OS 25 MELHORES FILMES DE 2017 SEGUNDO CINEMA E FÚRIA


Me Chame Pelo Seu Nome (2017)


Os filmes lançados em 2017 que aqui listei foram os que mais impressionaram, eu os assisti no circuito de cinema normal e em festivais como o Festival do Rio de Janeiro. Esses filmes possuem diversas nacionalidades, e na minha opinião, foram os que representaram com maestria a linguagem cinematográfica em suas mais diversas representações.

Esses filmes para mim foram os melhores em todos os quesitos e características, mas como sou também um aficionado por cinema de gênero, e neste ano tivemos diversos, não posso deixar de mencioná-los em listas específicas que farei durante as próximas semanas.


25- The Square: A Arte da Discórdia
Dirigido por: Ruben Östlund


 Sinopse: Um gerente de museu está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação. Entre as tentativas para isso, ele decide contratar uma empresa de relações públicas para fazer barulho em torno do assunto na mídia em geral. Mas, inesperadamente, isso acaba gerando diversas consequências infelizes e um grande embaraço.


24- Terra Selvagem
Dirigido por: Taylor Sheridan


Sinopse: Cory, caçador de coiotes e predadores traumatizado pela morte da filha adolescente, encontra o corpo congelado de uma menina em meio ao nada e passa a investigar o crime com o auxílio de uma agente novata do FBI que desconhece a região.


23- Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi
Dirigido por: Dee Rees


Sinopse: Baseado no livro de Hillary Jordan, o longa se passa após a Segunda Guerra Mundial e segue uma mulher que se muda com o marido para a fazenda dele no Mississipi. Dois veteranos da guerra, um negro e um branco, vão trabalhar no local que ainda é regido pelas Leis de Jim Crow, que estabeleciam limites entre brancos e negros.


22- O Outro Lado da Esperança
Dirigido por: Aki Kaurismäki


Sinopse: Khaled (Sherwan Haji) fugiu da guerra na Síria e foi buscar asilo na Europa. Depois de percorrer vários países, solicita a permissão de estadia na Finlândia. Enquanto espera pela resposta, busca pela irmã, desaparecida, e consegue a ajuda de um pequeno comerciante, Wisktröm (Sakari Kuosmanen), que aceita empregá-lo em seu pequeno restaurante.


21- O Sacrifício do Cervo Sagrado
Dirigido por: Yorgos Lanthimos


Sinopse: Steven (Colin Farrell) é um cardiologista conceituado que é casado com Anna (Nicole Kidman), com quem tem dois filhos: Kim (Raffey Cassidy) e Bob (Sunny Suljic). Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin (Barry Keoghan), um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.


20- Bom Comportamento
Dirigido por: Ben Safdie, Joshua Safdie


Sinopse: Após um malsucedido assalto a banco, Constantine Nikas (Robert Pattinson) vê seu irmão mais novo (Bennie Safdie) sendo preso e embarca em uma odisseia no submundo da cidade em que vive, numa tentativa cada vez mais desesperada - e perigosa- de tirar seu irmão da prisão. Ao longo de uma noite repleta de adrenalina, Constantine encontra-se em uma onda de violência e caos enquanto ele corre contra o relógio para salvar seu irmão e ele mesmo, sabendo que suas vidas estão por um fio.


19- Artista do Desastre
 Dirigido por: James Franco


Sinopse: Baseado no livro "The Disaster Artist: My Life Inside The Room", de Greg Sestero e Tom Bissell, o longa, dirigido e estrelado por James Franco, vai tratar sobre o processo de produção do filme The Room, de 2003, considerado um dos piores longas da história do cinema.


18- Corpo e Alma
Dirigido por: Ildikó Enyedi


Sinopse: Uma história de amor que começou em sonho, literalmente. Numa dualidade entre o dormir e o acordar, duas pessoas que não se conhecem têm sonhos exatamente iguais, e acabam se encontrando diariamente todas as noites nesse mundo paralelo de fantasia. Quando chega a hora de se encontrarem de verdade, a situação se mostra ainda mais complexa.


17- O Motorista de Táxi
Dirigido por: Hun Jang


Sinopse: O filme retrata a história sobre um motorista de táxi, que acidentalmente foi para Gwangju em 1980, em meio a Revolta Democrática de 18 de maio contra o regime militar.
Com base na história verdadeira do Massacre de Gwangju.


16- A Forma da Água
Dirigido por: Guillermo del Toro


Sinopse: Uma história de amor num mundo mágico e misterioso na América em 1963. Elisa é uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem anfíbio está sendo mantido em cativeiro. Quando Elisa se apaixona com a criatura, ela elabora um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho. O mundo exterior do laboratório, no entanto, pode revelar-se mais perigoso para o homem anfíbio do que Elisa poderia ter previsto.


15- Com Amor, Van Gogh
Dirigido por: Dorota Kobiela, Hugh Welchman


Sinopse: Investigação aprofundada sobre a vida e a misteriosa morte de Vincent Van Gogh através das suas pinturas e dos personagens que habitam suas telas. Animado com a técnica de pintura a óleo do pintor holandês, os personagens mais próximos são entrevistados e há reconstruções dos acontecimentos que precederam sua morte.


14- Gênios do Mal
Dirigido por: Nattawut Poonpiriya


Sinopse: ‘Lynn’ (Chutimon Chuengcharoensukying) é uma estudante genial que ajuda dois colegas da escola, ‘Grace’ (Eisaya Hosuwan) e ‘Pat’, (Teeradon Supapunpinyo) a trapacear nas provas do colégio. Grace é uma eminente ativista escolar que não consegue as notas que ela precisa. Enquanto Pat é um rapaz podre de rico que acha que o dinheiro pode comprar tudo.
Um dia, Lynn ganha a oportunidade de ganhar milhões de bahts. Ela deve ajudar em um esquema de fraudes do exame STIC, utlizado por estudantes que querem entrar em grandes universidades de todo o mundo. O problema é que, para isso, ela precisará da ajuda de ‘Bank’ (Chanon Santinatornkul), seu rival nos estudos e que não gosta de cometer fraudes. O que Lynn fará para convencer Bank a deixar de lado seu código de ética e ajudá-los?


13- Columbus
Dirigido por: Kogonada


Sinopse: Casey (Haley Lu Richardson) vive com sua mãe em uma cidade pouco conhecida e assombrada pela promessa de modernismo. Jin (John Cho), um visitante do outro lado do mundo, visita seu pai que está quase falecendo. Sobrecarregados pelo peso do futuro, eles encontram refúgio um no outro e na arquitetura que os rodeia.


12-Bingo: O Rei das Manhãs
Dirigido por: Daniel Rezende


Sinopse: No Brasil dos anos 1980, Augusto Mendes é um ator frustrado que faz sucesso em pornochanchadas, mas sonha com os holofotes. Sua grande chance surge ao se tornar “Bingo”, palhaço apresentador de um programa infantil na televisão. Graças ao jeito irreverente de Augusto, Bingo se torna um sucesso absoluto. Mas uma cláusula no contrato não permite que ele revele quem é o homem por trás da máscara, tornando-o o anônimo mais famoso do Brasil. Livremente inspirado na história real de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa do SBT.


11- Detroit em Rebelião 
Dirigido por: Kathryn Bigelow


Sinopse: Uma operação policial sem planejamento originou uma rebelião civil, gerando uma devastadora revolta popular que tomou conta da cidade de Detroit ao longo de cinco dias em 1967. O que resultou em uma batalha campal e deixou um saldo impressionante de 43 mortos, mais de 340 feridos e 7 mil prédios queimados.


10- Loveless
Dirigido por: Andrei Zvyagintsev


Sinopse: Zhenya e Boris, um casal separado no meio de um divórcio desagradável, encontraram ambos novos parceiros e estão ansiosos para começar uma nova vida, mesmo que isso signifique abandonar o filho deles de 12 anos, Alyosha. Mas depois de ver uma das suas brigas desagradáveis, Alyosha desaparece.


09- Uma Mulher Fantástica
Dirigido por: Sebastián Lelio


Sinopse: Marina é uma mulher trans. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer - com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher.


08- Your Name
Dirigido por: Makoto Shinkai


Sinopse: A história se passa um mês após um cometa cair pela primeira vez em mil anos no Japão. Mitsuha é uma colegial que vive no interior e quer viver na cidade porque ela está cansada da vida no campo. Taki é um estudante do ensino médio que vive em Tóquio com seus amigos enquanto trabalha em um restaurante italiano. Ele também tem um forte interesse em artes plásticas envolvendo arquitetura. Um dia, Mitsuha sonha que é um homem jovem e Taki sonha que é uma estudante que vive no campo. Qual é o segredo por trás de seus sonhos?


07- Eu Não Sou Seu Negro
Dirigido por: Raoul Peck


Sinopse: Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, “Remember This House”, relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.


06- 120 Batimentos por Minuto
Dirigido por: Robin Campillo


Sinopse: França, início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) junto ao grupo, apesar de seu estado de saúde delicado.


05- Lady Bird: A Hora de Voar
Dirigido por: Greta Gerwig


Sinopse: Sacramento, Califórnia, 2002. A estudante Lady Bird (Saoirse Ronan) está no último ano do colégio e não faz ideia do que fazer depois que se formar. A convivência com sua mãe, uma enfermeira, é sufocante. Tudo o que vai acontecendo na vida de Lady Bird só a deixa cada vez mais desnorteada.


04- Visages, villages
Dirigido por: Agnès Varda


Sinopse: Agnès Varda e JR partem pelas estradas da França em busca de encontros espontâneos ou organizados. De carro e no caminhão especial de JR, longe das grandes cidades, eles combinam suas duas maneiras de chegar aos outros.


03- Projeto Flórida
Dirigido por: Sean Baker


Sinopse: Filme sobre um desorganizado grupo de garotos precoces que têm bastante senso de aventura e aproveitam as maravilhas da infância, enquanto seus pais estão trabalhando e passando por tempos difíceis.


02- Me Chame Pelo Seu Nome
Dirigido por: Luca Guadagnino


Sinopse: O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando chega Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.


01- Três Anúncios Para um Crime
Dirigido por: Martin McDonagh


Sinopse: Após o assassinato de seu filho, uma mãe jura vingança e justiça para quem cometeu o crime. Cercando o trabalho da polícia local, ela não se conforma com a falta de evidências de que o crime será solucionado. Ela toma, então, uma decisão radical: contratar uma gangue de pistoleiros para que encontrem e dêem cabo das pessoas que mataram seu herdeiro.



Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário