11 FAROESTES QUE SE PASSAM NO INVERNO


Esta é uma premissa de temática do faroeste muito pouco explorada e dos poucos filmes que existem a maioria são magníficos. Aqui listei os filmes que para mim são os que melhores representam esse estilo de filme filmados nesta temática e cenografias gélidas.
São filmes que mostram toda a magnitude do gênero na opressão das nevascas causadas por um clima selvagem e inclemente. Estes filmes são obras-primas do western.
Os filmes estão dispostos em orem cronológica.

11- E O Sangue Semeou A Terra (Anthony Mann, 1952)/ País: EUA


Sinopse: Homem lidera um grupo de pioneiros ao Oregon, onde iniciarão uma nova vida. No caminho, porém, eles passam por uma série de percalços e dificuldades.

10- Dominados Pelo Terror (William A. Wellman, 1954)/ País: EUA

 
Sinopse: Isolada pela neve, uma família é ameaçada por conflitos internos e por um mortífero e traiçoeiro predador, neste inovador faroeste da produtora Batjac, de John Wayne. Robert Mitchum estrela como Curt Bridges, um dos três filhos da severa matriarca Ma Bridges e seu marido, fraco e alcoólatra. Com o gado do rancho sendo atacado pelo fugaz felino matador, Bridges e seus dois irmãos, Arthur e Harold, são forçados a enfrentar a fera para salvar a herança da família. Teresa Wright é sua amarga irmã solteirona e Diana Lynn é a jovem vizinha que desperta tensões – e paixões – inflamadas em meio à crescente crise familiar..

09- Quadrilha Maldita (André De Toth, 1959)/ País: EUA


Sinopse: O implacável Jack Bruhn (Burl Ives) e seu bando de renegados da Cavalaria do Exército dominam um remoto povoado do oeste ilhado pela neve. Só o rancheiro Blaise Starrett (Robert Ryan), que com a chegada dos desertores reagiu e reclamou por suas terras e pela mulher que ama, enfrentando o bando de assassinos. Caubóis e rancheiros são obrigados a deixar suas diferenças de lado para salvar a cidade de Jack Bruhn e a sua quadrilha. Obra-prima do gênero.

08- O Vingador Silencioso (Sergio Corbucci, 1968)/ País: Itália

 
Sinopse: Bando de assassinos sanguinários liderado pelo perverso Loco esconde-se nas montanhas de Utah. Depois que o marido de Pauline se torna a última vítima de Loco, ela contrata um matador de aluguel, Silence, para se vingar do facínora.



07- Meu Revólver é Minha Lei (Sergio Merolle, 1968)/ País: Itália


Sinopse: Scaife, o líder sádico de uma gangue de ladrões de gado, aterroriza o povo de uma cidade do Colorado. Bill Ransom, o xerife aposentado, é o único capaz de levantar-se contra Scaife e os seus homens.

06- Quando os Homens São Homens (Robert Altman, 1971)/ País: EUA


Sinopse: Logo após ao início do século XX John McCabe (Warren Beatty), um homem com um passado misterioso, vai até um remoto povoado do oeste americano para montar o primeiro prostíbulo da comunidade. Inicialmente pensa em algo simples, mas então aparece Constance Miller (Julie Christie), uma cafetina, que lhe convence que se o bordel for mais luxuoso os clientes, após experimentarem algo melhor, gostarão de ter uma prostituta mais bonita e camas com lençóis de linho. Constance propõe que McCabe entrasse com o dinheiro e ela administraria o prostíbulo. Ela então usa o dinheiro de John para construir um bordel que se torna o principal centro de crescimento da localidade, mas isto chama a atenção de forasteiros que querem comprar por o negócio de McCabe.


05- Mais Forte que a Vingança (Sydney Pollack, 1972)/ País: EUA

 
Sinopse: Ex-soldado veterano da guerra mexicano-americana (1846-48), Jeremiah Johnson abandona a farda e busca refúgio no Oeste. Ele se torna um montanhês, vivendo como caçador. No inverno, com muitas dificuldades para sobreviver, faz contato com índios da tribo crow e se torna amigo do chefe. Ele se casa com uma nativa crow e, depois, encontra uma mulher atacada por guerreiros blackfoot, tribo rival dos crow. A mulher, enlouquecida, deixa seu filho sob os cuidados de Johnson, que assim forma uma família.
 
Mas Johnson é forçado a voltar para o exército e deve guiar as tropas sobre a terra sagrada dos crow. Os índios querem vingança por esse ato. Ao voltar para a montanha, Johnson iniciará uma longa sequência de lutas com os crow, que mandarão durante anos seus melhores guerreiros, um a um, para matá-lo.

04- Condenados a Viver (Joaquín Luis Romero Marchent, 1972)/ País: Espanha



Sinopse: Uma diligência cheia de prisioneiros é escoltada por guardas pelas montanhas. Depois que são atacados por bandidos, apenas um sargento e sua bela filha sobrevivem, junto a sete prisioneiros assassinos e sádicos, perdidos em um ambiente inóspito e selvagem.

03- O Vale Sombrio (Andreas Prochaska, 2014)/ País: Áustria

 
Sinopse: Um vale remoto de alta montanha, no final do século 19. Um estranho, Greider, chega a uma comunidade da aldeia clannish e pergunta se ele pode tomar abrigo para o inverno. Ele sabe segredos sombrios dos moradores. Uma série de mortes misteriosas segue.


02- Os Oito Odiados (Quentin Tarantino, 2015)/ País: EUA


Sinopse: Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que ele espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.


01- O Regresso (Alejandro González Iñárritu, 2015)/ País: EUA


Sinopse: Em uma expedição pelo desconhecido deserto americano, o lendário explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção.

 
Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário