15 FILMES ESSENCIAIS PARA A INTRODUÇÃO NO GÊNERO ITALIANO GIALLO





Giallo é um subgênero do terror italiano criado a partir do filme A Garota que sabia Demais (La ragazza che sapeva troppo, 1963) dirigido pelo mestre do gênero Mario Bava, o Giallo é apenas um dos novos conceitos de se fazer cinema inventados por este que é um dos maiores cineastas de exploração de todos os tempos. O Giallo foi muito popular na Itália na década de 1970 invadindo os EUA no mesmo período, tomando de assalto os cinemas especializados em filmes de exploração, os famosos grindhouses. Os Giallos aqui listados são obras únicas para aqueles que gostam de excelentes filmes de suspense, policiais e thrillers.
Este subgênero é uma mescla genial de filme policial, thriller e terror que funciona muito bem com o suspense italiano que é criado a partir de sensações proporcionadas por um visual sombrio com pitadas de cores vivas, principalmente o vermelho sangue. Outra forte característica deste subgênero é o erotismo que exala por todos os poros destas obras.
Para mim estes são os grandes filmes que representam este subgênero, idealizadores como Mario BavaLucio Fulci e Sergio Martino são os grandes nomes deste que é um movimento cimatográfico importantíssimo para o cinema mundial e que hoje em dia é cultuado por milhares de cinéfilos pelo o mundo afora.
A lista está em ordem cronológica

 

15- Seis Mulheres para o Assassino (Sei donne per l'assassino)/ Dirigido por: Mario Bava/ Ano: 1964



Sinopse: Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa Casa de Moda, pertencente a Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabela se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.

14- O Pássaro das Plumas de Cristal (L' Uccello dalle piume di cristallo)/ Dirigido por: Dario Argento/ Ano: 1970


Sinopse: O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante), que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa - provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria.

13- O Estranho Vício da Sra. Wardh (Lo Strano Vizio Della Signora Wardh)/ Dirigo por: Sergio Martino/ Ano: 1971


Sinopse: Julie Wardh, de volta a Viena com seu marido diplomata Neil, encontra a cidade aterrorizada por um maníaco assassino. Imediatamente, lembra-se de Jean, seu violento e sádico ex-namorado, que convenientemente voltou à cidade ao mesmo tempo do início dos assassínios e, retomando o contato com ela, parece querer reatar o romance. Também entra em cena o enigmático e elegante George, que também demonstra seus interesses em relação à Julie. Assim, acompanhando os passos do assassino, Julie deve descobrir quem, entre os homens à sua volta, tem intenções mais nefastas do que apenas levá-la para cama.

12- Quatro Moscas sobre Veludo Cinza (4 Mosche di Velluto Grigio)/ Dirigido por: Dario Argento/ Ano: 1971



Sinopse: Este filme se utiliza de uma velha lenda urbana, que afirma que as retinas de um morto registram a última coisa vista. Ao olhar nos olhos de uma vítima de assassinato, o músico Roberto Tobias, que é perseguido pelo mesmo assassino misterioso, vê justamente quatro moscas sobre veludo cinza. Descobrir de onde veio aquela ima- gem é o único caminho que encontra para se livrar dos problemas em que se envolveu.



11- O Gato de 9 Caudas (Il gatto a nove code)/ Dirigido por: Dario Argento/ Ano: 1971



Sinopse: Um repórter e um jornalista cego, já aposentado, tentam resolver uma série de assassinatos. Os crimes estão conectados a experimentos feitos por uma indústria farmacêutica em pesquisas secretas. No andamento das investigações, os dois acabam virando alvos do assassino.




10- A Breve Noite das Bonecas de Vidro (La corta notte delle bambole di vetro)/ Dirigido por: Aldo Lado/ Ano: 1971



Sinopse: Em Praga, um jornalista americano investiga o desaparecimento repentino da namorada. Com trilha de Ennio Morricone e excelente elenco, essa pequena obra-prima é um giallo original que antecipa “De Olhos Bem Fechados”.



09- No quarto Escuro de Satã (Il Tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo io ne ho la Chiave)/ Dirigido por: Sergio Martino/ Ano: 1972


Sinopse: Baseado livremente no conto “ The Black Cat” de Edgar Allan Poe , o filme segue a tradição dos filmes italianos de horror dos anos 1970, misturando o sobre natural , com assassinatos, Luxúria e uma espetacular direção de fotografia barroca. A diva sueca do horror Anita Strindberg interpreta um dos seus personagens mais intensos.

08- Todas as Cores da Escuridão (Tutti i Colori del Buio)/ Dirigido por: Sergio Martino/ Ano: 1972


Sinopse: Jane (Edwige Fenech), uma mulher atormentada por fantasmas do passado e por uma gravidez interrompida drasticamente, envolve-se com uma macabra seita de adoradores do demônio.

07- O Quê Vocês Fizeram com Solange? (Cosa avete fatto a Solange?)/ Dirigido por: Massimo Dallamano/ Ano: 1972



Sinopse: Várias meninas são brutalmente assassinadas por uma pessoa vestindo trajes semelhantes a de um padre, em uma faculdade para mulheres. A polícia e os professores são incapazes de localizar o assassino e evitar novas mortes. Enrico, que tem um caso romântico com uma de suas alunas, Elizabeth, torna-se o principal suspeito.



06- O Segredo do bosque dos Sonhos (Non si sevizia un paperino)/ Dirigido por: Lucio Fulci/ Ano: 1972


Sinopse: A trama de desenvolve em um vilarejo siciliano, que fica à beira da histeria quando um maníaco inicia uma série de cruéis assassinatos envolvendo um grupo de crianças. Instaura-se um estado de paranóia generalizada, onde todos são suspeitos. Andrea (Tomas Milian), um jornalista obstinado, tenta desvendar a identidade do assassino, enquanto a bela Patrizia (Barbara Bouchet) luta para inocentar-se das suspeitas que recaem sobre ela, e Maciara (Florinda Bolkan), a bruxa da cidade, sofre as conseqüências por suas atividades, consideradas demoníacas pela população. Enquanto isso, o medo gera uma nova onda de violência, atingindo vidas inocentes.

05- Torso (I Corpi Presentano Tracce di Violenza Carnale)/ Dirigido por: Sergio Martino/ Ano: 1973


Sinopse: Em uma cidadezinha do interior da Itália, os jovens estão assustados com a onda de violência que vitimou várias estudantes. Quatro garotas decidem tirar um tempo para descansar e esquecer da paranóia, em uma casa de campo. O que elas não esperavam era serem seguidas pelo maníaco.

04- O Perfume da Senhora de Negro (Il Profumo Della Signora in Nero)/ Dirigido por: Francesco Barilli/ Ano: 1974



Sinopse: Uma cientista industrial obcecada pelo trabalho passa a sofrer com traumas de sua infância. Seguindo à cartilha do gênero, o filme é confuso, cheio de personagens esquisitos e mortes brutais, mantendo sempre um envolvente clima sobrenatural que dá um toque ainda mais sombrio à essa desconhecida obra prima do giallo.



03- Prelúdio para Matar (Profondo Rosso)/ Dirigido por: Dario Argento/ Ano: 1975


Sinopse: Uma testemunha de um assassinato se une a um repórter para encontrar o criminoso. Enquanto isso, ocorrem mais crimes e eles percebem que, na verdade, é o assassino que está lhes acompanhando.

02- Premonição (Sette Note in Nero)/ Dirigido por: Lucio Fulci/ Ano: 1977


Sinopse: Mulher que sofre constantemente com estranhas visões encontra um esqueleto escondido detrás da parede de sua sala. Perturbada, ela sai em busca de pistas para descobrir quem era e como chegou ali.

01- Tenebre (Tenebrae)/ Dirigido por: Dario Argento/ Ano: 1982


Sinopse: O escritor Peter Neal chega à cidade de Roma para promover seu último livro, “Tenebre”, mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o provável assassino.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Leandro, nunca fui aficionado pelo gênero. Mas sou fissurado pelas trilhas sonoras do gênero. :-) Morricone, Bruno Nnicolai, Piero Piccioni, Stelvio Cipriani, enfim, esses caras tornariam até o mais horrendo filme em algo maravilhoso melodicamente.

    ResponderExcluir