50 FILMES NEO-NOIR QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR





O Gênero Neo-Noir é uma evolução do Noir que é um gênero de filmes policiais que focam no declínio moral, na alienação e na dualidade das personagens que andam sempre na linha da marginalidade. Noir é um gênero clássico que remete às décadas de 1930 a 1950, um gênero bastante cultuado que influenciou toda uma geração de cineastas, mas que mantinha um senso crítico moralista por causa das restrições impostas pela censura norte-americana da época.

O Neo-Noir quebra estas restrições de censura e apresentam filmes policiais nesta temática de forma mais ousada mas sempre mantenho as características do Noir. Os filmes Neo-Noir usam e abusam do avanço social da época que foram lançados, traçando uma linha mais pessimista e controversa, transgredindo conceitos e mostrando um lado mais humano e cínico dos marginalizados retratados.

A lista está disposta de forma cronológica.


50- Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967); Dirigido por: Arthur Penn; País: EUA



Sinopse: Durante a era da Grande Depressão, Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) são dois jovens que se conhecem de forma inusitada, acabam se apaixonando e tornam-se uma das duplas de assaltantes mais famosas de toda a história americana. Baseado em fatos reais.


49- À Queima Roupa (Point Blank, 1967); Dirigido por: John Boorman; País: EUA



Sinopse: Ao tentar ajudar o amigo gângster Reese, Walker é baleado e deixado para morrer por ele e por sua própria esposa, de quem Reese era amante. Para se vingar, Walker se infiltra no centro de uma poderosa organização criminosa.


48- Bullitt (1968) Dirigido por: Peter Yates; País EUA




Sinopse: Em São Francisco Frank Bullitt (Steve McQueen), um detetive da polícia, é escolhido por Walter Chalmers (Robert Vaughn), um promotor público, para proteger da "Organização" por um fim-de-semana Johnny Ross (Pat Renella), uma testemunha-chave que deporá em audiência na segunda-feira perante uma Subcomissão do Senado. Carl Stanton (Carl Reindel), um detetive que auxiliava na proteção, é gravemente baleado na perna e Ross é morto por assassinos profissionais, que pareciam saber onde Ross se escondia. Bullitt procura pelos assassinos e quer saber como a informação do esconderijo vazou, mas Bullitt tenta esconder a morte de Ross (que só realmente faleceu após uma cirurgia) para poder pegar os mandantes do crime. Paralelamente, Chalmers não tem nenhum interesse no policial ferido ou nos assassinos, mas nas audiências que poderão projetá-lo politicamente diante da opinião pública. Mas as investigações vão revelar uma grande surpresa.


47- O Círculo Vermelho (Le cercle rouge, 1970); Dirigido por: Jean-Pierre Melville; País: França



Sinopse: Clássico neo-noir de Jean-Pierre Melville, este thriller traz a história de um ladrão recém-libertado da prisão, que se junta a um assassino fugitivo e a um ex-policial para um grande assalto em uma joalheria.


46- Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (Indagine su un Cittadino al di Sopra di Ogni Sospetto, 1970); Dirigido por: Elio Petri; País: Itália




Sinopse: Inspetor do alto escalão da polícia italiana, com reputação ilibada, fama de incorruptível, mas reacionário, mata sua amante, Augusta Terzi. Testa se a polícia irá acusá-lo por isso e durante o filme, ele vai plantando pistas óbvias que o identificam como o assassino ao mesmo tempo em que vê os colegas ignorando-as, intencionalmente ou não.


45- Carter: O Vingador (Get Carter, 1971); Dirigido por: Mike Hodges; País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte




Sinopse: Jack Carter trabalha como cobrador de dívidas para um agiota em Los Angeles e viaja para Newcastle em virtude do funeral de seu irmão. Ele começa a desconfiar que a morte do irmão não foi um acidente e inicia uma busca no submundo da cidade para descobrir a verdade.


44- Operação França (The French Connection, 1971); Dirigido por: William Friedkin; País: EUA



Sinopse: Marselha, França. Um assassino profissional, Pierre Nicoli (Marcel Bozzuffi), mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy "Popeye" Doyle (Gene Hackman), um detetive da polícia, e Buddy "Cloudy" Russo (Roy Scheider), seu parceiro, investigam discretamente Salvatore "Sal" Boca (Tony Lo Bianco), um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda de Sal é ganha ilegalmente e, no processo, é ajudado pela esposa, Angie Boca (Arlene Farber). Isto os leva a descobrir que um grande carregamento de droga está para chegar no país, assim Popeye e Buddy recebem ordens para trabalhar com os agentes federais Bill Mulderig (Bill Hickman) e Bill Klein (Sonny Grosso). Acontece que Doyle e Mulderig têm desavenças, pois uma vez os instintos de Doyle falharam, o que provocou a morte do parceiro. O cérebro da operação é Alain Charnier (Fernando Rey), que esconde 60 quilos de heroína no Lincoln Continental, um carro de luxo que pertence a Henri Devereaux (Frédéric de Pasquale), um astro de cinema que, em razão da sua fama, não deverá ser importunado quando estiver filmando em Nova York. Alain contata Sal para organizar a venda da heroína, mas Doyle vigia Sal e logo começará um jogo de gato e rato.


43- O Poderoso Chefão Trilogia; Dirigido por: Francis Ford Coppola; País: EUA



O Poderoso Chefão (1972)

Descendente de uma poderosíssima família de mafiosos, Michale, renega, a princípio, os negócios da mafia e tenta construir uma carreira militar. Premido porém pela tentativa de assassinato de seu pai Don Vito Corleone por outra família mafiosa.

O Poderoso Chefão: Parte II (1974)

Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a construir o seu império.

O Poderoso Chefão: Parte III (1990)

Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe "Vinnie" Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. Vinnie é quase morto pelos capangas de Zasa e uma guerra pelo poder tem início. Um arcebispo da Igreja solicita a Michael US$ 600 milhões, pois resolveria o déficit da Igreja, oferecendo em troca que Michael ganhe o controle majoritário da Immobiliare, antiga e respeitável empresa européia de propriedade da Igreja. Michael concorda, mas isto deixa vários membros do clero contrariados, que não o aceitam por sua vida duvidosa.


42- Serpico (1973); Dirigido por: Sidney Lumet; País: EUA



Sinopse: Jovem tira de Nova York recusa os subornos que lhe são oferecidos e passa a ser marginalizado pelos colegas coniventes com a corrupção. Sua luta solitária acaba ameaçando a própria vida e abala seu prestígio dentro da corporação. Adaptação do livro de Peter Maas, por sua vez baseado em fatos reais.


41- Os Documentos da Yakuza; Dirigido por: Kinji Fukasaku; País: Japão



Sinopse: “Os Documentos da Yakuza”, a monumental saga do mestre Kinji Fukasaku (“Batalha Real”) conhecida como “O Poderoso Chefão do Japão”. Com muito violência e realismo, Fukasaku criou essa série cult sobre a máfia japonesa que influenciou Quentin Tarantino, Takashi Miike e William Friedkin.

Luta Sem Código De Honra (“Jingi Naki Tatakai”, 1973)

Japão, 1947. O ex-soldado Shozo Hirono ascende de comerciante do mercado negro para um dos líderes de um clã da violenta Yakuza, através de assassinatos, traições e lutas sem nenhuma honra.

Duelo Em Hiroshima (“Jingi Naki Tatakai: Hiroshima Shito-hen”, 1973)

Hiroshima, 1950. O ex-piloto kamikaze Shoji Yamanaka é libertado da prisão e, para sobreviver, entra para o crime. Após um assalto, causa a ira de um chefe da Yakuza, e acaba se tornando aliado de Shozo.

Guerra Por Procuração (“Jingi Naki Tatakai: Dairi Senso”, 1973)

1960. O sucessor do clã Muraoka é assassinado, mas seu subordinado se recusa a vingá-lo, como manda a tradição. Essa decisão provoca uma sangrenta guerra entre os dois mais poderosos clãs de Hiroshima e região.

Estratégias Policiais (“Jingi Naki Tatakai: Chojo Sakusen”, 1974)

1963. Após ser expulso do clã Yamamori, Shozo se alia ao covarde Uchimoto e ao clã Akashi, que estão em guerra com outro grupo. Mas, atendendo ao clamor das ruas, a polícia lança uma operação contra a Yakuza.

Episódio Final (“Jingi Naki Tatakai: Kanketsu-hen”, 1974)

Após a operação policial, os clãs de Hiroshima e Kure formam uma aliança política e econômica chamada Tensei. Desiludido, Shozo não se adapta a essa profissionalização da Yakuza, pois sabe que, no fundo, nada mudou.


40- O Perigoso Adeus (The Long Goodbye, 1973); Dirigido por: Robert Altman; País: EUA




Sinopse: O esperto detetive particular Philip Marlowe dá carona a um amigo de Los Angeles até a fronteira de Tijuana. Ao voltar para casa, encontra seu apartamento cheio de policiais, sendo preso como cúmplice do assassinato da esposa de seu amigo. Quando é liberado após a polícia descobrir que o colega de Marlowe cometeu suicídio, o detetive é contratado por uma bela mulher que pretende encontrar o marido alcoólatra desaparecido. Ao mesmo tempo, Marlowe descobre que o amigo morto no México tinham em seu poder US$ 350 mil que pertencia à máfia.


39- A Conversação (the Conversation, 1974); Dirigido por: Francis Ford Coppola; País: EUA




Sinopse: Harry Caul (Gene Hackman), expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.


38- Chinatown (1974); Dirigido por: Roman Polanski; País: EUA



Sinopse: Jack Nicholson é o detetive Jake Gittes, sobrevivendo no clima ensolarado e de moral obscura, na Califórnia do período anterior à guerra. Contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido, Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais, que se chocam em uma única e inesquecível noite em... Chinatown.


37- O Sequestro do Metrô (The Taking of Pelham One Two Three, 1974) Dirigido por: Joseph Sargent; País: EUA



Sinopse: O metrô de Nova York é cenário para mais um ataque criminoso. Quando quatro sequestradores surpreendem a locomotiva das 1h23, o maquinista e todos os passageiros têm suas vidas presas a uma condição: um milhão de dólares.


36- Um Dia de Cão (A Dog Day Afternoon, 1975); Dirigido por: Sidney Lumet; País: EUA



Sinopse: Baseado numa história real, Al Pacino brilha no papel de Sonny Wortzik, um ladrão que resolve assaltar um banco num dia de calor escaldante em Nova York. As coisas não correm exatamente como ele planejou e, em pouco tempo, o banco está cercado pela polícia e por um gigantesco circo de mídia – daí em diante, tudo só se complica. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.



35- A Morte de um Bookmaker Chinês (The Killing of a Chinese Bookie, 1976); Dirigido por: John Cassavetes; País: EUA




Sinopse: Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é o dono de uma boate de striptease em Los Angeles. Sem dinheiro para pagar uma alta dívida contraída no jogo de pôquer, Cosmo é obrigado pela máfia a matar um bookmaker chinês para quitá-la. Para cumprir sua tarefa Cosmo decide se infiltrar no submundo do crime e do jogo.


34- Taxi Driver (Taxi Driver, 1976); Dirigido por: Martin Scorsese; País: EUA



Sinopse: Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi.

Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter.


33- O Amigo Americano (Amerikanische Freund, Der, 1977); Dirigido por: Wim Wenders; País: Alemanha, França



Sinopse: Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz) é um pacato moldurista alemão, que tem um áspero contato com um americano, Tom Ripley (Dennis Hopper), em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável e recebe uma inacreditável proposta de um gângster: matar um bandido rival, recebendo em troca uma quantia que permitisse que sua família vivesse tranquila após sua morte. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama. Porém o que ele não sabe é que quem está por trás dela é justamente Tom Ripley.



32- Profissão, Ladrão (Thief, 1981); Dirigido por: Michael Mann; País: EUA



Sinopse: Decidido a mudar de vida, um ladrão especialista em roubar jóias resolve participar de um último crime, aceitando uma proposta de uma quadrilha. Seus planos vão por água abaixo quando ele se vê envolvido em uma trama que coloca sua vida em perigo.


31- Um Tiro na Noite (Blow Out, 1981); Dirigido por: Brian De Palma; País: EUA




Sinopse: Jack (John Travolta) é um jovem que trabalha em uma produtora de filmes B. Certa noite, ele gravava alguns ruídos incidentais para usá-los num próximo trabalho e acaba testemunhando o acidente de carro que mata um candidato à presidência e fere sua amante Sally (Nancy Allen). Ao tentar reconstituir os acontecimentos, através das gravações, Jack se envolve em uma conspiração.


30- Scarface (1983); Dirigido por: Brian De Palma; País: EUA




Sinopse: Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.


29- Gosto de Sangue (Blood Simple, 1984); Dirigido por: Joel Coen; País: EUA




Sinopse: Abby (Frances McDormand), é uma mulher casada que está fugindo do marido (Dan Hedaya), um violento dono de bar no Texas. Seu parceiro na escapada é um dos garçons (John Getz), que sempre foi apaixonado por ela. Entra em cena um detetive (M. Emmet Walsh),que foi contratado pelo marido para localizar a dupla. Uma verdadeira comédia negra de erros se sucede trazendo à tona muito do sangue do título.


28- Era uma Vez na América (Once Upon a Time in America, 1984); Dirigido por: Sergio Leone; País: EUA




Sinopse: Na década de 20, David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.


27- O Traidor (The Hit, 1984) Dirigido por: Stephen Frears; País: EUA




Sinopse: O ex-gângster Willie Parker (Terence Stamp) testemunhou contra antigos "colegas" e agora vive em Santa Elena, na Espanha, onde pensa que pode se esconder da vingança deles. Mas após 10 anos alguns espanhóis o seqüestram e o entregam para Braddock (John Hurt) e Myron (Tim Roth), dois assassinos profissionais. Após confirmarem que era Parker, os assassinos "pagam" os sequestradores com uma pasta cheia de explosivos, mas um deles escapa. Eles têm ordem de levá-lo a Paris, onde Parker será "julgado" por Corrigan (Lennie Peters), seu ex-chefe.


26- Viver e Morrer em Los Angeles (To Live and Die in L.A., 1985); Dirigido por: William Friedkin; País: EUA




Sinopse: O Agente Federal Richard Chance (Petersen) tem contas a acertar, e está cansado de jogar de acordo com as regras. Mesmo que para isso tenha que chantagear uma bela garota, desobedecer a ordens diretas ou andar na contra-mão em uma movimentada estrada, ele jura que, custe o que custar, irá agarrar um assassino (Dafoe). Mas à medida que as coisas ficam mais sérias, será que a vingança de Chance pode acabar destruindo a ele mesmo?


25- O Ano do Dragão (Year of the Dragon, 1985); Dirigido por: Michael Cimino; País: EUA




Sinopse: Nas profundezas do coração da Chinatown nova-iorquina, cresce uma ameaça criminal milenar, a Triade, uma impiedosa rede de corrupção e poder. O novo chefão da organização, o jovem Joey Tai (John Lone), decide que é chegada a hora de enfrentar os interesses dominantes, tanto italianos quanto orientais, na disputa pelo lucrativo tráfico de drogas. As ruas ficam cobertas pelo sangue de seus inimigos. Isto até que o Capitão Stanley White assume o controle de Chinatown. Utilizando uma bela jornalista como aliada, White inicia uma batalha particular contra o caos reinante em seu território. Apenas um homem poderá sobreviver ao inevitável confronto.


24- Veludo Azul (Blue Velvet, 1986); Dirigido por: David Lynch; País: EUA



Sinopse: Um rapaz simplório envolve-se em uma perigosa investigação sobre os negócios de um traficante de drogas, que mantém uma relação sadomasoquista com uma bela cantora de cabaré.



23- Os Intocáveis (The Untouchables, 1987); Dirigido por: Brian De Palma; País: EUA



Sinopse: O filme lançou Kevin Costner ao estrelato, vivendo o incorruptível policial Eliott Ness. Na Chicago de 1930, onde vigora a Lei Seca, Ness organiza um grupo de policiais (que se denominam intocáveis) e parte para combater Al Capone (Robert De Niro) e sua quadrilha de gângsters. O filme tem o toque da câmera muito móvel e inquieta de Brian De Palma, mestre em provocar emoções e conduzir o espectador para onde ele desejar.


22- O Matador (Dip huet seung hung, 1989); Dirigido por: John Woo; País: Hong Kong



Sinopse: Um assassino (Chow Yun-Fat) aceita um último trabalho para juntar a quantia que falta para o pagamento da cirurgia oftalmológica de sua namorada Jennie (Sally Yeh), que ele cegou acidentalmente em uma missão. Traído por seu contratante, ele acaba tendo de juntar forças com o inspetor (Danny Lee) designado para prendê-lo. Nasce aí uma sangrenta parceria.


21- Violent Cop (Sono Otoko, Kyôbô ni Tsuki, 1989); Dirigido por: Takeshi Kitano; País: Japão



Sinopse: O detetive Azuma é um policial durão adepto de métodos violentos e pouco éticos para conseguir resultados. Ao investigas homicídios ligados a drogas, Azuma descobre que seu amigo e colega Iwaki está envolvido no tráfico. Quando Iwaki morre e a irmã de Azuma é raptada, ele decide quebrar todas as regras e fazer justiça.


20- Ajuste Final (Miller's Crossing, 1990); Dirigido por: Joel Coen; País: EUA




Sinopse: 1929. Leo (Albert Finney) é um veterano gângster irlandês, que detém o controle do lado leste da cidade. Para cuidar dos afazeres corriqueiros ele conta com Tom Reagan (Gabriel Byrne), seu braço direito. Johnny Caspar (Jon Polito), que anda sempre com seu capanga Eddie (J.E. Freeman), é o grande rival de Leo pelo controle da cidade. O império de Leo começa a ruir ao descobrir que Tom está envolvido com Verna (Marcia Gay Harden), sua mulher.


19- O Rei de Nova York (King of New York, 1990); Dirigido por: Abel Ferrara; País: EUA




Sinopse: Frank White (Christopher Walken) é um ex-chefão do tráfico de drogas. Recém saído da prisão, o gângster tenta recuperar o controle do comércio de entorpecentes nos guetos de Nova York, com o intuito de distribuir o lucro de seus negócios para as pessoas menos favorecidas da cidade. Esta decisão não agradará e Frank terá de enfrentar as gangues rivais e a polícia numa guerra sangrenta.


18- Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990); Dirigido por: Martin Scorsese; País: EUA



Sinopse: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão.
Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores.

Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente.

Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, 
mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais.


17- Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992); Dirigido por: Quentin Tarantino; País: EUA



Sinopse: Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo ao saiu, pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.


16- Fervura Máxima (Lat Sau San Taam, 1992); Dirigido por: John Woo; País: Hong Kong



Sinopse: Em Hong Kong, Yuen (Chow Yun-Fat), um inspetor de polícia que é normalmente conhecido como Tequila, fica transtornado quando seu parceiro morre em um tiroteio com gângsters em uma casa de chá. Tequila então se une a Alan, um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que esta quadrilha mate gente inocente.


15- Vício Frenético (Bad Lieutenant, 1992); Dirigido por: Abel Ferrara; País: EUA



Sinopse: Mergulhado no universo das drogas e do jogo, um tenente de polícia de Nova York inicia sua descida "rumo ao inferno". Mas dois acontecimentos vão lhe dar a chance de redenção: um torneio de beisebol e o trágico estupro de uma jovem freira.


14- O Pagamento Final (Carlito's Way, 1993); Dirigido por: Brian De Palma; País: EUA



Sinopse: Advogado (Sean Penn) tira gângster (Al Pacino) da cadeia usando brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha. Mas o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar a vida ao lado da namorada nas Bahamas.


13- O Profissional (Léon, 1994); Dirigido por: Luc Besson; País: EUA




Sinopse: Em Nova Iorque o assassino profissional Leon (Jean Reno) não vê sentido na vida. Quando a família vizinha é morta por policiais envolvidos com drogas ele decide proteger Mathilda (Natalie Portman), uma menina de 12 anos que é a única sobrevivente da família. Ela deseja se tornar uma assassina, para poder vingar a morte do seu irmão de 4 anos. Enquanto ela cuida da casa e ensina o pistoleiro a ler e a escrever, ele lhe ensina o básico de como manejar uma arma.


12- Uma Simples Formalidade (Una Pura Formalità, 1994); Dirigido por: Giuseppe Tornatore; País: França, Itália




Sinopse: O escritor Onoff (Gérard Depardieu) é o principal suspeito de um assassinato. Quando vai para a delegacia, o delegado (Roman Polanski) é seu grande fã, mas apesar de adimirá-lo, vai fazer de tudo para arrancar uma confissão.


11- Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1995); Dirigido por: Quentin Tarantino; País: EUA




Sinopse: São apresentadas três histórias de forma não cronológica.

Em uma, aparecem Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que são dois mafiosos com a missão de fazer uma cobrança a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames).

Em outra história, Vincent deve levar Mia Wallace (Uma Thurman) mulher de seu chefe para se divertir enquanto ele viaja.

Por último, é contada a história de Butch Coolidge (Bruce Willis), um pugilista que foi comprado por Marsellus para perder uma luta, mas não cumpriu sua parte no acordo e agora precisa fugir do mafioso.


10- Fogo Contra Fogo (Heat, 1995); Dirigido por: Michael Mann; País: EUA



Sinopse: Em Los Angeles é cometido um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão de títulos ao portador e três policiais são mortos no assalto. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando.



09- Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995); Dirigido por: Bryan Singer; País: EUA




Sinopse: Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e há apenas duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão, que é portador de um defeito físico, testemunhou o ocorrido no cais e saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, um húngaro misterioso e impiedoso, como o homem que foi o mentor intelectual de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. O prêmio pelos sobreviventes que desapareceram foi estipulado em 91 milhões de dólares e o delegado encarregado das investigações acha que falta algo no caso, que crie um elo que possa ser possível saber quem é Keyser Soze.


08- Fargo: Uma Comédia de Erros (Fargo, 1996); Dirigido por: Joel Coen; País: EUA




Sinopse: Em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o sequestro da própria esposa (Kristin Rudrüd) e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes.

07- Estrada Perdida (Lost Highway, 1997); Dirigido por: David Lynch; País: EUA


Sinopse: Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes.
06- Los Angeles: Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1997); Dirigido por: Curtis Hanson; País: EUA





Sinopse: No início dos anos 50 em Los Angeles, três detetives que usam métodos distintos de trabalho se defrontam com uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, que estão ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.


05- O Homem Que Não Estava Lá (The Man Who Wasn't There, 2001); Dirigido por: Ethan Coen, Joel Coen); País: EUA






Sinopse: Em meio aos anos 40, Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um barbeiro infeliz, que vive com sua esposa Doris (Frances McDormand). Ao descobrir que ela o está traindo, Ed passa então a planejar uma trama de chantagem contra ela, a fim de ensinar-lhe uma lição. Mas quando seu plano vai por água abaixo uma série de consequências desagradáveis ocorrem, incluindo vários assassinatos.


04- Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001); Dirigido por: David Lynch; País: EUA




Sinopse: Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada de uma aspirante a atriz procuram por pistas e respostas na cidade de Los Angeles, em uma estranha aventura em que sonhos e realidade se misturam.


03- Conflitos Internos Trilogia; Dirigido por: Siu Fai Mak, Wai-keung Lau; País: Hong Kong



Conflitos Internos (2002)

Sinopse: Chan Wing Yan é um policial experiente, enviado sob disfarce para infiltrar-se em um perigoso círculo criminoso. Especialista em desfazer quadrilhas, ele acredita que esta será mais uma missão rotineira. Mas um espião foi plantado no departamento de polícia... e agora Chang corre perigo.

Conflitos Internos 2 (2003)

Sinopse: Onze anos antes do primeiro filme em 1991, o Inspetor Wong Chi-Shing discute a morte de seu primeiro parceiro, Hon Sam. Ming, um jovem enérgico e cruel, acaba de assassinar o chefão do submundo do crime de Hong-Kong. Com o pai morto, o seu filho Ngai que não tem o menor conhecimento da arte de matar é obrigado a substituir o pai e tomar conta do seu legado.

Conflitos Internos 3 (2003)

Sinopse: Dez meses após a morte de Yan, Ming é reintegrado nos Assuntos internos. Na cena policial aparece Wing cuja missão é revelar espiões infiltrados da tríade e também ele com ligações à organização. Ming inicia uma investigação clandestina sobre Wing



02- Oldboy (Oldeuboi, 2003); Dirigido por: Park Chan-wook; País: Coréia do Sul




Sinopse: Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções.



01- Os Infiltrados (The Departed, 2006); Dirigido por: Martin Scorsese; País: EUA




Sinopse: A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.




Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários: