15 FILMES CLÁSSICOS ESSENCIAIS SOBRE SAMURAIS




Estes filmes são grandes obras-primas do cinema nipônico que retratam uma etnia muito importante de sua história, os samurais. Os samurais eram soldados e assassinos muito bem treinados na arte de manusear a katana (espada japonesa) e várias outras armas brancas, eles conviviam com a sina de seguir o Bushido (caminho do guerreiro). Os samurais ou ronis (samurais sem mestre) possuíam um rígido senso de honra, ética e moral onde qualquer transgreção implicava no seppuku (suicídio).
Os samurais permeiam a cultura pop há várias décadas e são uma rica e fantástica fonte para se contar histórias atemporais, o gênero do cinema nipônico que retrata estas histórias se denomina como Chanbara. Neste segmento os filmes são feitos obedecendo algumas metódicas regras, de forma teatral, eles brincam com a espera antes da luta ou da grande cena final, que implica numa épica e violenta batalha ou um Dai-Ketto (grande duelo).
No cinema, os samurais ficaram há muito tempo esquecidos fora do Japão, mas agora estão voltando com força total. Aqui estão alguns dos mais importantes filmes sobre samurais do gênero Chanbara da história do cinema, os filmes estão listados de forma aleatória:


15- Orochi (Buntaro Futagawa, 1925)




Sinopse: Heisaburo Kuritomi é um bom homem que se envolve em brigas e sendo acusado injustamente, acaba sendo expulso pelo seu senhor, tornando-se um Ronin. Sempre buscando limpar o seu nome e manter sua honra acaba se envolvendo em novas desgraças, sendo sempre compreendido pelos outros como culpado. Heisaburo não compreende como o mundo pode ser tão cruel e questiona-se se há justiça no mundo, quando o mundo o mostra cada vez mais que ele estava errado.


14- Os Sete Samurais (Akira Kurosawa, 1954)




Sinopse: Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.


13- Trono Manchado de Sangue (Akira Kurosawa, 1957)




Sinopse: No Japão do século XVI, os samurais Washizu e Miki encontram uma feiticeira na volta para casa depois de vencerem uma batalha. Ela prevê que Washizu será o Senhor do Castelo do Norte. Esse é o início de uma sangrenta luta pelo poder. Adaptação da peça "Macbeth", de Shakespeare.


12- Yojimbo, o Guarda-Costas (Akira Kurosawa, 1961)




Sinopse: História de uma cidade dividida por duas gangues rivais no Japão do século 19. Com a chegada de um samurai, que toma posição entre as gangues, os conflitos culminam com o aparecimento de um dos oponentes portando uma arma de fogo.



11- Sanjuro (Akira Kurosawa, 1962)


Sinopse: Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo, o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.

10- Harakiri (Masaki Kobayashi, 1962)



Sinopse: Por meio de flashbacks, o filme narra a trágica história de um samurai forçado a vender sua espada real para sustentar sua esposa doente e seu filho. É incitado à vingança quando descobre que seu genro cometeu harakiri - forma honrosa para um samurai cometer suicídio - com uma espada de bambu também por falta de dinheiro.


09- Sanbiki no Samurai (Hideo Gosha, 1964)



Sinopse: Shiba, um samurai errante, encontra-se com um grupo de camponeses que sequestraram a filha do tirânico magistrado para conseguirem a diminuição dos impostos. Shiba adere a causa e convence mais dois samurais leais ao magistrado a se juntarem à sua luta contra o tirânico sistema feudal.

08- A Espada da Besta (Hideo Gosha, 1965)



Sinopse: Gennosuke, guerreiro de um clan, mata um dos ministros do clan como parte de um plano revolucionario. Ele é perseguido por seus companheiros que buscam desesperadamente a vingança para o seu clan, porém Gennosuke recebe a ajuda de um mestre espadachim que poderá dar a ele uma chance de sobreviver.

07- Samurai Assassino (Kihachi Okamoto, 1965)



Sinopse: Nos últimos dias do xogunato, um ronin ambicioso se envolve em um plano para matar o premier Li Naosuke, favorável à abertura do Japão para aos estrangeiros. Destaque para a antológica batalha final.


06- Rebelião (Masaki Kobayashi, 1967)



Sinopse: Mãe do único filho vivo do senhor de um clã do Japão feudal, Ichi é raptada e separada de seu marido Yogoro por esse senhor. Então, Yogoro e seu pai, o samurai Isaburo, entram em conflito com o raptor e seus homens para ter Ichi de volta.


05- Os Sete Rebeldes (Kihachi Okamoto, 1968)




Sinopse: Obra-prima que revolucionaou o gênero chambara. Um ex-samurai e um camponês se envolvem num perigoso conflito dentro de um clã. Filme de samurai que mistura ação e humor, com influência do western spaghetti.


04- Tirania (Hideo Gosha, 1969)



Sinopse: Um grupo de samurais matou todos os moradores de uma vila de pescadores e o samurai Magobei (Tatsuya Nakadai), indignado, abandona o clã, a esposa e a cidade onde morava. Três anos depois, os samurais do clã planejam um massacre semelhante e decidem matar Magobei para silenciá-lo. A partir daí começa o acerto de contas entre o clã e o ex-samurai.


03- A Espada da Maldição (Kihachi Okamoto, 1971)



Sinopse: Sem compaixão e em busca de sua glória pessoal, um samurai vaga pelas aldeias espalhando morte, sangue e desprezo, até que é desafiado por um guerreiro tão hábil quanto ele.

02- Lobo Solitário: A Espada da Vingança (Kenji Misumi, 1972)


Sinopse: Nesse primeiro filme da série, baseada no mangá de Kazuo Koike, nos é contada a história por trás da origem do Lobo Solitário. Ogami Itto, o executor oficial do xogunato, é vítima de uma armação, feita pelo clã Yagyu, que o fez parecer desleal ao regime a que servia. Pai e filho, então, partem em uma batalha contra o clã Yagyu.



01- Kagemusha, a Sombra do Samurai (Akira Kurosawa, 1980)



Sinopse: Shingen, um poderoso Senhor da Guerra, torna-se lendário como o lema que decora os seus estandartes: "veloz como o vento, silencioso como a floresta, feroz como o fogo, inalterável como a montanha". Em meio a uma grande guerra, Shingen, seriamente ferido, ordena ao clã que use algum sósia para o substituir caso faleça - para manter a sua morte em segredo, evitando assim o ataque dos seus inimigos. Mas este é um vulgar criminoso que tem de aprender a transformar-se num grande líder e comandar um exército de 25.000 leais guerreiros Samurai... Drama épico sobre conflitos feudais no Japão do século XVI, "Kagemusha" ganhou o grande prémio do festival de Cannes 1980, e é considerado um marco na carreira do conceituado realizador Akira Kurosawa.




Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário