30 FILMES DO GÊNERO SWORD AND SORCERER!



 
 
 
O gênero de fantasia é uma das poucas representações artísticas que funciona perfeitamente e somente na literatura e quadrinhos, sendo de difícil adaptação para o cinema. Na fantasia há um dos subgêneros que são denominados por Espada e Feitiçaria ou Sword and Sorcerer
 
Não se sabe perfeitamente a época em que este subgênero foi criado por haver estórias que remetem há tempos antigos nas culturas mesopotâmias, escandinavas e grego-romanas. Sabe-se que este gênero foi popularizado no ocidente por Robert E. Howard o criador do Conan, seguido por J.R. Tolkien e Michael Moorcock.
 
Estes filmes remetem o que para mim são as melhores representações do subgênero no cinema, que teve seu auge na década de 1980, são filmes familiares que trazem todo o tipo de metáforas e mensagens de superação, amizade e aventura. 
 
Os filmes estão despostos em ordem cronológica.  
 
 
 
30- Os Nibelungos Parte 1: A Morte de Siegfried (Die Nibelungen: Siegfried, 1924)/Dirigido por: Fritz Lang
 
 
Sinopse: Primeira parte da adaptação de uma velha lenda escandinava por Fritz Lang. Após roubar o tesouro dos Nibelungos - anões que vivem debaixo da terra -, Siegfried corteja a bela Kremilda, irmã de Gunther, rei dos Burgúndios. O rei pede que Siegfried o ajude a seduzir a rainha virgem Brunilda que, ao desvendar a trama, pede a cabeça do herói.
 
 
29- Os Nibelungos Parte 2: A Vingança de Kremilda (Die Nibelungen: Kriemhilds Rache, 1924)/ Dirigido por: Fritz Lang
 
 
Sinopse: Continuação de "Os Nibelungos Parte 1 - A Morte de Siegfried", e última parte da ambiciosa adaptação de Fritz Lang para uma velha lenda escandinava. Pesarosa com a morte de seu amado Siegfried, Kremilda aceita desposar Átila, o Huno, e convida seu irmão, o rei Gunther, e os assasinos de Siegfried para um banquete, no qual finalmente realizará seu plano de vingança.
 
 
28- O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad, 1924)/ Dirigido por: Raoul Walsh
 
 
Sinopse: O ladrão Ahmed, fazendo-se passar por príncipe, penetra no castelo para liderar a revolta contra os invasores mongóis. Conto das mil e uma noites que é considerado um dos mais fantasiosos e divertidos do cinema mudo.

27- O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad, 1940)/ Dirigido por: Ludwig Berger Michael Powell, Tim Whelan
 
 
Sinopse: Menino ladrão das ruas de Bagdá ajuda jovem sultão deposto do trono por feiticeiro a recuperar o poder. Para isso conta com a ajuda de um gênio mágico que lhe concede três desejos.

26- Ulysses (Ulisse, 1954)/ Dirigido por: Mario Bava, Mario Camerini
 
 
Sinopse: Esta obra cinematográfica é baseada no histórico documento narrativo "A Odisséia", escrito por Homero. Aqui Ulysses (Kirk Douglas) realiza, após 10 anos de guerra na batalha por Tróia, a uma jornada por terra e mar para tentar voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope (Silvana Mangano), depois de ter perdido da frota de navios durante uma tempestade. Em sua Odisséia, ele percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando batalhas contra o gigantesco ciclope Polifemo, soldados, encarando a fúria e as mentiras dos deuses na figura de Poseidon, e derramando seu sangue e suor para tentar permanecer vivo, mesmo já tendo perdido todos os seus companheiros. Até que finalmente, após 20 anos de luta, em sua terra natal, ele enfrente o último e mais perigoso desafio..

25- Simbad e a Princesa (The 7th Voyage of Sinbad, 1958)/ Dirigido por: Nathan Juran
 

Sinopse: Quando o lendário Simbad, sai numa perigosa jornada para a misteriosa Ilha de Colossus, ele se envolve em uma incrível e movimentada aventura. Ele precisa quebrar o encanto que um diabólico feiticeiro jogou em sua amada princesa. Mas, antes que possa salva-la, Simbad, vai enfrentar uma incrível coleção de monstros místicos, o ciclope devorador de homens, um exército de esqueletos, o Roc, um feroz pássaro de duas cabeças e um dragão que expele fogo.

24- As Aventuras do Ladrão de Bagdad (Il Ladro di Bagdad, 1961)/ Dirigido por: Arthur Lubin Bruno Vailati
 

Sinopse: O ladrão Karim (Steve Reeves), corajosamente lidera um assalto numa festa celebrada pelo Sultão de Bagdad, em homenagem à visita do Príncipe Osman, fazendo-se passar pelo próprio príncipe. Fugindo, ele se escondendo no quarto da filha do sultão, a Princesa Amina (Giorgia Moll), por quem acaba se apaixonando à primeira vista. Mas o verdadeiro Osman está chegando a cidade para pedir a mão da princesa em casamento, e quando ela o rejeita, o maléfico Vizir real, oferece ao verdadeiro príncipe uma poção que fará a princesa apaixonar-se por ele. Mas a paixão da princesa por Karim é verdadeira, e a poção acaba por deixá-la doente. O sultão lança então uma corrida em busca da rosa mágica que curará a princesa, Karim sai em busca do remédio para finalmente poder casar com sua amada...
 
 
23- A Espada Mágica (The Magic Sword, 1962)/ Dirigido por: Bert I. Gordon
 

Sinopse: Lodac (Basil Rathbone), um feiticeiro do mal sequestrou a Princesa Helene (Anne Helm) e pretende utilizá-la para alimentar seu dragão em 7 dias. Sir Branton (Liam Sullivan), um dos cavaleiros do rei, jura resgatá-la, apesar de Lodac ter lhe avisado das 7 maldições que ele deverá passar antes de alcançar seu castelo. George (Gary Lockwood), um jovem criado pela feiticeira Sybil (Estelle Winwood) quer resgatar a princesa também, mas Sybil já havia perdido uma batalha contra Lodac e se recusa a deixá-lo ir. Mas ele pretende usar a Espada Mágica que ela lhe deu para salvar a princesa. Assim, George e os 6 cavaleiros criados por Sybil vão ao Rei oferecer ajuda para o resgate de Helene. Branton não gosta da ideia, mas é obrigado pelo Rei a aceitar a ajuda. Assim, George e sua espada mágica terão que enfrentar muitos desafios para conseguir salvar a Princesa Helene.


22- Jasão e o Velo de Ouro (Jason and the Argonauts, 1963)/ Dirigido por: Don Chaffey
 
 
Sinopse: O filme conta a história do lendário herói grego Jasão (Todd Armstrong) que liderou um time de aventureiros em uma perigosa busca pelo lendário velo de ouro.


21- As Novas Viagens de Simbad (The Golden Voyage of Sinbad, 1974)/ Dirigido por: Gordon Hessler
 

Sinopse: Esta é uma espetacular aventura passada nas misteriosas terras antigas, habitadas por incríveis criaturas! Simbad (John Phillip Law) - Príncipe de Bagdá e lendário marinheiro - acha um intrigante mapa e sai em busca da desconhecida ilha de Lemuria, levando a bela escrava Margiana (Caroline Muron) e o Grão Vizir de Marabia. O Príncipe Koura (Tom Baker), um maligno feiticeiro que tenta obter o controle de Marabia com a manipulação de espíritos do mal, segue-os para impedir o sucesso de Simbad. Mas o marinheiro encontra Lemuria a despeito dos terríveis feitiços lançados por Koura em seu caminho. Em Lemuria, Simbad e sua corajosa tripulção lutam contra uma estátua de seis espadas, um centauro de um olho só e um Grifo, fabuloso animal com cabeça de águia e garras de leão. Finalmente Simbad confronta-se a Koura, num duelo de vida e morte!
 
 
20- O Hobbit (The Hobbit, 1977)/ Dirigido por: Arthur Rankin Jr., Jules Bass
 
 
Sinopse: Adaptação animada da obra de .R.R. Tolkien preculsora da saga "O Senhor dos Anéis". Em "The Hobbit", Bilbo Baggins recebe a visita do feiticeiro Gandalf, que pretende reunir um grupo para sair numa grande jornada. O objetivo é reconquistar o reino da Terra Média, agora em poder de um dragão vilão chamado Smaug.

19- Simbad e o Olho do Tigre (Sinbad and the Eye of the Tiger, 1977)/ Dirigido por: Sam Wanamaker
 

Sinopse: Simbad, corajoso marinheiro e Príncipe de Bagdá, sai em direção a Charnak, com intenção de pedir ao Príncipe Kassim, para se casar com sua irmã, Farah, mas Simbad, descobre que Kassim, está possuído por um feitiço de sua maligna madrasta, Zenobia. Para quebrar a magia, Simbad, tem que sair em uma jornada nunca antes realizada. Esperando por eles nesta perigosa viagem estão uma variedade de bestas que vão além da mais delirante imaginação. Entre as criaturas estão o Minoton, um colosso de bronze; um gigante troglodita; um tigre com dentes de sabre; e um babuíno "quase humano".
 
 
18- O Ladrão de Bagdá (The Thief of Baghdad, 1978)/ Dirigido por: Clive Donner
 
 
Sinopse: Mais uma versão das mágicas aventuras nas noites das arábias.
Depois da morte do pai, príncipe tem de combater a vilania de vizir para conquistar a linda filha do Sultão.
 
 
17- Aventura na Arábia (Arabian Adventure, 1979)/ Dirigido por: Kevin Connor
 
 
Sinopse: O malvado Califa Alquazar tem a sua alma presa em um espelho e agora, a única coisa que pode derrotá-lo é a Rosa mágica de Edhil. Ele recruta Hasan, um aventureiro que se diz príncipe, para encontrar a cobiçada rosa mágica , prometendo como recompensa, a princesa Zuleira. O ingênuo príncipe Hasan, desconhecendo os verdadeiros motivos de Alquazar, parte em busca da rosa.
 
 
16- Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 1981)/ Dirigido por: Desmond Davis
 

Sinopse: Adaptação do mito grego de Perseu, o filho de Zeus, o deus dos deuses do Olimpo, com uma mulher mortal. Já crescido, ele vive uma grande aventura para poder desposar a Princesa Andrômeda, que será sacrificada ao monstruoso Kraken em 30 dias para aplacar a fúria dos deuses. Na sua jornada para impedir o sacrifício, Perseu precisa lutar contra a terrível Medusa, auxiliado pela coruja mecânica Bubo e pelo cavalo alado Pégaso.
 
 
15- O Dragão e o Feiticeiro (Dragonslayer, 1981)/ Dirigido por: Matthew Robbins
 
 
Sinopse: Um grupo de aldeões parte à procura do feiticeiro Ulrich (Ralph Richardson, RIP) com o propósito de lhe pedir ajuda, pois a sua vila é aterrorizada por um enorme dragão. O Rei Casiodorus Rex (Peter Eyre) fez um pacto com o dragão e, em troca do sacrifício de algumas virgens, este deixa a aldeia em paz. Mas os habitantes estão fartos de perder as suas filhas. Mesmo antes de iniciar a viagem, Ulrich é assassinado e o seu aprendiz Galen (Peter MacNicol) voluntaria-se para tomar o seu lugar.
 
 
14- Excalibur (1981)/ Dirigido por: John Boorman
 

Sinopse: O mago Merlin (Nicol Williamson) dá ao rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) a mística Excalibur, a espada do poder. Durante uma emboscada Uther é ferido mortalmente e, pouco antes de morrer, enterra a espada em uma pedra. Fica então decidido que o cavaleiro que puder retirá-la da pedra será o novo rei, mas ninguém consegue. Anos depois o país estava divido em guerra entre os senhores feudais e Arthur (Nigel Terry), um jovem escudeiro, retira facilmente a espada da pedra. Alguns nobres juram fidelidade ao novo rei e Merlin relata que Arthur é um filho bastardo de Uther, mas alguns nobres não aceitam sua autoridade. No entanto o tempo faz todos se curvarem ao sábio rei, mas o tempo vai mostrar que o fator de desagregação do reino está na atração que Lancelot (Nicholas Clay), o campeão do rei, sente por Guinevere (Cherie Lunghi), a rainha. E, somando-se a isto, Morgana (Helen Mirren), a meia-irmã de Arthur, decide que Mordred (Robert Addie), o filho que ela teve com Arthur, deve ocupar o trono.
 
 
13- Conan, o Bárbaro (Conan the Barbarian, 1982)/ Dirigido por: John Milius
 
 
Sinopse: Há milhares de anos Thulsa Doom, um demoníaco feiticeiro, comanda um ataque por motivos até hoje não revelados que poderia ser simplesmente pelo prazer de matar ou para descobrir o segredo do aço, que era guardado pelos moradores desta aldeia. Conan, um cimério, vê seus pais serem mortos na sua frente e seu povo ser massacrado, sendo que ele, ainda criança, é levado para um campo de escravos. Os anos passam e ele desenvolve uma enorme força física, o que faz Conan, se tornar gladiador. Ele ainda se mantém determinado a vingar a morte dos pais e quando é libertado tenta alcançar seu objetivo. Conan, descobre que Thulsa Doom, lidera o misterioso culto da serpente e, tentando se aproximar do feiticeiro, faz amizade com dois ladrões, Valeria e Subotai. Ao trio é prometida uma vultosa recompensa pelo rei Osric, que quer que o trio de guerreiros resgate sua filha, que se tornou uma seguidora de Thulsa Doom.
 
 
12- A Espada e os Bárbaros (The Sword and The Sorcerer, 1982)/ Dirigido por: Albert Pyun
 

Sinopse: A trama é basicamente uma estória de vingança. Temos o rei Cromwell (Richard Lynch) tentando conquistar um reino cujo exército é invencível. Mas com a ajuda de Xusia, um feiticeiro monstruoso e muito poderoso, consegue vencer a batalha e fazer daquele local o seu reino maligno. A estória continua anos mais tarde, quando Talon (Lee Horsley), o filho do Rei assassinado que conseguiu escapar naquela altura, se torna um guerreiro mercenário e lidera um grupo de saqueadores que realiza jornadas de cidade em cidade. Quando retorna ao antigo reino em que vivia, Talon resolve se vingar daquele que matou seus pais, libertar o povo da tirania e ainda conquistar o coração da princesa.
 
 
11- O Cristal Encantado (The Dark Crystal, 1982)/ Dirigido por: Frank Oz, Jim Henson
Sinopse: Gelfing, um dos sobreviventes da raça dos elfos, procura os pedaços de uma pedra mágica capaz de libertar seu povo. Tal poder emana do Cristal Negro, escondido em terras longínquas e encantadas.
 
 
10- Krull (Dragons of Krull, 1983)/ Dirigido por: Peter Yates
 

Sinopse: Além do nosso tempo e universo, existe um planeta chamado Krull, assediado por invasores alienígenas. Ali, um jovem rei precisa salvar sua jovem esposa das garras da Besta ou arriscar o fim do seu mundo.
 
 
09- Fogo e Gelo (Fire and Ice, 1983)/ Dirigido por: Ralph Bakshi
 
Sinopse: O mundo está em guerra. Lord Nekron, o poderoso senhor do Reino do Gelo, quer transformar o planeta numa enorme geleira. Mas sua tarefa não será fácil. Depois de raptar a bela Teegra, filha do Rei Jarot, líder do Refúgio do Sol, Nekron terá que eliminar dois valentes guerreiros: Larn e o Lobo Negro, que valem por um exército.

08- A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte, 1984)/ Dirigido por: Wolfgang Petersen
 

Sinopse: Quando o jovem Bastian, pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.
 
 
07- A Lenda (Legend, 1985)/ Dirigido por: Ridley Scott
 

Sinopse: Ambientada em uma floresta mística habitada por fadas, elfos, unicórnios e mortais, A Lenda, apresenta Jack, um morador da floresta mágica, escolhido pelo destino para uma missão heroica. Ele tem que impedir que o último unicórnio seja sacrificado pelo demoníaco Senhor da Escuridão, que pretende transformar o mundo em uma terra coberta de gelo e escuridão, ao mesmo tempo que pretende resgatar sua amada princesa Lili, também cativa do vilão.
 
 
06- O Feitiço de Áquila (Ladyhawke, 1985)/ Dirigido por: Richard Donner
 

Sinopse: Europa, século XII. O Bispo de Áquila (John Wood) toma consciência que sua amada, a bela Isabeau (Michelle Pfeiffer), está apaixonada por Etienne Navarre (Rutger Hauer), um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston (Matthew Broderick), mais conhecido como Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila.
 
 
05- Highlander: O Guerreiro Imortal (Highlander, 1986)/ Dirigido por: Russell Mulcahy
 
 
Sinopse: Connor MacLeod (Christopher Lambert), um guerreiro escocês do século XVI, descobre que é imortal após sobreviver a um grave ferimento durante uma batalha. Expulso da sua vila sob suspeita de bruxaria, ele encontra um nobre espanhol chamado Juan Ramirez (Sean Connery), imortal como ele. Ramirez o ensina a manejar uma espada, pois a única forma de matar um imortal é cortando sua cabeça. Séculos depois, em 1986, MacLeod precisa enfrentar a batalha final contra um perigoso inimigo igualmente imortal para tornar-se o único "highlander" da face da Terra.
 
 
04- Willow: Na Terra da Magia (Willow, 1988)/ Dirigido por: Ron Howard
 

Sinopse: Numa terra mística onde o mágico é real, vive Willow Ufgood (Warwick Davis), um pequeno fazendeiro Nelwin que sonha em ser um feiticeiro. Willow se torna guardião de um bebê pertencente aos Daikinis, guerreiros temidos pelos Nelwin. De acordo com a profecia, a criança deverá destruir a malvada feiticeira Bavmorda (Jean Marsh) e acabar com seu reinado de terror, a menos que a bruxa possa destruir a criança primeiro. Willow começa uma perigosa e fabulosa jornada para manter a criança a salvo, junto a dois duendes, um guerreiro rebelado e um feiticeiro bondoso.
 
03- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001)/ Dirigido por: Peter Jackson
 
 
Sinopse: Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.
 
 
02- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (The Lord of the Rings: The Two Towers, 2002)/ Dirigido por: Peter Jackson
 

Sinopse: Após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.
 
01- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King, 2003)/ Dirigido por: Peter Jackson
 
 
Sinopse: Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.
 
 

 

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário