul dos Estados Unidos, trocando os castelos góticos e decrépitos pelas plantações decadentes de milho.

Aqui não há o horror sobrenatural e sim real. Os filmes deste gênero que são de natureza sobrenatural irão constar em outra lista.


Os filmes estão dispostos em ordem cronológica.


15- Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951); Dirigido por: Elia Kazan



Sinopse: Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado. O filme é uma aula de interpretação por parte de Brando e Vivien Leigh.

14- O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, 1955); Dirigido por: Charles Laughton


Sinopse: Baseado em romance de Davis Grubb, conta a história de um assassino de viúvas ricas que, ao sair da prisão, persegue uma família para encontrar o dinheiro que o pai, que conhecera na cadeia, havia guardado em lugar não revelado.

13- A Adolescente (La Joven / The Young One, 1960); Dirigido por: Luis Buñuel


Sinopse: Uma pérola rara na carreira do mestre do surrealismo. Inspirado num conto do escritor Peter Matthiessen, A Adolescente é o único filme dirigido nos Estados Unidos pelo cineasta espanhol que construiu carreira entre a Espanha, o México e a França. A produção, que conta com a brilhante fotografia em preto e branco de Gabriel Figueroa, e tem como tema central a história de um homem que vive em uma ilha isolada na costa da Carolina, tendo como companhia apenas uma adolescente. Porém, um clima de tensão é formado com a chegada de um fugitivo negro e de um padre.

12- O Sol É Para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962) ; Dirigido por: Robert Mulligan


Sinopse: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

11- Por que Tem que Ser Assim? (The Heart Is a Lonely Hunter, 1968); Dirigido por: Robert Ellis Miller


Sinopse: John Singer é surdo-mudo. Ele vive num quarto alugado na casa da garota Mick. Os dois tornam-se amigos, mesmo diante da dificuldade de comunicação entre eles. Além disso, Mick apresenta muitos traumas de adolescência. É isso o que leva Singer a fazer de tudo para ajudar a menina, assim como ele faz com todas as pessoas que necessitam de ajuda. A questão é que não há ninguém que o ajude a resolver os próprios problemas.

10- Caçada Humana (The Chase, 1966); Dirigido por: Arthur Penn


Sinopse: O xerife Calder (Marlon Brando) tem problemas a resolver numa cidadezinha quando Bubber (Robert Redford) foge da prisão e é acusado de assassinato. O problema é que o filho do magnata de petróleo Val Rogers (E.G. Marshall) está tendo um caso com a esposa de Bubber, que acabou de escapar da prisão, e Rogers quer Bubber fora do caminho para poder encobrir o caso do filho. Só que Calder quer achar o prisioneiro vivo e não quer ceder ao magnata do petróleo.

09- No Calor da Noite (In the Heat of the Night, 1967); Dirigido por: Norman Jewison


Sinopse: Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino.

08- O Estranho Que Nós Amamos (The Beguiled, 1971); Dirigido por: Don Siegel



Sinopse: Clint Eastwood e Geraldine Page estrelam este tenso drama psicológico sobre amor e traição. Durante a Guerra Civil Americana, um soldado da União ferido é abrigado pela diretora e pelas estudantes de um colégio para garotas no Sul do país. Enquanto sua saúde melhora, seu desejo aumenta. Contudo, poderia ele confiar que estas mulheres do inimigo não iriam entregá-lo? Ele se arrisca, mas logo percebe que suas benfeitoras não são confiáveis para receberem... seu amor ou sua vida! Sua ambição e luxúria voltam-se contra ele e o enredo o joga através de uma série de eventos de abalar os nervos, incluindo algumas cenas que estão entre as mais duras e mais chocantes presentes no cinema. Dirigido por Don Siegel, com uma trilha sonora maravilhosa de Lalo Schifrin (compositor do tema de Missão Impossível), este Thriller, que mexe com as emoções do espectador, está situado em uma das eras mais românticas da história dos EUA.

07- Amargo Pesadelo (Deliverance, 1972); Dirigido por: John Boorman



Sinopse: Um grupo de amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatty) e Drew Ballinger (Ronny Cox), decide descer pela última vez as correntezas de um rio antes que o mesmo se torne uma represa. Apesar de advertidos pelo pessoal da região, ignoram os perigos existentes e partem rumo a uma arriscada aventura. Baseado no romance de James Dickey's.

06- Sangue Selvagem (Wise Blood, 1979); Dirigido por: John Huston



Sinopse: Um jovem pobre, ambicioso e pouco educado do sul dos Estados Unidos está determinado a ser alguém e, para tal, decide tornar-se pregador e funda a sua própria igreja.

05- O Confronto Final (Southern Comfort, 1981); Dirigido por: Walter Hill


Sinopse: Quando nove homens da Guarda Nacional entram no pântano da Louisiana para um treinamento de rotina, eles não se dão conta que terão que lutar com unhas e dentes por suas vidas. Por causa de um erro de julgamento, eles acabam causando uma guerra com os enfurecidos moradores locais que conhecem o território como a palma de suas mãos. Com pouquíssima munição e totalmente confusos com a situação em que se encontram, a inocente esquadra terá que encontrar uma solução com o pouco recurso que lhes resta. Ou serão caçados, um a um como animais.

04- Mississipi em Chamas (Mississippi Burning, 1988); Dirigido por: Alan Parker


Sinopse: Mississipi, 1964. Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI, investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante.

03- O Reflexo do Mal (The Reflecting Skin, 1990); Dirigido por: Philip Ridley



Sinopse: Seth Dove (Jeremy Cooper) tem apenas sete anos, e vê o mundo por uma ótica muito particular. Seth acredita que sua vizinha é uma vampira, e fará de tudo para impedir o relacionamento entre ela e seu irmão mais velho (Viggo Mortensen). O diretor Philip Ridley construiu um sufocante retrato da perda da inocência em que assassinatos, pedofilia, loucura e morbidez servem como um assustador rito de passagem.

02- Cabo do Medo (Cape Fear, 1991); Dirigido por: Martin Scorsese



Sinopse: Max Cady (Robert De Niro), um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás, cumpriu sua pena e agora está livre. Ele pretende se vingar de Sam Bowden (Nick Nolte), seu ex-advogado, que deliberadamente omitiu informações que alterariam a decisão do júri. Ele pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, Leigh Bowden (Jessica Lange), sua mulher, e Danielle (Juliette Lewis), sua filha adolescente, mas pretende fazer isto da forma mais legal possível, pois enquanto cumpria pena estudou todos os aspectos legais possíveis.

01- Ruína Azul (Blue Ruin, 2003); Dirigido por: Jeremy Saulnier


Sinopse: A história de um misterioso indivíduo que vivia tranquilamente. Ele tem sua rotina perturbada e resolve retornar ao lugar em que cresceu para executar uma vingança, mas logo falha em proteger sua família, provando-se um terrível assassino.



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário