11 FILMES SOBRE TERRORISMO



Paradise Now (2005)


A ameaça terrorista é uma das grandes preocupações do mundo globalizado por ser uma ameça silenciosa muito bem orquestrada que se baseia na confusão, medo e destruição de estilos de vida sociais e sistemas governamentais. Esta lista remetem onze filmes que focam no terrorismo de forma despretensiosa sem a tendenciosidade de filmes pipoca hollywoodianos ou filmes panfletários. São filmes extremos, realistas e bastantes esclarecedores.

Esta lista é bastante atual e todos os filmes são atemporais com convicções inseridas neste exato momento mundial. Os filmes aqui listados dão uma visão mais abrangente deste complexo tema explicando de forma palatável todos os tentáculos que o formam, como: religião, extremismo, revanchismo e política.


11- Carlos, o Chacal (Olivier Assayas, 2010)



Sinopse: Com 5h30 de duração, dividido em três partes, Carlos tenta colocar na tela um perfil completo do venezuelano Ilich Ramirez Sanchez, terrorista conhecido como Carlos, o Chacal. Revolucionário profissional, o terrorista venezuelano trabalhou para a causa palestina, para o governo soviético e participou de uma série de atentados pela Europa. O filme narra duas décadas da atribulada vida do terrorista até a sua prisão no Sudão em 1994. Desde a sua prisão, "Carlos, o Chacal", cumpre uma condenação à prisão perpétua na França.


10- O Atentado (Ziad Doueiri, 2012)




Sinopse: É baseado no best-seller de Yasmina Khadra. Na fita estamos num restaurante cheio em Telavive, local onde uma mulher faz explodir a bomba que dissimulava debaixo da sua túnica de grávida. Durante todo o dia, o doutor Amine, um palestiniano, opera em cadeia as inumeráveis vítimas desse atentado, mas mais tarde terá o conhecimento que o bombista suicida foi a sua própria mulher. O médico parte então numa busca sem tréguas pelos responsáveis.


09- Munique (Steven Spielberg, 2005)




Sinopse: Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada.


08- Fahrenheit 11 de Setembro (Michael Moore, 2004)




Sinopse: O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.


07- O Grupo Baader Meinhof (uli Edel, 2008)




Sinopse: Alemanha, anos de 1970. Ataques de homicidas com bombas, a ameaça do terrorismo e o medo de um inimigo infiltrado estremecem as fundações da ainda frágil democracia germânica. Os radicais filhos da geração nazista, liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin lutam uma violenta guerra contra aquilo que eles denominam a nova face do facismo: o imperialismo americano apoiado pelo establishment alemão, sendo muitos dos seus membros com passado nazista. O objetivo do grupo é criar uma sociedade mais humana; mas ao empregar membros desumanos, o que fazem é espalhar o terror e derramar sangue, perdendo assim a própria humanidade. Ironicamente, o único que os compreende é também aquele que os caça: o chefe da polícia alemã, Horst Herold. Ao mesmo tempo em que obtém sucesso em sua cruel perseguição contra os jovens terroristas, Horst também sabe que está lidando apenas com uma ponta do iceberg.


06- Syriana: A Indústria do Petróleo (Stephen Gaghan, 2005)




Sinopse: Há 21 anos Robert Baer (George Clooney) trabalha para a CIA investigando terroristas ao redor do planeta. À medida que os atos terroristas se tornaram mais constantes, Robert nota que a ação da CIA passa a ser deixada de lado de forma a favorecer a politicagem. Com isso vários sinais de ataque foram ignorados, devido à falta de tato dos políticos para lidar com terroristas.


05- Shahid (Hansal Mehta, 2012)




Sinopse: 'Shahid' é um filme baseado na história verdadeira e fascinante de Shahid Azmi, um ativista dos direitos civis e advogado que foi assassinado em 2010 em Mumbai. Acusado de ligações terroristas, ele foi aprisionado sob uma lei severa antes de se tornar um destemido advogado. O filme mostra a impressionante jornada de um cidadão pobre que se tornou um improvável messias para os direitos civis e uma prova inspiradora para o espírito humano.


04- Quatro Leões (Chris Morris, 2010)




Sinopse: Um grupo de jovens muçulmanos que vivem em Sheffield, decidiram radicalizar-se e tornarem-se homens-bomba.

Dois membros do grupo, Omar ( Riz Ahmed ) e WAJ ( Kayvan Novak ), vão para campo de treino terrorista no Paquistão. Os outros dois são Barry e Faisal ,que se convertem ao Islão e treinam para ser homens-bomba. Um quinto membro, Hassan (Arsher Ali), é recrutado por Barry enquanto Omar e WAJ estão no Paquistão.


03- Os Cavalos de Deus (Nabil Ayouch, 2012)




Sinopse: Yachine, 10 anos, vive com a família no bairro da lata de Sidi Moumen em Casablanca. A mãe, Yemma, comanda a família como pode. Há um pai depressivo, um irmão no exército, um outro quase autista e um terceiro, Hamid, 13 anos, pequeno malfeitor do bairro e protetor de Yachine. Quando Hamid é preso, Yachine faz então pequenos trabalhos para sair deste marasmo onde reinam a violência, a miséria e as drogas. Após sair da prisão, Hamid sofre uma granda mudança, tornando-se um islamita radical durante o seu encarceramento, e persuade Yachine e os amigos a juntarem-se aos seus "irmãos". O Imamo Abou Zoubeir, chefe espiritual, começa então com eles uma longa preparação física e mental. Um dia, anuncia-lhes que foram escolhidos para serem mártires. Este filme é livremente inspirados dos atentados terroristas de 16 de Maio de 2003 em Casablanca.


02- Paradise Now (Hany Abu-Assad, 2005)




Sinopse: Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados  à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.


01- A Batalha de Argel (Gillo Pontecorvo, 1966)




Sinopse: Um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos, A Batalha de Argel apresenta em estilo semi-documental os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1957, mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a Frente de Libertação Nacional desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo. Com esse filme de imensa atualidade, indicado aos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, o diretor italiano Gillo Pontecorvo mudou a história do cinema político e consagrou-se como um dos grandes mestres do gênero. O filme conta ainda com a trilha sonora de Ennio Morricone.


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário