20 SÉRIES POLICIAIS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR!



The Wire

Esta lista remete às séries policiais que tem como foco os dramas de agentes da lei, investigadores e policiais. Elas são geniais de várias formas, cada uma dessas séries possuem o que toda obra policial ficcional precisa: personagens dúbios, mistérios, críticas sociais, ação, suspense, sarcasmo e reflexões morais.
Estas são minhas séries policiais preferidas que penso que todo mundo que gosta de séries e deste estilo de arte, devem assistir!   

20- The Blacklist (2013-)

Sinopse: The Blacklist narra a história de Raymond, um ex-militar do serviço de inteligência que se transforma em um dos criminosos mais procurados do governo. Sem mais nem menos, ele se entrega aos federais após passar anos fugindo da lei. Sem revelar os motivos que o levaram a fazer isso, Raymond concorda em ajudar a polícia a capturar o terrorista Ranko Zamani (que era dado como morto), bem como outros criminosos que fazem parte de uma lista, na condição de que ele trabalhe ao lado de Elizabeth Keen, uma agente novata do FBI que, aparentemente, não tem nenhuma conexão com ele.

19-  River (2015-)

Sinopse: John River, um policial brilhante, cuja genialidade e também sua maior falha é a fragilidade da sua mente. Um homem assombrado pelas vítimas dos casos que investiga e que agora vai precisar enfrentar seu maior desafio: descobrir quem assassinou sua parceira, Stevie.

18- Line of Duty (2012-)

Sinopse: Line Of Duty é uma série dramática que lança um olhar sobre o mundo da corrupção policial. Depois de um ataque de contraterrorismo dar errado, o sargento Steve Arnott se recusa a participar de um cover-up. Quando ele é confrontado por seus colegas, ele se transfere para uma unidade anti-corrupção, AC-12, que é liderada pelo Superintendente Ted Hastings. Começa então uma jornada de busca ao oficial corruto e questionamentos. Muito mais que respostas.

17- The Fall (2013-)

Sinopse: Um assassino em série aterroriza a região de Belfast. Após vários dias sem conseguir prender o criminoso, as autoridades da Irlanda pedem ajuda à polícia de Londres, que escolhe a detetive Stella Gibson (Anderson) para assumir o comando das investigações. A história é narrada pelo ponto de vista da detetive e do assassino.

16- Happy Valley (2014-)

Sinopse: A história inicia quando Kevin Weatherill (Steve Pemberton, de Whitechapell, Inside Nº 9) vai à polícia de uma comunidade rural para denunciar um sequestro planejado por ele. Com a ajuda de Ashley Cowgill (Joe Armstrong, de Robin Hood e The Village), um traficante local, Kevin pretendia sequestrar a filha de seu chefe com o objetivo de utilizar o dinheiro do resgate para pagar a escola particular de sua filha. Kevin desiste de fazer a denúncia, o que o leva a lidar com as consequências do crime. Agora cabe à policial Catherine Crowther (Sarah Lancashire, de Last Tango in Halifax) localizar e resgatar Ann Gallagher (Charlie Murphy, de The Village) com vida.

15- Broadchurch (2013)

Sinopse: O assassinato de um jovem rapaz em uma pequena cidade litorânea traz um agitação da mídia, o que ameaça destruir a comunidade.

 14- Southland (2009-2013)

Sinopse: Focado na vida dos agentes policiais que vivem e trabalham em LA. Das praias de Malibu as ruas de Los Angeles, Southland, é um drama que irá colocar os telespectadores dentro da vida dos policiais, dos criminosos, das vítimas e de suas famílias.

13- Justified (2010-2015)

Sinopse: Um delegado bastante antiquado, que mais parece um xerife do velho oeste, pelo modo que se veste e pela forma como lida com criminosos.
Enviado de volta para sua cidade natal, no interior de Kentucky, depois que seus superiores ficaram incomodados com sua forma peculiar de fazer justiça, Raylan volta “pra casa” botando ordem no lugar e lidando com as consequências do passado.


12- luther (2010-2016)

Sinopse: A história gira em torno do detetive John Luther (Idris Elba, de "The Wire"), da polícia de Londres. Luther está de volta ao trabalho após ter se afastado ao sofrer uma crise emocional durante as investigações que o levaram à captura de um assassino em série de crianças. Agora, ele tenta manter o equilíbrio mental para manter seu emprego e seu casamento com Zoe. Dedicado, obsessivo e possessivo, Luther pode se tornar violento em sua determinação em encontrar o criminoso, questões que o levam a um ponto crítico em seu casamento com a jovem que conheceu quando ainda era estudante.



11- Bones (2005-)

Sinopse: O agente Seeley Booth do F.B.I. trabalha com a antropóloga forense Dra. Temperance 'Bones' Brennan (Emily Deschanel) e sua pouco convencional equipe de cientistas. Juntos solucionam alguns dos mais intrigantes e bizarros crimes de todos os tempos com a ajuda de um corajoso instinto, sólidos procedimentos investigativos e tecnologia de última geração. Inspirado nas aventuras da vida real da antropóloga forense e escritora Kathy Reichs, Bones é um inteligente drama investigativo, com muita tensão romântica e humor negro.

10-  The Shield (2002-2008)

Sinopse: The Shield quebra a fórmula convencional dos seriados policiais ao mostrar um mundo moralmente ambíguo em que a linha entre o bem e o mal é cruzada diariamente. A série é focada na tensão entre um grupo de policiais que trazem resultados, porém são corruptos e um capitão dividido entre seu dever e suas ambições políticas.

A série conta o dia-a-dia dos policiais do distrito fictício de Farmington, em Los Angeles, tendo como base uma delegacia improvisada dentro de uma igreja abandonada, apelidada de Barn (traduzido como estábulo ou celeiro em alguns episódios).

Michael Chiklis estrela como o policial corrupto Vic Marckey, líder do Strike Team (nome que recebeu várias traduções em português dependendo do episódio e do canal, sendo a mais comum "tropa de choque"). O Strike Team é uma equipe de quatro ou cinco policiais voltada para o controle da ação de gangues e do tráfico de drogas. Foi inspirado por uma divisão real do Departamento de Polícia de Los Angeles.

Apesar de ser focada nas ações do Strike Team, a série possui três outros núcleos em que a ação ocorre paralelamente, com frequentes conexões: as questões políticas, geralmente protagonizadas pelo capitão David Aceveda; os casos complexos investigados por Claudette Wyms e Dutch Wagenbach; e os casos rotineiros de policiais de rua, inicialmente representados pelos policiais Danny Sopher e Julien Lowe.

Além do dia-a-dia de policiais, a série trata de temas da vida pessoal dos personagens, como família, sexualidade e problemas de saúde.



09- Hannibal (2013-2015)

Sinopse: O novo drama será uma versão contemporânea da conhecida história, mostrando desde o início o relacionamento do agente do FBI Will Graham com o seu mentor Dr. Hannibal Lecter.

08- Dexter (2006-2013)

Sinopse: Valendo-se do fato de ser um expert forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. A série narra a trajetória de sua vida dupla por meio de flashbacks e, paulatinamente, vai desvelando diversos segredos dos personagens, criando um ambiente de constante suspense.

07- Arquivo X (1993-)

Sinopse: A agente do FBI Dana Scully, uma cética cientista médica, é designada pelos seus superiores para trabalhar como parceira do excêntrico Fox Mulder. Ele chefia uma divisão do bureau denominada "Arquivos X", especializada em casos misteriosos e aparentemente sem solução, e é constantemente ridicularizado pelos colegas por suas teorias sobre extraterrestres e criaturas fantásticas. Scully também não parece disposta a acreditar no parceiro, mas aos poucos vai sendo sugada para dentro de uma realidade repleta de conspirações do governo e fenômenos paranormais e sobrenaturais - um mundo onde o bizarro e o horrível estão à espreita na sociedade todo dia.

06- The Adventures of Sherlock Holmes (1984-1985)

Sinopse: Série televisiva policial inglesa, As Aventuras de Sherlock Holmes estreou em abril de 1984 na Granada Television, sendo colocada pela última vez no ar em novembro de 1994. Figura ficcional dos contos criados por Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes surgiu pela primeira vez no conto A Study in Scarlet, em 1887.

Conhecido mundialmente e considerado uma lenda, Sherlock Holmes é um gênio que se dedica a resolver mistérios com uns olhos perscrutadores, aspecto cuidado e figura enigmática. Nesta adaptação à televisão, acompanha-se a vida e os casos misteriosos do detetive particular Sherlock Holmes (Jeremy Brett) e do seu dedicado amigo e ajudante Dr. John H. Watson (interpretado por David Burke até 1985 e, a partir de 1986, por Edward Hardwicke). Homem de vários talentos - além de detetive, é químico e toca violino, vive em Londres numa casa alugada no n.º 221b de Baker Street, da Sra. Hudson (Rosalie Williams), com o seu colega Watson.

Muitas pessoas procuram a sua ajuda para resolver crimes misteriosos que só a sua perspicácia pode desvendar.

Durante dez anos, foram exibidos 45 episódios e três telefilmes em seis temporadas. Quando a primeira temporada foi para o ar, o público, críticos e fãs de Sherlock Holmes consideraram que o desempenho de Jeremy Brett era magnífico, único e o mais aproximado do retrato descrito pelo seu criador.



05- Fargo (2014-)

Sinopse: Fargo, inspirada no filme dos irmãos Joel e Ethan Coen de 1996. Trata-se de uma série que utiliza uma narrativa semelhante a do filme para contar um caso ocorrido aproximadamente 20 anos após o do filme. A série conta com a própria produção dos irmãos Coen.


04- True Detective (2014-)

Sinopse: A história é narrada por diferentes perspectivas. Ela acompanha as investigações de um crime que teria sido cometido por um assassino em série. O caso é investigado pelos detetives Rust Cohle e Martin Hart em 1995, na Louisiana. Dezessete anos depois, o caso é reaberto e os próprios detetives passam a ser questionados pela polícia, que ainda tentam prender o mesmo criminoso. Passado e presente serão apresentados em paralelo.

03- Twin Peaks (1990-)

Sinopse: Criada por David Lynch, "Twin Peaks" foi a série de suspense que se tornou um dos acontecimentos mais aclamados na história da televisão mundial. Foi um fenômeno que varreu o mundo, ao mostrar as investigações do brutal assassinato da rainha do baile de formatura, Laura Palmer, numa pequena cidadezinha chamada Twin Peaks. Dale Cooper é o agente federal encarregado do caso, e que descobre que a pequena cidade está recheada de segredos mortais. Cooper se enfronha por este mundo, conhece cidadãos misteriosos, descobre um outro crime na floresta e é atormentado por sonhos muito bizarros. A revelação será apenas mais um choque inesperado numa cadeia de eventos surpreendentes.

02- Sherlock (2010-)

Sinopse: Série baseada nas obras de Sir Arthur Conan Doyle, que tráz até nós a oportunidade de ver como seria Sherlock Holmes aplicando seus métodos dedutivos em plena Londres do século XXI.


01- The Wire (2002-2008)

Sinopse: The Wire foi concebida por David Simon, ex-jornalista, e Ed Burns, ex-policial e professor em Baltimore. A série inova ao ter uma perspectiva ampla e multilateral dos temas tratados. Cada temporada funciona como um romance com início, meio e fim, tendo sempre diferentes personagens no foco central, sem no entanto abandonar os personagens já conhecidos. As histórias foram baseadas nas experiências dos dois criadores: Simon é o autor de Homicide: A Year in the Killing Streets, que narra o cotidiano real do Departamento de Homicídios de Baltimore nos anos 80, onde conheceu Burns. Os dois juntos escreveram The Corner: A Year in the Life of an Inner-City Neighborhood, que descreve o cotidiano real de uma família em um gueto dominado pelo tráfico. Os dois livros viraram séries de TV nos anos 90, e inspiraram a maioria dos personagens e histórias apresentados em The Wire.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. O grande problema das séries é manter o ritmo até o final. Arquivo X, Luther, the Killing são alguns dos exemplos...

    ResponderExcluir
  2. A melhor série policial, pra quem gosta de polícia mesmo, é The Shields.. pode assistir sem medo.

    ResponderExcluir