15 NEO-WESTERNS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR!


O Neo-Western é um subgênero que transporta a narrativa dos faroestes para o mundo moderno, filmes deste subgênero são fascinantes por mostrar que o Western não é um conceito limitado em relação à narrativa e a contemporaneidade da linguagem visual e estética.

Alguns destes filmes podem ser considerados Westerns Revisionistas que é um outro subgênero do Western que conversa intimamente com o complexo conceito apresentado nos Neo Westerns mas que são diferentes em alguns aspectos narrativos e de época. 

Estes filmes  são espetaculares que irão agradar a todos os fãs de Westerns Clássicos, é um novo conceito e subjetividade de encarar um dos gêneros mais completos do cinema.
A lista está disposta em ordem cronológica.

15- Sua Última Façanha (Lonely are the brave, 1962); Dirigido por: David Miller; País: EUA


Sinopse: Jack Burns, um cowboy ferozmente independente, vai parar de propósito na cadeia para depois escapar com Paul Bondi, um velho amigo que foi sentenciado à penitenciária.


14- O Indomado (Hud, 1963); Dirigido por: Martin Ritt; País: EUA


Sinopse: O inconsequente Hud Bannon (Paul Newman) vive para beber, brigar e seduzir. Idolatrado por seu sobrinho adolescente, Lonnie (Brandon De Wilde), vive em conflito com o pai, Homer (Melvyn Douglas), um conservador fazendeiro. Charmoso, porém cínico e rebelde, ele tenta ainda conquistar a empregada Alma (Patricia Neal).


13- Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967); Dirigido por: Arthur Penn; País: EUA



Sinopse: Durante a era da Grande Depressão, Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) são dois jovens que se conhecem de forma inusitada, acabam se apaixonando e tornam-se uma das duplas de assaltantes mais famosas de toda a história americana. Baseado em fatos reais.


12- Os Implacáveis (The Getaway, 1972); Dirigido por: Sam Peckinpah; País: EUA


Sinopse: Doc McCoy está preso há quatro anos. Para escapar ele trama um plano ousadíssimo: pede à sua esposa Carol, para fazer um acordo com Jack Beynon, um político corrupto. Neste acordo, Doc ganha a liberdade e em troca, assalta um banco no Texas para dividir o dinheiro com Beynon. Depois de planejar meticulosamente o assalto, Doc conta com a cumplicidade de Rudy e Jackson, dois capangas de Baynon. Porém, durante o assalto a quadrilha se desentende e Rudy acaba eliminando Jackson. Percebendo que vai ser traído por Rudy, Doc vai ao encontro de Baynon, para dividir o produto do roubo. No entanto, o político facínora tem outros planos: além de ficar com todo o dinheiro, ele quer ficar com Carol. E para isso vai usar toda a sua astúcia política

11- Justiça Selvagem (Walking Tall, 1973); Dirigido por: Phil Karlson; País: EUA


Sinopse:  Buford "The Bull" Pusser, é um lutador cuja esposa deseja que ele tenha uma vida mais calma. Assim, ele e sua família retornam para sua cidade natal no Tennessee, onde planeja trabalhar com seu pai na serraria. Porém, logo ao chegar, Buford fica chocado com o que descobre, a cidade vive mergulhada em todo tipo de atividades ilegais e corrupção. E, quando ele se torna uma vitima desses crimes, resolve contra-atacar e parte para cima do xerife Al Thurman que é manipulado por uma gangue de criminosos. Isso detona uma série de represálias contra Buford que agora tem que lutar pela vida de seus familiares. Usando apenas um bastão de madeira como arma, Buford declara guerra contra os criminosos e luta para fazer a lei e a ordem retornarem a cidade, ou vai morrer tentando.

10- Dillinger: O Gângster dos Gângsteres (Dillinger, 1973); Dirigido por: John Milius; País: EUA


Sinopse: Após um confronto em que cinco agentes do FBI acabam mortos, os oficiais de Kansas City apontam John Dillinger como homem a abater. Enquanto esperam que ele quebre a lei federal, procuram prender outros mafiosos, ao mesmo tempo que os assaltos a bancos de Dillinger o tornam uma espécie de herói popular. Ao fugir da prisão, ele conhece Pretty Boy Floyd e Baby Face Nelson, que se juntam ao gangue, e cuja onda mais intensa de roubos o torna rapidamente no Inimigo Público Nº1.


09- O Homem que Burlou a Máfia (Charley Varrick, 1973); Dirigido por: Don Siegel; País: EUA


Sinopse: Tres Cruces, Novo México. Charley Varrick (Walter Matthau) é um assaltante que, juntamente com seus cúmplices, rouba um pequeno banco e consegue US$ 765 mi. Porém o que eles não sabiam é que ali também havia dinheiro da Máfia. Do susto e medo inicial ele parte para uma confrontação direta com os assassinos, querendo eliminá-los pois, se não matá-los, morre.


08- Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (Bring Me the Head of Alfredo Garcia, 1974); Dirigido por: Sam Peckinpah; País: EUA


Sinopse: Alfredo Garcia engravida a filha de um latifundiário mexicano que revoltado, oferece um milhão de dólares pela cabeça do sujeito. Bennie, um músico fracassado, e sua namorada saem à procura de Alfredo o problema é que vários caçadores de recompensa saem atrás dele também.


07- Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, 1976); Dirigido por: John Carpenter; País: EUA


Sinopse: Los Angeles. As gangues de rua resolveram se unir e declarar guerra à polícia. Neste contexto, um pai estaciona seu carro no subúrbio para que a filha possa comprar um sorvete. Ela é assassinada a sangue frio pelo integrante de uma gangue. O pai parte atrás dele e o mata com vários tiros, fugindo em seguida para a 13ª DP. Ethan Bishop (Austin Stoker) assumiu há pouco tempo a delegacia, que deve ser fechada nos próximos dias. O local conta apenas com Leigh (Laurie Zimmer) e uma telefonista, além de três prisioneiros que aguardam a chegada de um médico para tratar de um deles. Com a chegada do pai, logo a delegacia é cercada por gangues. Aqueles que estão dentro dela, sejam policiais ou prisioneiros, terão que unir forças para defendê-la.


06- A Outra Face da Violência (Rolling Thunder, 1977); Dirigido por: John Flynn; País: EUA



Sinopse: O Major Charles Rane (William Devane) volta da guerra e recebe vários presentes para sua cidade natal por ser um herói de guerra. Alguns bandidos gananciosos decidem roubar o major e acabam matando sua esposa e filho. Com a mão dilacerada pelos bandidos, o major pede ajuda a Johnny (Tommy Lee Jones), um amigo que fez na guerra, para se vingar dos bandidos.

05- O Limite da Traição (Extreme Prejudice, 1987); Dirigido por: Walter Hill; País: EUA


Sinopse: Na fronteira do Texas, quem dita as leis é o texas ranger Jack Benteen, auxiliado pelo veterano xerife Hank Pearson. Eles combatem o tráfico da cocaína vinda do méxico, responsabilidade de um poderoso traficante chamado Cash Bailey, que no passado foi amigo de infância do ranger. O barril de pólvora se incendeia quando chega à cidade um destacamento de soldados oficialmente mortos em combate, e usados pelo governo em missões secretas - neste caso, eliminar Cash Bailey.

04- A Balada do Pistoleiro (Desperado, 1995); Dirigido por: Robert Rodriguez; País: EUA



Sinopse: À procura da vingança por causa da morte da namorada, Mariachi carrega um estojo com guitarra cheio de armas e mergulha de cabeça no submundo da fronteira. Com a ajuda de seu melhor amigo (Steve Buscemi) e de uma linda proprietária de livraria (Salma Hayek), eles saem à caça de Bucho (Joaquim de Almeida), um poderoso traficante de drogas mexicano. Mas o bandido tem um exército esperando para dar-lhe proteção. Neste confronto explode um filme de ação ininterrupta, com uma grande dose de humor, fazendo de A Balada do Pistoleiro uma aventura que você não pode perder.


03- Três Enterros (The Three Burials of Melquiades Estrada, 2005); Dirigido por: Tommy Lee Jones; País: EUA



Sinopse: Após ser morto, Melquiades Estrada (Julio Cedillo) é rapidamente enterrado em um deserto localizado no oeste do Texas. Após ser encontrado o corpo é enterrado novamente, agora no cemitério da cidade de Van Horn. Pete Perkins (Tommy Lee Jones), capataz de um rancho local e o melhor amigo de Melquiades, decide cumprir uma promessa feita a ele de que, caso morresse, levaria seu corpo para sua família no México. Para tanto Pete sequestra Mike Norton (Barry Pepper), um policial da fronteira que foi também o assassino de Melquiades, e o obriga a mais uma vez desenterrar o corpo. Com seu prisioneiro a reboque e carregando o corpo, que está amarrado em uma mula, Pete inicia uma jornada através do México.



 02- Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men, 2007); Dirigido por: Ethan Coen Joel Coen; País: EUA



Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).



01- A Qualquer Custo (Hell or High Water, 2016); Dirigido por: David Mackenzie; País: EUA



Sinopse: Quando perdem a fazenda da família em West Texas, dois irmãos, um ex-presidiário e um pai divorciado com dois filhos decidem assaltar um banco para se re-estabelecerem financeiramente. No entanto, a dupla cruza com um delegado que fará de tudo para impedi-los.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Leandro, prazer

    Vi, há algum tempo, numa mostra, um western bem recente, estrelado por Hillary Swank e Tommy Lee Jones. Drama terrível. Nem vou falar do filme, que me impressionou muito pelo realismo das cenas e da história contada. Gostaria que você comentasse, se possível!

    Obrigado, Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, tudo bem.

      Estou tentando trazer mais críticas para o blog mas o meu tempo infelizmente é curto. Esse filme é o Dívida de Honra um Western Revisionista que está nos meus planos para postar uma crítica. Em breve eu irei me dedicar mais a críticas e esse filme com certeza será um dos primeiros.

      Abraço.

      Excluir