15 OBRAS-PRIMAS DO GÊNERO ''ROAD MOVIE''



Os filmes do gênero Road Movies são as obras que focam na liberdade e na busca de um lugar que define cada ser humano. São obras que possuem um caráter muito crítico em relação a existência e na transformação através do autoconhecimento.

Esses filmes são singulares e cada um deles possuem em estilo primoroso de reflexão. As obras aqui listadas são transcendentais e o farão ter uma outra perspectiva do que é ser livre, são filmes que fará seu senso de liberdade gritar mais alto e com certeza alguns deles se tornarão seu filme de cabeceira. 

Os filmes estão dispostos em ordem cronológica, tenham uma excelente viagem.

15- Aquele Que Sabe Viver/ Dirigido por: Dino Risi/ País: Itália/ Gênero: Drama, Comédia/ Ano: 1962


 
Sinopse: No verão de 1962, Bruno, um playboy quarentão, leva Roberto, um tímido estudante de direito, para uma viagem de dois dias pelas estradas de Roma e da Toscana. Neste período, vivem uma série de aventuras e desventuras, com um desfecho surpreendente.

 

14- Sem Destino/ Dirigido por: Dennis Hopper/ País: EUA/ Gênero: Drama, Aventura/ Ano: 1969

 

 
Sinopse: O filme que revelou Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson e se tornou um símbolo dos anos 60 e das mudanças comportamentais. Em busca de sexo, drogas e rock and roll, Hopper e Fonda são dois jovens que cruzam os Estados Unidos em suas motocicletas. No caminho vão encontrando personagens estranhos, como um advogado alcoólatra interpretado por Jack Nicholson. E a trilha sonora é uma maravilha a parte, com os mestres psicodélicos da época, como Jimi Hendrix, Byrds, Steppenwolf...
 
 

13- No Decurso do Tempo/ Dirigido por: Wim Wenders/ País: Alemanha/ Gênero: Drama/ Ano: 1976

 

 
Sinopse: Um técnico de projetores de cinema viaja pela Alemanha visitando cinemas desativados quando encontra um homem recém separado. Eles ficam amigos e resolvem viajar juntos.


12- Conta Comigo/ Dirigido por: Rob Reiner/ País: EUA/ Gênero: Drama, Aventura/ Ano: 1986

 

 
Sinopse: Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos - o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) - estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. Cheio de humor e suspense, o filme é baseado no romance "The Body", de Stephen King.


11- Rain Man/ Dirigido por: Barry Levinson/ País: EUA/ Gênero: Drama/ Ano: 1988


Sinopse: Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.


 10- Bird People In China/ Dirigido por: Takashi Miike/ País: Japão/ Gênero: Drama, Aventura/ Ano: 1998

 

 
Sinopse: The Bird People in China fala sobre um funcionário japonês (Mr. Wada) que é convocado por sua empresa a ir para o interior da China em busca de pedras de jade (pedra ornamental típica da China). Junto com ele vai um yakuza (Mr. Shen)que tem ligações com sua empresa e aguarda as pedras como pagamento de uma dívida. Mal sabem que o que os aguarda é uma jornada de autoconhecimento pelo coração da província de Yun Nan na China.


09- Verão Feliz/ Dirigido por: Takeshi Kitano/ País: Japão/ Gênero: Drama/ Ano: 1999

 

 
Sinopse: É verão e o pequeno Masao (Yusuke Sekiguchi) não tem com quem brincar. O cinquentão Kikujiro (Takeshi Kitano) jamais seria a companhia ideal para um garoto de nove anos de idade: é impaciente, arrogante e gosta de mandar nos outros. Mas os dois saem em busca da mãe que Masao nunca conheceu, numa viagem que mostrará que a realidade não é nada sem a magia.


08- Uma História Real/ Dirigido por: David Lynch/ País: EUA/ Gênero: Drama, Biografia/ Ano: 1999

 

 
Sinopse: Baseado em fatos reais, filme conta a história de Alvin Straight, homem de 73 anos que efetua uma jornada de centenas de quilômetros usando um trator cortador de grama como transporte. O motivo da viagem? Fazer as pazes com o irmão que está gravemente doente.
 
 

07- As Confissões de Schmidt/ Dirigido por: Alexander Payne/ País: EUA/ Gênero: Drama, Comédia/ Ano: 2002


Sinopse: Warren Schmidt (Jack Nicholson) é um homem que 60 anos que precisa lidar com a recente aposentadoria e também com a morte repentina de sua esposa. Incerto sobre seu futuro e também sobre seu passado, ele parte em uma jornada rumo ao Nebraska para ajudar no casamento de sua filha Jeannie (Hope Davis) com Randall (Dermot Mulroney), um vendedor de camas d'água. Entretanto, cada novo passo que Warren dá parece ser sempre errado, fazendo com que ele acredite que o fim de sua vida será igual ao seu passado: um grande fracasso. Até que Warren decide dividir sua jornada com um inesperado amigo: um jovem garoto da Tanzânia o qual ele patrocina pagando 73 centavos por dia. Em suas longas cartas ao garoto Warren expõe sua história e passa a ver com outros olhos sua própria vida.


06- Sideways: Entre Umas e Outras/ Dirigido por: Alexander Payne/ País: EUA/ Gênero: Drama/ Ano: 2004

 

 
Sinopse: Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.


05- Um Longo Caminho/ Dirigido por: Yasuo Furuhata, Zhang Yimou/ País: Hong Kong/ Gênero: Drama/ Ano: 2005


 
Sinopse: Pela primeira vez em muitos anos, Takata Gou-ichi sai da pacata vila de pescadores em que vive e parte no trem-bala em direção a Tóquio. Sua nora, Rie, lhe telefonara avisando que seu filho, Ken-ichi, estava seriamente adoentado e chamando pelo pai em seu leito de morte. No entanto, quando Takata chega à metrópole ele descobre que as palavras de Rie não eram exatamente verdadeiras. Ken-ichi está de fato acamado no hospital, mas recusa-se a ver o pai, com quem havia brigado muitos anos antes. Devastado, Takata recebe de Rie uma fita contendo imagens de um video realizado por Ken-ichi, cujas imagens o conduzem a uma intensa jornada de autodescoberta.


04- Pequena Miss Sunshine/ Dirigido por: Jonathan Dayton, Valerie Faris/ País: EUA/ Gênero: Drama, Comédia/ Ano: 2006


 
Sinopse: Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.


03- Na Natureza Selvagem/ Dirigido por: Sean Penn/ País: EUA/ Gênero: Drama, Biografia/ Ano: 2007

 

Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.


02- O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar a Esquina/ Dirigido por: Stephan Komandarev/ País: Bulgária/ Ano: 2008

 

 
Sinopse: O que existe num jogo? Para um jovem rapaz que deixou seu país para trás, perdeu a memória e esqueceu seu amor, um jogo pode ser a única saída. É assim para Alex, um rapaz búlgaro que cresceu para ser um homem alemão. Depois de um acidente de carro, Alex sequer se lembra de seu nome. Numa tentativa de curar essa amnésia, Bai Dan - avô de Alex - chega a Alemanha e organiza uma viagem espiritual ao passado do neto. A idéia é voltar ao país de origem do rapaz, cruzando a Europa por diversos lugares. Durante a viagem eles jogam gamão - ao mesmo tempo simples, mas o mais complexo dos jogos. É a partir desse jogo que Alex vai descobrir quem ele é.


01- O Abraço da Serpente/ Dirigido por: Ciro Guerra/ País: Argentina, Colômbia, Venezuela/ Gênero: Aventura, Drama/ Ano: 2015

 

 
Sinopse: Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar.
 
O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário