50 FILMES CLÁSSICOS ESSENCIAIS PARA A CULTURA GEEK/NERD!



Estes filmes são o que há, para mim, de mais importante na cultura pop cinematográfica que remete a mitologia ''NERD'', uma nomenclatura muito deturpada nos dias hoje. Afinal o que é ser ''NERD''? Para mim é entender a complexidade de alguma coisa, saber dissertar uma opinião baseando-se na profundidade, não se limitando a conceitos alienados.
A maioria dos filmes ''NERDS"" contemporâneos perderam a magia de serem grandes produções que conseguem retirar emoções sinceras do público mais criativo, a criatividade foi substituída por fugas. Explosões e cenas de luta tomaram o lugar do subjetivo tornando o entendimento dos filmes algo superficial, quase nulo, substituindo os exigentes fãs por pessoas que procuram por distrações e que se orgulham em manter um pensamento infantil, mas não pueril, daquilo que é jogado no espectador sem nenhum critério.
Os filmes desta lista são clássicos atemporais, filmes que os verdadeiros NERDS não podem deixar de conhecer e apreciar.
Os filmes estão dispostos em ordem cronológica!

50- Viagem à Lua (Le Voyage Dans, 1902) de Georges Méliès/ País: França

Sinopse: Uma expedição formada por corajosos homens vai para o satélite da Terra, onde encontra seres nada amistosos, são capturados e devem fugir para retornar ao nosso planeta.

49- Frankenstein (1931) de James Whale/ País: EUA

Sinopse: Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein, procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz, para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz, seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro. Ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldma, um tutor de Frankenstein, no passado; Elizabeth, a noiva de Frankenstein; e Victor, seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento, mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.

48- King Kong (1933) de Ernest B. Schoedsack, Merian C. Cooper/ País: EUA

Sinopse: Um cinegrafista fracassado, em sua tentativa desesperada de fazer um best-seller, contrata uma atriz recém-desempregada chamada Ann Darrow, e embarca em um navio fretado para a Ilha da Caveira. Lá, eles encontram uma tribo de nativos que veneram um gorila gigante, de nome Kong. Ann Darrow, é sequestrada e oferecida como sacrifício a Kong. Para recuperá-la, os tripulantes, o cinegrafista e o escritor do filme têm que enfrentar dinossauros, insetos gigantes e o próprio gorila, que se apaixonou pela atriz. Depois de resgatada, Ann Darrow, tenta libertar Kong do cinegrafista, que teve a ideia de exibi-lo na Broadway, e lucrar com isso. Kong, escapa e destrói quase toda a cidade em busca de sua amada. A cena final, no Empire State Building, é uma das cenas mais reproduzidas da história, aparecendo até em desenhos infantis e comédias.

47- O Dia Em Que A Terra Parou (The Day The Earth Stood Still, 1951) de Robert Wise/ País: EUA

Sinopse: O alienígena Klaatu viaja, juntamente do robô Gort, por 200 milhões de milhas para chegar à Terra e mandar uma mensagem a todos os seus representantes: se continuarem constituindo uma ameaça a outros planetas (com a criação de foguetes essa ameaça existiria em breve), todo o planeta deve ser exterminado! Porém, assim que chega à Terra – mais precisamente em Washington – as pessoas não parecem querer ouví-lo, e fazem de sua presença uma grande ameaça. Acuado, Klaatu (de aparência igual à dos terráqueos) vai conviver por um tempo com uma típica família de classe média, para decidir se vale a pena ou não tentar realmente salvar nosso planeta.

46- Guerra dos Mundos (The War of the Worlds, 1953) de Byron Haskin/ País: EUA

Sinopse: Laureado com Prêmio da Academia® de efeitos especiais*, esta eletrizante adaptação do assustador livro de H.G. Wells, que narra uma invasão marciana, provoca fortes arrepios, ação desenfreada e suspense incontrolável. Gene Barry (o Bat Masterson da série de TV) e Ann Robinson (de Fury, a série de TV) estão entre os humanos intrigados quando um objeto com aparência de meteoro cai na Terra. Mas seus ocupantes definitivamente não são amigáveis. A invasão da Terra is underway, e as máquinas alienígenas - hovering destruidores veículos com formato de "cisnes"- são ao mesmo tempo belos e aterrorizantes, enquanto fazem uma trilha de devastação. Produzido por George Pal (When Worlds Collide) e dirigido por Byron Haskin (Treasure Island), A Guerra dos Mundos é amplamente reconhecido como um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos.

45- O Mundo em Perigo (Them!, 1954) de Gordon Douglas/ País: EUA

Sinopse: O homem dividiu o átomo e isso o conduziu a uma nova era. Mas como ele poderia saber que também colocaria O Mundo em Perigo? No Novo México, uma criança vaga em choque, uma loja é saqueada e um cadáver está irreconhecível com ácido o bastante para matar 20 homens. Isso é o início de uma luta que atravessa o deserto e chega à Los Angeles, onde homens em menor número e, bem menos estatura, tentarão combater a horda de insetos. A partir deste filme outros surgiram sobre criaturas radioativas. O Mundo em Perigo (1954) é um marco do cinema, sobre formigas gigantes alteradas pela radiação. Indicado ao Oscar® de Melhor Efeitos Especiais conta com os astros James Whitmore, James Arness e Edmund Gwenn. Muitos se aproximaram do terror, mas poucos podem ser comparados à arte de O Mundo em Perigo.

44- Godzilla (Gojira, 1954) de Ishirō Honda/ País: Japão

Sinopse: Um gigantesco réptil mutante surge em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro não for detido.

43- 20.000 Léguas Submarinas 20000 (Leagues Under the Sea, 1954) de Richard Fleischer/ País: EUA

Sinopse: Em 1868 relatos alarmantes sobre um monstro marinho, que destruía navios facilmente, gera um temor nas companhias de navegação. Em virtude disto vários navios não levantam âncora, pois não há tripulação. Em São Francisco um professor francês, especialista em vida marinha, precisa ir à Shangai e enfrenta o mesmo problema, pois a tripulação do seu navio desertou. Mas ele e seu assistente são convidados pelo governo americano para uma viagem que pretende confirmar ou negar este boatos. Após três meses e meio de buscas, o capitão decide abandonar sua empreitada. No entanto, na mesma noite, o navio é atacado pelo monstro e o professor, seu assistente e um arpoador são lançados ao mar. Enquanto o navio danificado fica à deriva os três encontram o "monstro", que na verdade é um submarino (algo inconcebível para a época). Após alguma hesitação, o capitão da embarcação os acolhe. É claro que se trata de um gênio, mas o professor quer saber quais os motivos que fizeram aquele homem se isolar do mundo, se podia contribuir com seu enorme conhecimento. Gradativamente revelações estarrecedoras vão surgindo.

42- Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956) de Fred M. Wilcox/ País: EUA


Sinopse: Baseado no drama "A Tempestade", de William Shakespeare, conta a história de um cruzador interplanetário C-57D que aterriza no planeta Altair IV, com o objetivo de resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrissado vinte anos antes com a nave espacial Belerofonte. Os viajantes encontram um filólogo e sua filha, únicos humanos imunes a uma misteriosa força existente no planeta...

41- Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956) de Don Siegel/ País: EUA

Sinopse: Em uma pequena cidade da Califórnia, um médico recebe vários pacientes reclamando que as pessoas de seu convívio estão estranhas: parecem não ser as mesmas e não ter sentimento. Ele acaba descobrindo que alieníginas estão invadindo a cidade, substituindo as pessoas com corpos idênticos, mas sem alma.

40- O Incrível Homem Que Encolheu (The Incredible Shrinking Man, 1957) e Jack Arnold/ País: EUA

Sinopse: Scott Carey começa a diminuir de tamanho sem uma explicação aparente e tem de aprender a lidar com esta situação absurda. É considerado um clássico da ficção científica.

39- A 20 Milhões de Milhas da Terra (20 Million Miles to Earth, 1957) de Nathan Juran/ País: EUA


Sinopse: Quando uma espaçonave americana cai na costa da Sicília, o time de resgate descobre que a tripulação trouxe consigo uma massa gelatinosa que logo se transforma em uma estranha criatura bípede que rapidamente aumenta de tamanho. Ao atingir sete metros, a criatura invade Roma e antes de ser destruída procura refúgio no Coliseu.

38- Simbad e a Princesa (The 7th Voyage of Sinbad, 1958) de Nathan Juran/ País: EUA

Sinopse: Quando o lendário Simbad, sai numa perigosa jornada para a misteriosa Ilha de Colossus, ele se envolve em uma incrível e movimentada aventura. Ele precisa quebrar o encanto que um diabólico feiticeiro jogou em sua amada princesa. Mas, antes que possa salva-la, Simbad, vai enfrentar uma incrível coleção de monstros místicos, o ciclope devorador de homens, um exército de esqueletos, o Roc, um feroz pássaro de duas cabeças e um dragão que expele fogo.

37- Viagem ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth, 1959) de Henry Levin/ País: EUA


Sinopse: Prof Lindenbrook leva seu partido intrepido em uma expedição ao centro da terra, através de um vulcão na Islândia, encontrando todo tipo de monstros pré-históricos e os perigos que ameaçam a vida no caminho.

36- A Máquina do Tempo (The Time Machine, 1960) de George Pal/ País: EUA

Sinopse: H. George Wells (Rod Taylor), um cientista inglês do final do século XIX, constrói uma máquina do tempo com a qual consegue viajar até o ano de 802701, no qual encontra um mundo completamente distinto. A raça humana está dividida em duas partes. Os Eloi, na superfície do planeta, um povo dócil e pacífico, e os Morlocks nos subterrâneos, raça violenta, deformada e canibal.

35- Jasão e o Velo de Ouro (Jason and the Argonauts, 1963) de Don Chaffey/ País: EUA

Sinopse: O filme conta a história do lendário herói grego Jasão (Todd Armstrong) que liderou um time de aventureiros em uma perigosa busca pelo lendário velo de ouro.

34- Viagem Fantástica (Fantastic Voyage, 1966) de Richard Fleischer/ País: EUA

Sinopse: Para salvar a vida de um político, equipe de médicos e cientistas decide colocar em prática um procedimento inédito e muito arriscado. Usando uma técnica inovadora de miniaturização, eles são injetados dentro do corpo do homem a iniciam uma viagem através do corpo humano em direção ao cérebro. Mas, uma vez lá dentro, eles terão de enfrentar vários desafios. Um clássico da ficção científica que ganhou os Oscars de direção de arte e efeitos especiais. A mesma idéia inspirou ''Viagem Insólita'', feita em 1987 por Joe Dante.

33- Sepultura para a Eternidade (Quatermass and the Pit, 1967) de Roy Ward Baker/ País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


Sinopse: Trabalhando na construção de uma nova linha do metrô em Londres, um grupo de operários encontra a carcaça do que acreditam ser um artefato bélico pertencente aos alemães, da época da Segunda Guerra. Porém, quando um especialista investiga o objeto, todos descobrem que ele guarda um outro grande segredo.

32- 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968) de Stanley Kubrick/ País: EUA


Sinopse: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

31- O Planeta dos Macacos (The Planet of the Apes, 1968) de Franklin J. Schaffner/ País: EUA

Sinopse: George Taylor, um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se vêem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.

30- THX 1138 (1971) de George Lucas/ País: EUA

Sinopse: Uma obra psicodélica sobre um futuro asséptico onde a população é forçada a viver em grandes cidades subterrâneas controladas por computadores. Coisas como o livre arbítrio, religião, desejos e sexo são proibidos. Todos são controlados por drogas que reprimem seus pensamentos e os deixam "dóceis" para fazerem suas funções na sociedade de maneira que não interfira no "equilíbrio" das coisas. Até que o humano THX-1138 (Robert Duvall) com sua parceira desafiam o sistema não apenas para defender seu romance (que é proibido), mas para tentar escapar da cidade subterrânea e viver livres no "mundo de cima".

29- Solaris (Solyaris, 1972) de Andrei Tarkovsky/ País: Rússia


Sinopse: Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin - conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes - é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.

28- Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (Star Wars, 1977) de George Lucas/ País: EUA

Sinopse: Luke Skywalker (Mark Hamil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.

27- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977) de Steven Spielberg/ País: EUA

Sinopse: O operário da rede de cabos Roy Neary (Richard Dreyfuss), juntamente com outras pessoas, experimenta um contato imediato de terceiro grau, testemunhando a presença de extra-terrestres no céu. Após o evento que mudou a sua vida, a inexplicável visão de uma estranha imagem como a de uma montanha o perturba constantemente. Para o desespero de sua família, ele fica obcecado em descobrir o que aquela visão representa. Enquanto isso, bizarros acontecimentos estão ocorrendo ao redor do mundo. Agentes do governo passam a ter contatos imediatos de segundo grau descobrindo evidências físicas de visitas extra-terrestres na forma de uma aeronave militar da segunda guerra mundial e de um navio militar desaparecido há décadas. Roy continua a buscar a visão em uma área remota onde ele e os agentes seguem pistas que os levam ao local dos contatos imediatos de terceiro grau.

26- Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979) de Ridley Scott/ País: EUA

Sinopse: Nave espacial, ao retornar para a Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

25- Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, 1980) de Irvin Kershner/ País: EUA

Sinopse: À medida que as Forças Imperiais lançam um ataque total contra a Aliança Rebelde, Han Solo e a Princesa Leia, fogem para a Cidade das Nuvens, onde são capturados por Darth Vader. Luke Skywalker, viaja para o misterioso planeta pantanoso de Dagobah, onde o sábio Mestre Jedi Yoda, ensina ao jovem herói os caminhos da Força. O que Luke, não pode imaginar é que seu treinamento Jedi, será necessário muito em breve.

24- Scanners: Sua Mente Pode Destruir (Scanners, 1981) de David Cronenberg/ País: EUA


Sinopse: Reunidos numa organização clandestina, os scanners preparam a derrubada do governo estadunidense e, a partir daí, a dominação mundial. O governo, para os combater, começa a contratar os seus próprios scanners, se necessário através de lavagens ao cérebro e "conversões" forçadas.

23- Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981) de Sam Raimi/ País: EUA
Sinopse: Ash (Bruce Campbell), sua namorada e seus amigos, vão passar um fim de semana em uma cabana na floresta, chegando lá encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que os deixam em uma terrível situação, onde tentarão sobreviver em um cenário bizarro e desesperador.

22- Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981) de Steven Spielberg/ País: EUA

Sinopse: Indy (Harrison Ford) e sua decidida ex-namorada Marion Ravenwood (Karen Allen) sobrevivem a armadilhas, combatem nazistas e encaram serpentes em sua incrível missão ao redor do mundo, em busca da mística Arca da Aliança.

21- Tron: Uma Odisséia Eletrônica (Tron, 1982) de Steven Lisberger/ País: EUA

Sinopse: Enquanto acessa o computador de seus ex-chefe, para tentar provar que fora trapaceado por outro executivo, o programador de computadores Kevin Flynn (Jeff Bridges) é levado literalmente para dentro do mundo virtual. Transformado no programa Clu, junta-se aos gladiadores computadorizados e, ao lado do programa especializado em segurança Tron, enfrenta o Programa Central que domina o mundo digital.

20- O Enigma de Outro Mundo (The Thing,1982) de John Carpenter/ País: EUA

Sinopse: O mestre do terror John Carpenter usa de efeitos especiais e muito suspensa nesta versão arrepiante do clássico O Monstro do Ático. No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro, matando-o em seguida e espalhando o terror. O problema é descobrir quem é ser humano e quem é o possível alienígena.

19- Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982) de Ridley Scott/ País: EUA

Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.


18- Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (Star Trek: The Wrath of Khan, 1982) de Nicholas Meyer/ País: EUA

Sinopse: No século XXIII, o almirante James T. Kirk, enfrenta uma crise de meia-idade enquanto se ocupa de treinar cadetes em simuladores. Paralelamente uma respeitada cientista, Carol Marcus, ex-namorada de Kirk, está envolvida no Projeto Gênese, que pode dar vida a planetas sem nenhuma forma de vida e também ser uma arma terrível em mãos erradas, pois se usada onde já havia vida todas as formas de vida serão extintas, dando lugar a uma "nova matriz". O capitão da Reliant, Terrell e Chekov, sondam um planeta pensando que é Ceti Alfa 6, para ver se este é ideal para o projeto. Chekov, percebe que algo está errado e avisa Terrell, mas logo os dois são feitos prisioneiros de Khan, que é inimigo de Kirk, há 200 anos. Eles estão mesmo é em Ceti Alfa 5 e Khan, mostra aos seus prisioneiros a única forma de vida que restou no planeta. Ao pegar dois filhotes, avisa para Terrell e Chekov, que colocará cada um deles nos seus ouvidos, pois os filhotes vão se alojar no córtice cerebral e, como resultado, a vítima fica extremamente suscetível a sugestão e, posteriormente, a loucura e a morte. Enquanto isso, na Enterprise, Kirk, parte em uma viagem de treinamento com os novos cadetes, mas a Dra. Marcus, está sob tensão, pois o Reliant do Chekov, entrou em contato com ela dizendo que retornará em três dias. Além disto Chekov, diz que deixou Ceti Alfa 6 e que quando chegar em Regula Um, onde está Carol, todo o material do Gênesis deverá ser dado para a Reliant, para ser testado em Ceti Alfa 6. Ela considera isto tudo irregular, mas Chekov, afirma que recebeu novas ordens do comandante Kirk. Carol tenta falar com Kirk, mas a transmissão sofre interferência e ela não tem como negar a veracidade da ordem. Entretanto, Kirk, sente que algo errado está acontecendo e, como é a única nave do quadrante, terá de apurar o que está havendo, mesmo que parte da sua tripulação seja de novatos. Assim se vê obrigado a reassumir a Enterprise, sendo que Khan, por sua vez fará tudo para conseguir o Gênese, pois nas suas mãos se tornará algo terrível para qualquer um que o desafie.

17- Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi, 1983) de Richard Marquand/ País: EUA

Sinopse: O imperador está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker, liberta Han Solo e a Princesa Leia, das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke, só se tornará um cavaleiro jedi, quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

16- O Exterminador do Futuro (The Terminator , 1984) de James Cameron/ País: EUA

Sinopse: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

15- As Aventuras de Buckaroo Banzai (The Adventures of Buckaroo Banzai Across the 8th Dimension, 1984) de W.D. Richter/ País: EUA


Sinopse: Aventureiro,cirurgião e músico de rock Buckaroo Banzai e sua banda chamada the Hong Kong Cavaliers enfrentam um alien do mal vindo da oitava dimensão.


14- 1984 (1984) de Michael Radford/ País: EUA

Sinopse: Winston Smith (John Hurt) é uma figura trágica que se atreveu a se apaixonar numa sociedade totalitária onde as emoções são ilegais.

13- De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985) de Robert Zemeckis/ País: EUA

Sinopse: Marty McFly é um adolescente típico americano dos anos 80. Acidentalmente ele viaja de volta no tempo para 1955 em uma máquina do tempo inventada pelo cientista maluco Dr. Brown. Durante sua incrível viagem ao passado, Marty tem como missão fazer com que seus pais ainda adolescentes se conheçam e se apaixonem. Só assim ele conseguirá ter uma chance de voltar ao futuro.

12- Aliens, O Resgate (Aliens, 1986) de James Cameron/ País: EUA

Sinopse: Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente da nave atacada pelo alien, vai a um planeta distante para combater o monstro que matou seus companheiros. Alguns colonizadores estão estabelecidos justamente nesse planeta e Ripley precisa ajudar estas pessoas a escapar da criatura.

11- A Mosca (The Fly, 1986) de David Cronenberg/ País: EUA


Sinopse: Seth Brundie (Jeff Goldblum) é um cientista excêntrico que trabalha numa nova invenção, uma máquina de teletransporte - a TelePod. Ao seu lado, tem Veronica (Geena Davis), uma jornalista que acompanha seus projetos acreditando ser essa a história do ano. Ao experimentar seu novo invento, Seth não percebe que uma mosca entrou na cabine do teletransporte. O imprevisto faz com que os padrões moleculares do homem e do inseto se misturem e, pouco a pouco, o cientista vai sofrendo terríveis transformações.

10- Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead II, 1987) de Sam Raimi/ País: EUA


Sinopse: Único sobrevivente da noite passada, Ash (Bruce Campbell) tenta sobreviver aos seres do livro dos mortos, ao mesmo tempo em que mais quatro visitantes se dirigem para a cabana, onde os demônios não cessam seus ataques.


09- RoboCop: O Policial do Futuro (RoboCop, 1987) de Paul Verhoeven/ País: EUA


Sinopse: Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, policial (Peter Weller) é transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça.

É quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.

08- Eles Vivem (They Live, 1988) de John Carpenter/ País: EUA


Sinopse: John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

07- Akira (1988) de Katsuhiro Ōtomo/ País: Japão

Sinopse: Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.

06- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgement Day, 1991) de James Cameron/ País: EUA

Sinopse: Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas é infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro.

Neste contexto, um andróide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado andróide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que é feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.

05- Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993) de Steven Spielberg/ País: EUA



Sinopse: O Dr. John Hammond (Richard Attenborough) possui uma equipe de cientistas para descobrir um método cientifico de regenerar dinossauros através do DNA que eles encontram em âmbares preservados. Com isso ele cria um parque temático chamado Jurassic Park, onde todos são bem vindos para ver o passado retornar a vida. Dr. Hammond convida seus netos, Dr. Alan Grant (Sam Neil), Dra. Ellie Sattler (Laura Dern) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum) para serem os primeiros à testemunhar a sua criação. As coisas começam a ir mal quando um empregado, Nedry (Wayne Knight), desativa o alarme de segurança e o mecanismo de defesa na tentativa de roubar espécies para revendê-las. Os dinossauros estão livres e as pessoas precisam lutar por suas vidas ou virar refeição para os ferozes Tiranossauros.

04- O Fantasma do Futuro (Kôkaku Kidôtai, 1995) de Mamoru Oshii/ País: Japão

Sinopse: Major Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, "expert" em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome "Mestre Marionete".

03- Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (Star Trek: First Contact, 1996) de Jonathan Frakes/ País: EUA


Sinopse: Século XXIV. A Federação está sendo atacada pelos Borgs, uma raça cibernética que faz um processo de "assimilação" em seus prisioneiros para transformá-los em um deles. Como o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) tinha sido um prisioneiro dos Borgs, lhe é ordenado que não participe da batalha. Porém Picard não pôde resistir e ordena que sua Enterprise-E nova em folha participe do combate, o qual vence de forma incontestável. A Enterprise segue a única nave Borg que sobrou através de um túnel do tempo, que vai parar em meados do século XXI. É nesta época que os Borgs tentam conquistar a Terra, tendo como alvo o trabalho do inventor da velocidade dobra (mais rápida que a luz) Zefram Cochrane (James Cromwell), que tornou as viagens interplanetárias possíveis. Assim a tripulação da Enterprise tenta evitar que os Borgs interrompam o trabalho de Cochrane e sua assistente Lily (Alfre Woodard). Resumindo, os Borgs querem intervir no passado e assim afetar o futuro, acreditando que desta maneira podem impedir que os humanos façam o primeiro contato com uma civilização muito evoluída.

02- Matrix (The Matrix, 1999) de Andy Wachowski, Lana Wachowski/ País: EUA

Sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.

Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro.

À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.
Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

01- Trilogia Senhor dos Anéis
01.01- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001) de Peter Jackson/ País: EUA, Nova Zelândia

Sinopse: Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

01.02- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (The Lord of the Rings: The Two Towers, 2002) de Peter Jackson/ País: EUA, Nova Zelândia

Sinopse: Após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.

01.03- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King, 2003) de Peter Jackson/ País: EUA, Nova Zelândia

Sinopse: Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário