15 ESSENCIAIS FILMES WUXIA




Wuxia que literalmente significa ''herói marcial'' é um gênero de ficção chinês sobre aventuras na China antiga de heróis e heroínas que dominavam todas as formas de artes marciais originárias da cultura chinesa. O Wuxia é tradicionalmente uma forma de literatura mas com sua popularidade diversas formas de arte o adotaram, como as óperas chinesas, teatro, música, séries de televisão e claro, o cinema.
A palavra "wuxia" é um composto dos elementos wu ("marcial", "militar", ou "armada" ) e xia (" honrosa", " cavalheiresco ", ou "herói") . Um artista marcial que segue o código de xia é muitas vezes referido como um Xiake ("seguidor de xia") ou Youxia ("errante xia") . Em algumas traduções, o artista marcial é referido como um "espadachim" mesmo que ele ou ela pode não necessariamente empunhar uma espada.
Os heróis da ficção wuxia normalmente não servem a nenhum mestre, eles exercem o poder militar ou pertencem à classe aristocrática. Eles muitas vezes se originam a partir das classes sociais mais baixas da sociedade chinesa antiga. Um código de conduta geralmente é seguido pelos heróis wuxias como corrigir os erros, lutar por justiça, destituir opressores, e buscar redenção. As tradições da xia chinesa pode ser comparada aos códigos marciais de outras culturas, como a tradição bushido do samurai japonês.

Os filmes  Wuxia são de diversos gêneros, podendo ser filmes com contexto históricos reais, filmes de fantasia que abrangem a cultura sobrenatural chinesa, filmes de artes-marciais, romances e etc. O critério desses filmes são o uso de espadas dentro das características sitadas acima.
Diversos filmes deste gênero foram feitos na China e aqui listei os 15 filmes, que na minha opinião, são as obras-primas deste magnífico gênero.
A lista está disposta em ordem cronológica.

15- O Grande Mestre Beberrão (Da Zui Xia, 1966) de King Hu



Sinopse: Uma quadrilha de perigosos bandidos rapta um oficial do governo e ameaçam matá-lo caso seu líder que esta preso não seja libertado. A agente do governo Golden Swallow é enviada para resgatar o oficial seqüestrado, que é seu irmão. Mesmo com suas grandes habilidades nas Artes Marciais ela acaba precisando da ajuda de Drunken Cat, um beberrão que vive nas ruas, para enfrentar os bandidos liderados por um abade corrupto que domina uma técnica de kung-fu extremamente poderosa. O Grande Mestre Beberrão é considerado em todo o mundo um dos maiores, se não o maior, filme de Artes Marciais de todos os tempos, tendo revolucionado o gênero quando de seu lançamento.


14- Dragon Gate Inn (Long men kezhan, 1967) de King Hu


Sinopse: O homem de confiança do Imperador sentenciou o comandante do exército à morte por traição e insurreição. Além dele, toda sua família também foi assassinada com o objetivo de acabar com sua linhagem. Mas seus dois filhos mais novos, um menino e uma menina, conseguem escapar com a ajuda dos Outlands. Para completar seu plano, o homem de confiança envia uma equipe ultra-secreta para matar as duas crianças e o homem que as ajudou.


13- Espadachim de um Braço (Dubei dao, 1967) de Chang Cheh




Sinopse: A História de Fang Kang... Exímio espadachim que perde um braço e se torna o herói de sua época. O filme é um dos primeiros a tratar dos filmes Wushu... Um guerreiro solitário que derrota o exército inimigo... Deu origem aos filmes atuais de Kung Fu... Se tornou em trilogia... Magnífico...


12- A Tocha de Zen (Hsia Nu, 1971) de King Hu



Sinopse: Shen Chai, um artista, decide durante a noite investigar estranhos barulhos no forte abandonado onde vive. Ele acaba conhecendo Yang, que também vive por lá e é perseguida pelos assassinos de seus pais. Logo, ele se vê envolto na trama.


11- A Espada Mágica (Tien ya ming yue dao, 1976) de Yuen Chor




Sinopse: Fu Hung Hsueh e Yen Nan Fe são dois grandes espadachins rivais. Há um ano atrás, Fu havia derrotado Yuen e agora eles se reencontram para uma revanche. Porém, o combate é logo interrompido por dois assassinos que tentam matar Yen, mas falham. Os rivais decidem então juntar forças para descobrir o verdadeiro responsável pelo ataque. Logo descobrem que o responsável é Yu, um guerreiro sombrio e poderoso que deseja dominar o submundo das artes marciais. Para derrotá-lo, Fu e Yen precisam encontrar uma lendária e poderosa arma conhecida como 'O Dardo do Pavão'. Mas Yu também quer a arma, e tentará impedi-los a qualquer custo. Baseado em uma famosa história de Gu Long 'A Espada Mágica' é considerado um dos melhores e mais influentes filmes no gênero Wuxia, de todos os tempos.


10- O Mestre da Guilhotina Voadora (Du Bi Quan Wang Da Po Xue Di Zi, 1976) de Jimmy Wang Yu





Sinopse: Fu Sing Wu Chi é o mestre cego de dois assassinos, mortos pelo homem de um braço só, anos atrás. Ele também é o mestre da mais perigosa de todas as armas, a guilhotina voadora. Ao receber a notícia da morte de seus discípulos, parte para a vingança, matando todos os homens de um braço só que encontra pela frente


09- A Vingança do Águia (Long xie shi san ying, 1978) de Chung Sun




Sinopse: Um cruel mestre das artes marciais treina seus discípulos para se tornarem assassinos obedientes. Um destes assassinos foge do grupo após um desentendimento e encontra o misterioso Shung Van, um homem com o passado desconhecido que passa a ajudar o fugitivo contra seus perseguidores. Os dois iniciam uma difícil missão na medida em que derrotam os perseguidores de Thing Thinig e este sem saber o porque esta sendo ajudado tendo ao seu lado um amigo e ao mesmo tempo um desconhecido com objetivos incertos.


08- Chuva de Luz na Montanha Vazia (Kong Shan Ling Yu, 1979) de King Hu




Sinopse: Na China da dinastia Ming, o superior de um monastério budista precisa escolher um sucessor. Entre os dignitários convidados a assistir a escolha do novo abade, alguns cobiçam ardentemente o inestimável pergaminho protegido pelo Templo. Mentiras, traições, tentativas de voo e assassinatos vão acompanhar as cerimônias de entronização.


07- Duel to the Death (Xian Si Jue, 1983) de Siu-Tung Ching




Sinopse: A cada 10 anos, os melhores espadachins do Japão e da China travam um duelo até a morte em nome da honra de seus países. Com o duelo se aproximando, o campeão chinês Ching Wan e o campeão japonês Hashimoto descobrem uma trama de traições por trás do duelo, e passam a questionar seus papéis no conflito iminente.



06- Uma História Chinesa de Fantasmas (Sien Nui Yau Wan, 1987) de Siu-Tung Ching



Sinopse: É uma história de fantasmas que também é uma história de amor, um conto de espadas e magia e ainda uma comédia.



05- New Dragon Gate Inn (Sun lung moon hak chan, 1992) de Hark Tsui Raymond Lee, Siu-Tung Ching





Sinopse: Este grande sucesso no Sundance Film Festival teve público aplaudindo de pé. Ambientado durante a Dinastia Ming, esta produção aclamada conta a história de um eunuco com fome de poder que emprega uma seita do mal em sua missão de governar a China. Um clímax surpreendente, características extravagantes, acrobacias estonteantes e sequências de lutas magistrais.


04- Cinzas do Passado (Dung Che Sai Duk, 1994) de Kar Wai Wong




Sinopse: O filme é dividido em cinco histórias, cinco estações que fazem parte do calendário chinês, e se passa no jianghu, o mundo das artes marciais. Ouyang Feng viveu no deserto ocidental por alguns anos. Deixou sua casa na Montanha do Camelo Branco quando a mulher que amava escolheu casar-se com seu irmão mais velho. Em vez de buscar fama, ele vira um agente. Quando as pessoas o procuram com desejo de se livrar de alguém que as trapaceou, ele as coloca em contato com um espadachim que pode fazer o serviço.


03- O Tigre e o Dragão (Wo Hu Cang Long, 2000) de Ang Lee




Sinopse: A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.


02- Herói (Ying Xiong, 2002) de Zhang Yimou




Sinopse: Na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, a nação divide-se em sete reinos. Qin, o soberano da província do norte, sofre constantes ameaças e tentativas de assassinato. O que mais o preocupa são três assassinos de elite, contratados por seus adversários políticos. Um dia um dos magistrados de seu reino entra no palácio carregando as armas dos assassinos, afirmando ter derrotado os três inimigos em combate após de ter passado mais de uma década estudando a técnica da espada.


01- O Clã das Adagas Voadoras (Shi Mian Mai Fu, 2004) de Zhang Yimou




Sinopse: No ano de 859 a China passa por terríveis conflitos. A dinastia Tang, antes próspera, está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã dos Punhais Voadores. Leo e Jin, dois soldados do exército oficial, recebem a missão de capturar o misterioso líder dos Punhais Voadores e para tanto elaboram um plano: Jin, se disfarça como um combatente solitário, ganha a confiança da bela revolucionária cega Mei, e, assim, infiltra-se no grupo, mas a dupla não contava com a paixão que Mei, despertaria nos dois.



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário