THIS IS AMERICA: FILMES QUE RETRATAM O RACISMO E A SEGREGAÇÃO RACIAL NOS EUA



Childish Gambino - This Is America
Essa lista remete ao gancho deixado pelo fenômeno que se tornou o vídeo clipe da música This is America do artista Donald Glover ou pelo seu alter ego na música, o genial Childish Gambino. O vídeo reascendeu a chama dos problemas raciais nos EUA e em todo mundo, mostrando o racismo de forma metafórica e alegórica em meio a globalização de uma sociedade tomada pelo consumismo incontrolável que cria ídolos, tendências e referências estéticas e comportamentais. Um consumismo que tem suas bases estruturais em vidas vazias e sem significado, que não se importa com os problemas reais.

Os filmes aqui listados mostram como o racismo se tornou algo cultural nos Estados Unidos, algo muito comum em países que foram construídos através da escravidão dos africanos. Os filmes desta lista escancara verdades inconvenientes quebrando a ideia que faz com o que a sociedade camufle o racismo se utilizando do senso comum e até negando que isso exista. A discriminação racial é algo sério que cria diversas turbulências sociais, marginaliza pessoas e fere todo tipo de direitos humanos e civis.

Optei por não colocar nenhum filme do movimento blaxpoitation porque esse é um gênero complexo que merece uma lista só para ele.

A LISTA ESTÁ EM ORDEM CRONOLÓGICA!


O Sol É Para Todos (1962)
To Kill a Mockingbird
Dirigido por: Robert Mulligan


Sinopse: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.
 
No Calor da Noite (1967)
In the Heat of the Night
Dirigido por: Norman Jewison

 
Sinopse: Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino.
 
Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967)
Guess Who's Coming to Dinner
Dirigido por: Stanley Kramer

 
Sinopse: Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. NA partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.
 
Mandingo (1975)
Dirigido por: Richard Fleischer

 
Sinopse: No interior de Louisiana, poucos anos antes de explodir a Guerra Civil Americana, um romance vai abalar os rígidos padrões morais de uma família branca. James Mason (Nasce uma Estrela, O Veredito) vive um patriarca que dirige suas fazendas e sua família com mão de ferro. Naturalmente, ele só pode se opor ao romance entre sua bela filha (Susan George) e um negro escravo(Ken Norton). O conflito é inevitável: as paixões se acendem, numa trama que prende a atenção até o final.Filme altamente polêmico proibido em mais de 10 países.
 
Mississipi em Chamas (1988)
Mississippi Burning 
Dirigido por: Alan Parker

 
Sinopse: Mississipi, 1964. Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI, investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante.
 
Faça a Coisa Certa (1989)
Do the Right Thing
Dirigido por: Spike Lee

 
Sinopse: Em um bairro onde a maioria da população é predominantemente negra, Buggin' Out, um ativista, exige que Sal, um dono de uma pizzaria, troque as fotos de seus ídolos brancos do local por fotos de ídolos negros. Quando tem seu pedido negado, o ativista passa a organizar um boicote contra a pizzaria de Sal.
 
A Cor Púrpura (1985)
The Color Purple
Dirigido por: Steven Spielberg

 
Sinopse: Em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada dos filhos, Celie (Whoopi Goldberg, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este filme em 1985), é doada à Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar sua tristeza em carta. Baseado no livro de Alice Walker, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações ao Oscar em 1985 e já é considerado um clássico do cinema. Ao recriar 40 anos de crises emocionais na vida de vários personagens, o diretor Steven Spielberg ( O Império do Sol) fez o filme mais desafiante de sua carreira, capaz de despertar fúria, risos e lágrimas.

As Cores da Violência (1988)
Colors
Dirigido por: Dennis Hopper


 
Sinopse: A polícia e o gabinete do xerife do município de Los Angeles possuem uma divisão para enfrentar os crimes de gangues. Esta divisão da polícia é chamada C.R.A.S.H. (Community Resources Against Street Hoodlums - Esforços Comunitários Contra os Arruaceiros das Ruas) e a divisão do xerife é chamada de O.S.S. (Operation Safe Streets - Operação Ruas Seguras) Os dois departamentos combinados têm um total de 250 integrantes e esteé um número bem pequeno, pois na grande Los Angeles existem 600 gangues de rua, que têm quase 70 mil membros, o que provoca centenas de crimes por ano. Neste contexto um novato, Danny McGavin (Sean Penn), e um policial veterano, Bob Hodges (Robert Duvall), viram parceiros na C.R.A.S.H. Eles têm um estilo bem diferente de policiar as ruas, mas independente disto algo precisa ser feito, pois os Crips, que usam azul, e os Bloods, que usam vermelho, as duas principais gangues locais, intensificaram a rivalidade e isto está provocando várias mortes.

Tempo de Glória (1989)
Glory
Dirigido por: Edward Zwick


 
Sinopse: Durante a Guerra Civil é dado para um jovem sem experiência (Matthew Broderick), mas de uma influente família, o comando do primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros.
 
Os Donos da Rua (1991)
Boyz n the Hood
Dirigido por: John Singleton

 
Sinopse: Em 1984, no South Central, bairro de maioria negra de Los Angeles, Reva Devereaux (Angela Bassett), a mãe de Tre Styles (Cuba Gooding Jr.), conclui que não tem condições de criar o filho pelo fato dele ser rebelde, apesar de ser bem inteligente.
 
Reva decide então entregá-lo aos cuidados do pai, Furious Styles (Laurence Fishburne), que passa ao filho valores éticos e morais em uma região marcada pelo pobreza e violência.
 
Após sete anos Tre faz dois grandes amigos: Ricky Baker (Morris Chestnut) e Doughboy (Ice Cube), mas cada um dos três tem objetivos bem diversos na vida.

Malcolm X (1992)
Dirigido por: Spike Lee

 
Sinopse: A sua mensagem política sobre as relações raciais mudou para sempre o papel dos Afro-americanos na sociedade americana e abalou a consciência política daquele país. Esta é a história de um homem negro numa sociedade onde muitos negros não podiam votar, andar nos lugares da frente dos transportes públicos, ir a uma escola de brancos, a história das suas esperanças, dos seus sonhos, da sua luta e dos tumultos raciais dos anos 50 e 60.
 
South Central (1992)
Dirigido por: Stephen Milburn Anderson

 
Sinopse: Um homem é condenado à prisão por 10 anos. Ao sair da prisão, ele quer viver uma vida normal e parar com o crime, mas seu filho está seguindo o caminho criminal de seu pai.

Perigo Para a Sociedade (1993)
Menace II Society
Dirigido por: Albert Hughes, Allen Hughes

 
Sinopse: Jovem órfão de bairro negro de Los Angeles vive entre a comodidade de permanecer numa vida de crime e a possibilidade de construir uma nova vida longe daquela comunidade.


Bem-Amada (1998)
Beloved
Dirigido por: Jonathan Demme

 
Sinopse: Em 1873, Sethe (Oprah Winfrey), uma ex-escrava, vive perto de Cincinnati com Denver (Kimberly Elise), sua filha adolescente. Sethe é surpreendida pela visita de Paul D. (Danny Glover), um velho amigo da época em que ambos eram escravos em "Doce Lar", uma plantação no Kentucky. Paul D. acaba se mudando para lá e logo vários mistérios são revelados, que começam com a chegada de Bem-Amada (Thandie Newton), uma jovem de origem desconhecida.

O Massacre de Rosewood (1997)
Rosewood
Dirigido por: John Singleton

 
Sinopse: No início de janeiro de 1923, na Flórida, a comunidade negra de Rosewood é atacada, queimada e tem parte da população morta por brancos de uma cidade vizinha em um espaço de quatro dias. Tudo isto pelas falsa alegações de uma mulher branca (Catherine Kellner), que foi espancada pelo amante (Robert Patrick) também branco mas teve medo de contar ao marido (Loren Dean) e achou mais "conveniente" dizer que tinha sido atacada por um negro. O xerife (Michael Rooker) tem dúvidas quando a veracidade dos fatos, mas é uma verdade que convêm, pois permite aos brancos darem vazão ao seu enorme preconceito. Mas um negro, que tinha chegado recentemente em Rosewood e pretendia se estabelecer por lá após ter lutado na Grande Guerra, decide combater os agressores e salvar quantos negros forem possíveis. Para isto pede auxílio ao único comerciante branco de Rosewood, que não sabe se fica com os brancos ou com a verdade.
 
 
Amistad (1997)
Dirigido por: Steven Spielberg

 
Sinopse: Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

Ambição em Alta Voltagem (1995)
Dead Presidents
Dirigido por: Albert Hughes, Allen Hughes

 
Sinopse: Anthony Curtis é um garoto do Bronx, que decide se alistar, deixando tudo para trás. Quando volta da guerra condecorado, descobre rapidamente que não será tratado como herói. Sem profissão definida, respeito, emprego ou dinheiro, a única alternativa é montar algum "esquema para levantar grana". Eles se utilizam de conhecimentos de combate e planejam o assalto a um carro forte.
 
Panteras Negras (1995)
Panther
Dirigido por: Mario Van Peebles

 
Sinopse: A história do grupo radical negro Panteras Negras, surgido em meio aos conflitos raciais do final dos anos 60 em São Francisco. Para neutralizar suas ações, o FBI e a máfia local promovem verdadeiro derramamento de drogas nos guetos.
 
A Outra História Americana (1998)
American History X 
Dirigido por: Tony Kaye

 
Sinopse: Derek, busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é preso pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão, e tem que convencer seu irmão, que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.
 
A Hora do Show (2000)
Bamboozled
Dirigido por: Spike Lee

 
Sinopse: Pierre Delacroix (Damon Wayans) é um escritor de séries de TV que não aguenta mais a tirania de seu chefe. Sendo o único empregado negro da companhia, Delacroix resolve propôr a idéia mais absurda que conseguira imaginar, um programa de TV estrelado por dois mendigos negros que denunciariam o estereótipo e o preconeceito do negro na televisão americana, exatamente no intuito de ser demitido. Mas a surpresa é que o programa em questão não apenas se torna realidade como passa a ser um grande sucesso entre o público americano.
 
Crash (2004)
Dirigido por: Paul Haggis

 
Sinopse: Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.
 
Histórias Cruzadas (2011)
The Help 
Dirigido por: Tate Taylor

 
Sinopse: A história de otimismo ambientada no Mississippi em 1962, durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA, acompanha Eugenia Phelan, jovem que acabou de se graduar e quer virar escritora, mas encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, Skeeter encontra um tema em duas mulheres negras: Aibileen, empregada que já ajudou a criar 17 crianças brancas mas chora a perda do próprio filho, e Minny, cozinheira de mão cheia que não arruma emprego porque não leva desaforo dos patrões para casa.


Django Livre (2012)
Django Unchained
Dirigido por: Quentin Tarantino
 
 
Sinopse: Django é um escravo liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão (que será vivido por Christoph Waltz) torna-se um mercenário perigoso. Depois de auxiliar seu mentor em alguns trabalhos por dinheiro, os dois partem para uma missão pessoal: encontrar e libertar a esposa de Django das garras de um fazendeiro inescrupuloso.
 
O Mordomo da Casa Branca (2013)
The Butler
Dirigido por: Lee Daniels

 
Sinopse: 1926, Macon, Estados Unidos. O jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall (Alex Pettyfer), após estuprar a mãe do garoto. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall (Vanessa Redgrave) decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados. Eugene (Forest Whitaker) cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria (Oprah Winfrey), a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis (David Oyelowo), que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.
 
Fruitvale Station (2013)
Dirigido por: Ryan Coogler

 
Sinopse: Oscar Grant tem 22 anos, vive na Bay Area de San Francisco, ama seus amigos e é generoso com estranhos. Na manhã do dia 31 de dezembro de 2008, ele sente uma estranha tensão no ar ao acordar. Ele resolve passar o dia adiantando suas resoluções de ano novo: tornar-se um filho melhor, um namorado melhor e também um pai melhor para sua linda filha de 4 anos -- mas uma tragédia vai interromper seus planos.
 
12 Anos de Escravidão (2013)
12 Years a Slave
Dirigido por: Steve McQueen 

 
Sinopse: 12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade de um dono de escravos (Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre.
 
Selma (2014)
Dirigido por: Ava DuVernay

 
Sinopse: Narra a luta histórica do dr. Martin Luther King Jr. para garantir o direito ao voto para os afro-americanos – uma campanha perigosa e apavorante que culminou na épica marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, que galvanizou a opinião pública americana e persuadiu o presidente Johnson a apresentar a Lei do Direito ao Voto de 1965.

Straight Outta Compton (2015)
Dirigido por: F. Gary Gray

 
Sinopse: Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap.
 
Um Estado de Liberdade (2016)
Free State Of Jones
Dirigido por: Gary Ross

 
Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, o fazendeiro Newton Knight forma um grupo de rebeldes contra a Confederação. Ele é contrário à escravidão, mas também à secessão. Assim, reunindo pobres fazendeiros, o pequeno condado de Jones rompe com o grupo majoritário e forma um pequeno estado livre. Ao longo dos anos, Knight combate a influência racista do Ku Klux Klan e forma a primeira comunidade interracial do sul, casando-se com a ex-escrava Rachel.
 
Eu Não Sou Seu Negro (2016)
I Am Not Your Negro
Dirigido por: Raoul Peck

 
Sinopse: Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, “Remember This House”, relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.
 
A 13ª Emenda (2016)
13th
Dirigido por: Ava DuVernay

 
Sinopse: Escravidão. Criminalização. Elos de uma corrente de segregação racial forjada por motivos políticos e econômicos. Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.
 
O.J.: Made in America (2016)
Dirigido por: Ezra Edelman

 
Sinopse: A ascensão e queda da estrela de futebol americano, O.J. Simpson, de seus dias crescendo em Los Angeles ao seu julgamento por assassinato que polarizam o país.
 
O Nascimento de Uma Nação (2016)
The Birth of a Nation
Dirigido por: Nate Parker

 
Sinopse: Nat Turner (Nate Parker), um escravo letrado e pregador, é usado pelo seu proprietário Samuel Turner (Armie Hammer) para acalmar os escravos rebeldes. Depois de testemunhar inúmeras atrocidades, no entanto, ele decide elaborar um plano e liderar o movimento de libertação do seu povo.

Estrelas Além do Tempo (2016)
Hidden Figures
Dirigido por: Theodore Melfi
 
 
Sinopse: A história é centrada em Katherine Johnson (Henson), uma brilhante matemática afroamericana que, ao lado das colegas Dorothy Vaughn e Mary Jackson, foi peça fundamental numa das maiores operações da história dos Estados Unidos: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da Terra e seu retorno em segurança. Junto, o trio ultrapassou todos os limites de gênero, raça e profissionais para embarcar e serem muito bem-sucedidas nessa missão pioneira.

Mudbound (2017)
Dirigido por: Dee Rees
 

Sinopse: Baseado no livro de Hillary Jordan, o longa se passa após a Segunda Guerra Mundial e segue uma mulher que se muda com o marido para a fazenda dele no Mississipi. Dois veteranos da guerra, um negro e um branco, vão trabalhar no local que ainda é regido pelas Leis de Jim Crow, que estabeleciam limites entre brancos e negros.
 
Detroit (2017)
Dirigido por: Kathryn Bigelow

 
Sinopse: Uma operação policial sem planejamento originou uma rebelião civil, gerando uma devastadora revolta popular que tomou conta da cidade de Detroit ao longo de cinco dias em 1967. O que resultou em uma batalha campal e deixou um saldo impressionante de 43 mortos, mais de 340 feridos e 7 mil prédios queimados.
 
Corra! (2017)
Get Out
Dirigido por: Jordan Peele
 

Sinopse: Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

                 SÉRIES E MINISSÉRIES:
 
 
The Boondocks (2005–2014)
 
 
 
Sinopse: The Boondocks é uma série de animação estadunidense criada por Aaron McGruder para o bloco de programação Adult Swim do Cartoon Network da Turner Broadcasting System, baseados nos quadrinhos de McGruder de mesmo nome. The Boondocks é uma sátira social da cultura estadunidense e as relações raciais (ou estereótipos no mundo), em torno da família Freeman - Huey o mais velho, de dez anos, seu irmão mais novo Riley de oito anos de idade, e o seu avô Robert. A série é produzida por Rebel Base em associação com Sony Pictures Television e terminou de arejar sua segunda temporada no Adult Swim estadunidense. Terceira temporada está atualmente em produção, mas todo o trabalho de artista que tinha ocorrido no estúdio do programa, Adelaide Productions em Culver City, foi transferido para a Coréia. The Boondocks tem lugar no mesmo local e prazo como o seu homólogo de quadrinhos. A família Freeman, tendo recentemente se mudado de South Side, Chicago, para o subúrbio, pacífico e ficcional de Woodcrest, Illinois (compare Crestwood) e encontrar diferentes maneiras de lidar com essa mudança aguda no estabelecimento, bem como as culturas radicalmente diferentes e estilos de vida suburbana a que estão expostos. A perspectiva oferecida por esta mistura de culturas, estilos de vida, e raças prevê muito da comédia desta série.
 
Todo Mundo Odeia o Chris (2005–2009)
Everybody Hates Chris
 
 
Sinopse: A série mostra a vida na adolescência de Chris, que tem 13 anos de idade. Chris, às vezes, é azarado e é tiranizado por Caruso que diz que todos o odeiam. Chris é um menino negro que frequenta uma escola só de brancos, e por isso é tratado com indiferença. Chris também mora em um bairro perigoso onde ele pode se meter em confusão, ainda mais se depender de sua irmã Tonya, que adora colocar Chris em situações delicadas perante seus pais Julius e Rochelle, e ainda pode ser muito sacaneado pelo seu irmão Drew. Ele e Greg — seu melhor amigo — se metem em muitas roubadas com Caruso, e sempre fogem ou apanham.
 
The Book of Negroes (2014)
 
 
Sinopse: A minissérie é uma adaptação da obra de Lawrence Hill lançada em 2007. A história acompanha a trajetória de Aminata Diallo, uma mulher que aos onze anos de idade é capturada na África e levada para a Carolina do Sul como escrava no final da década de 1700. Com o passar dos anos, ela aprende a ler e a escrever, o que lhe permite melhorar de posição. Durante o conflito da Revolução Americana ela consegue fugir, estabelecendo residência na Nova Scotia, no Canadá. Lá ela encontra outros negros que também conseguiram iniciar uma nova vida, mas eles enfrentam a resistência da sociedade local.
 

Atlanta (2016 - )
 
 
Sinopse: Earnest Marks, mais conhecido como Earn, um jovem que largou a faculdade para tentar realizar seu sonho de se tornar um rapper. Voltando a morar em Atlanta, sua cidade natal, ele acaba se envolvendo no cenário musical rap quando o primo Alfred Miles começa a fazer sucesso nesta área.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário