20 ESPETACULARES THRILLERS SUL-COREANOS CONTEMPORÂNEOS



A Coréia do Sul nos últimos anos se transformou numa potência econômica e este progresso refletiu em todos os aspectos no país, incluindo o cinema. Enquanto sua ''vizinha'' a Coréia do Norte, é asfixiada por uma ferrenha e ridícula ditadura militar que priva seus cidadãos das necessidades mais básicas a separando do restante do mundo, não havendo lá, nem conexão à internet. O cinema sul coreano tem se destacado nesta ultima década com excelentes produções que estão redefinindo gêneros e paradigmas transformando a arte cinematográfica mundial.
O gênero mais influente do cinema neste país é o triller, que são filmes que contém ação, drama, terror e mistério que remetem máfias, assassinos seriais e claro... vinganças. A verossimilhança destas produções dão uma característica ousada e única. Aqui, não existem heróis que desafiam as leis da gravidade com muita ação performática e coreografias metodicamente elaboradas como as maiorias produções japonesas e chinesas, a ação é crua e brutal com nuances e características de ultra violência. Não espere finais felizes ou trágicos, no cinema sul coreano, tudo é possível.
Estas produções sul coreanas possuem elementos peculiares que refletem a cultura, política e leis do país ou região onde se passam os filmes. Aqui, listei os 20 trillers que mais gostei e que de alguma forma me fizeram ser o cinéfilo que sou hoje.
Esta é a primeira lista das várias que farei sobre o cinema da Coréia do Sul. Os filmes estão dispostos em ordem cronológica.

20- Zona de Risco (Chan-wook Park, 2000)


Sinopse: Na fronteira que separa a Coréia do Norte da do Sul, dois soldados da Coréia do Norte foram mortos, supostamente por um soldado da Coréia do Sul. As 11 balas encontradas no corpo dos soldados levantam dúvidas. A investigação da equipe sueca da fronteira suspeita que outra parte desconhecida possa estar envolvida - tudo indica um plano para encobrir algo. A verdade é mais simples do que se pode imaginar e muito mais trágica.

19- Sympathy for Mr. Vengeance (Chan-wook Park, 2002)

Sinopse: Ryu, jovem surdo-mudo, cuida da irmã, que precisa de um transplante de rim. Após ser demitido e enganado em uma negociação em que perde o próprio rim, Ryu, decide sequestrar a filha do ex-patrão, que desencadeará uma espiral de sangue, violência e vingança.

18- Old Boy (Chan-wook Park, 2003)


Sinopse: 1988. Oh Dae-su, é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que, na verdade, é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

17- Memórias de um Assassino (Joon-ho Bong, 2003)


Sinopse: Baseado em uma fantástica história real, "Memórias de um Assassino" se passa na província de Gynnggi, na Coréia do Sul, durante uma ditatura militar. O corpo de uma jovem, brutalmente assassinada, é achado pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade se repete. Em um local onde isso nunca havia acontecido, os tiras se preparam para os crimes cometidos por um assassino em série. Começa então, uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Doo-Man.

16- O Gosto da Vingança (Kim Jee Woon, 2005)


Sinopse: Sun-woo é o homem de confiança de Kang, um poderoso chefão da máfia. Sua nova missão é vigiar a jovem namorada de Kang para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sun-woo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio. Kang, inconformado com a traição, manda matar Sun-woo, que reage com uma vingança sangrenta e brutal.

15- Lady Vingança (Chan-wook Park, 2005)


Sinopse:  Aos 19 anos Lee Geum-Ja, é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja, passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek ,e põe em prática seu minucioso plano.

14- No Mercy for the Rude (Cheol-hie Park, 2006)


Sinopse: Killa, é um fanático por touradas e como não pode se dedicar a isto em seu país, aplica seu sonho no trabalho. Ele é um assassino profissional, mas com certas regras: só mata aqueles que verdadeiramente merecem, ou como diz, ‘No Mercy for the Rude’. Dedica-se a isto por precisar de dinheiro rápido, dinheiro que necessita para uma operação. Seu problema? Killa tem a língua curta e não consegue falar. Cada vez que tenta abrir a boca, sente uma enorme vergonha, mas sua destreza com as facas o ajudará a ser um dos melhores na profissão. Quer poder falar para dizer a sua paixão de infância que a ama, precisando antes disso também encontrá-la.

13- Caminhos do Crime (Yu Ha, 2006)


Sinopse: Kim é um gângster charmoso e carismático que, às vesperas de completar 30 anos, sente que está perdendo prestígio em sua organização. Vítima de uma maré de azar e encarregado de tarefas banais, Kim parece estar fadado a um posto menor sem muitas perspectivas de ascensão. Sua última chance de virar a mesa aparece quando um rico industrial entra em contato com seu chefe para encomendar a morte de um promotor de justiça. Ao mesmo tempo, Kim reencontra um velho amigo de infância, agora cineasta, que pde ajuda para escrever um roteiro sobre o crime organizado. Dividido entre dois caminhos para o reconhecimento, o gângster decide rumar em direção ao poder. Poder que pode ter um preço alto demais.

12- Sem Fôlego (Yang Ik-Joon,2008)


Sinopse: O bandido Hong-Soon conhece a estudante Han Yeon-Heui, que finge ser de boa família, mas na verdade é vítima de seu pai e de seu irmão. Ambos têm problemas com o passado e com a violenta realidade do presente.

11- O Caçador (Hong-jin Na, 2009)

Sinopse: Joong-ho Eom, é um detetive que se tornou cafetão por problemas financeiros, mas está de volta a ação, quando percebe que suas meninas estão desaparecendo uma após a outra. Uma pista o faz perceber que todas elas estavam com o mesmo cliente, identificado pelos últimos dígitos do celular. Então, o ex-detetive embarca numa caçada feroz ao homem, convencido de que ele ainda possa salvar Kim Mi-jin, a última menina desaparecida e assim acabar com este mistério.

10- Mother: A Busca Pela Verdade (Joon-ho Bong, 2009)


Sinopse: Hye-ja, é a mãe solteira de Do-joon, de 27 anos de idade. Seu filho é a razão de sua vida. Apesar de um adulto, Do-joon, é ingênuo e dependente de sua mãe, e às vezes comporta-se de maneira estúpida ou simplesmente perigosa. Ele é uma fonte constante de ansiedade para todos. Um dia, uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-joon, é acusado de seu assassinato. Um advogado ineficiente e uma força policial apática fecham o caso de Do-joon, muito rapidamente e inspiram sua mãe a agir por conta própria. Convocando todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém, ela parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.

09- Eu Vi o Diabo (Kim Jee Woon, 2009)


Sinopse: A noiva de um agente secreto é morta por um serial killer. Cego pela fúria, ele começa a investigar os possíveis suspeitos do crime, até finalmente identificar o culpado. Mas, ao invés de matá-lo, resolve pôr em prática uma terrível e lenta vingança.


08- O Homem de Lugar Nenhum (Jeong-beom Lee, 2010)

Sinopse: A única ligação de um ex-agente especial do CHA, Tae-shik, com o resto do mundo é uma menina, So-mi, que mora nas proximidades. Sua mãe, Hyo-Jeong, contrabandeia drogas de uma organização de tráfico de drogas e confia Tae-shik, com o produto, sem deixá-lo saber. Os traficantes descobrem sobre o contrabando e sequestram Hyo-Jeong e So-mi. A gangue promete libertá-los se Tae-shik, fazer uma entrega para eles, no entanto, o que eles realmente planejam é um grande complô para eliminar um líder rival de drogas. Quando o corpo de Hyo-Jeon, é descoberto, Tae-shik, percebe que a vida de So-mi, também pode estar em perigo. Tae-shik, fica furioso com a perspectiva de que So-mi, pode já estar morta e se prepara para uma batalha, pondo sua própria vida em risco.

07- Sem Misericórdia (Kim Hyeong-Joon, 2010)

Sinopse: Kang, um médico legista, examina o corpo de uma mulher assassinada cujas extremidades foram tiradas do corpo. As pistas apontam para Lee Sung-ho, mas com a prisão dele, a filha de Kang é sequestrada e ele deverá salvá-la.


06- Bedevilled (Chul-soo Yang, 2010)

Sinopse: Hae-Won, que após ter vivido várias complicações na sua vida quotidiana, decide retirar-se por um tempo na ilha remota onde costumava passar férias em criança com os seus avós. Uma vez chegada ao destino, reencontra Bok-Nam , uma mulher com quem teve uma amizade de infância. Mas Hae-Won rapidamente percebe que Bok-Nam vive um autêntico pesadelo na ilha.


05- The Yellow Sea (Hong-jin Na, 2010) 

Sinopse: Fronteira entre a Rússia, a China e a Coreia do Norte. Cheio de dívidas, próximo da miséria, um homem aceita um contrato para assassinar alguém. É o seu último recurso para prover às necessidades da sua família. Pouco sabe sobre o seu alvo. Mas nunca imaginou a sucessão de acontecimentos que iriam ocorrer...



04- Hwayi: O Garoto Monstro (Joon-Hwan Jang, 2013)


Sinopse: A quadrilha de cinco membros, liderada por Seok-Tae, sequestra um menino chamado Hwai e leva o bebê como se fosse o seu próprio filho. Seok-tae, um líder frio, mas carismático, Ki-tae, um motorista especialista , Jin-Sung, um planejador ideal , Bum-Soo, um especialista em armas e Dong-Bum um actionist frio. Hwai foi trazido para um único objetivo, aprendizagem de seus cinco pais em vez de ir à escola, mas se adaptou à vida, sem saber do seu passado. Contudo, Seok-tae Hwai que queria ser tão forte quanto seus pais, Ele está envolvido em uma das missões dos seus pais, e descobre a verdade sobre si mesmo. Depois em que um tiro foi disparado ... Hwai enfrenta a verdade escondida e tudo em torno dele começa a mudar!

03- Montage (Jung Geun-Sub, 2013)

Sinopse: Um sequestrador desapareceu há 15 anos sem deixar rastros. Pouco depois do estatuto de limitações expirar, outro sequestro muito semelhante acontece. 3 pessoas lutam para resolver o caso antes que seja tarde: o avô, que perdeu sua neta, uma mãe, que tem buscado o sequestrador de sua filha há 15 anos, e um detetive com sentimento de culpa, que busca de qualquer jeito resolver este caso.


02- Novo Mundo (Hoon-jung Park , 2013)

Sinopse: O chefe do sindicato do crime está morto, deixando seus dois principais tenentes. Aproveitando a oportunidade, a polícia lança uma operação chamada de "Novo Mundo", com a arma perfeita. Braço direito do chefe, Ja-sung (Lee Jung-jae,), tem sido um agente infiltrado por 8 anos, acompanhado de perto pelo manipulador chefe de polícia Kang (Choi Min-sik, Oldboy). Com um bebê a caminho, ele vive com um medo mortal de ser exposto, Ja-sung está dividido entre seu dever e honra como policial, e os membros da gangue ferozmente leais que vão segui-lo ao inferno, se preciso.


01- The Handmaiden ( Park Chan-wook, 2016)

Sinopse: Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários: