OS 35 MELHORES FILMES DO SÉCULO XXI SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ATÉ AGORA.



O Pianista (2002)

Os filmes aqui listados são os melhores que representam esse gênero cinematográfico de filmes de guerra ambientados na Segunda Guerra Mundial neste começo de século XXI. Esta guerra foi um dos momentos mais turbulentos da história recente e que moldou as estruturas de tudo que conhecemos na atualidade sobre política, sociedade, geografia e tecnologia.

Esses filmes são espetaculares e cada um tem as suas perdulariedades que conversam diretamente com o momento socio-político atual. Mas, o que me fascina nesses filmes é como a natureza humana é transposta. A guerra desperta o que há de melhor e o que há de pior no ser humano, as máscaras caem e os instintos em busca de sobrevivência são aflorados, em momentos tenebrosos assim é que se consegue separar os anjos dos demônios. 

Se engana quem pensa que as histórias passadas nesse período ficaram escassas. O cinema  já explorou a exaustão filmes ambientados na Segunda Guerra e mesmo assim, não contou nem um por cento de todas as histórias de milagre, de atrocidades, de bondade, de política, de heroísmos e etc, que aconteceram durante essa guerra. Então, com certeza virão mais dezenas de filmes sobre esse período. Estes filmes servem também para nos lembrar do quão horrível é uma guerra, nos auxiliando a sempre buscar caminhos menos turbulentos de reconciliação e tolerância.

Os filmes estão dispostos em ordem cronológica.

35- Os Demônios na Minha Porta (Guizi lai le, 2000) Dirigido por: Jiang Wen


Sinopse: Durante a ocupação japonesa da China, dois prisioneiros são despejados na casa de um camponês em uma pequena cidade. O proprietário é intimidado a manter os prisioneiros até o próximo Ano Novo, momento em que serão recolhidos. Os líderes da aldeia se reúnem para interrogar os prisioneiros.
As pessoas da cidade, em seguida, lutam para acomodar os presos. Um deles é um nacionalista japones militarista, o outro um tradutor nervoso. Será que as pessoas da cidade conseguem manter os prisioneiros até o Ano Novo?

34- Invencível (Invincible, 2001) Dirigido por: Werner Herzog


Sinopse: Filme baseado na história real de Zishe Breitbart, o filho de um ferreiro judeu da Polônia que se torna a sensação de Weimar e Berlin como um mítico strongman. Seu empregador, Hanussen, sonha em criar um Ministério do Oculto plenipotenciário no governo de Hitler. Conforme Hitler se estabelece cada vez mais no poder e surge em Berlin um furor anti-semita, Zishe deve decidir como usar sua força. Assombrado por pesadelos, ele se aconselha com um rabino local. Zishe se convence de que foi escolhido por Deus para alertar seu povo do terrível perigo que enfrentam.

33- Círculo de Fogo (Enemy at the Gates, 2001) Dirigido por: Jean-Jacques Annaud


Sinopse: Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

32- O Pianista (The Pianist, 2002) Dirigido por: Roman Polanski


Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

31- Amém (Amen, 2002) Dirigido por: Costa-Gavras


Sinopse: Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.

30- A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, 2004) Dirigido por: Oliver Hirschbiegel


Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

29- Napola (2004) Dirigido por: Dennis Gansel


Sinopse: Em 1942, as competências de boxe de Friedrich Weimer obtem-lhe uma nomeação para a National Politic Academy (NaPolA) - escolas de ensino médio que produzem elite nazista. Durante seus anos na sétima coluna, sua inocência é abalada, quando se deparara com trotes, crueldade, morte e o código nazista. Sua amizade com Albrecht, filho do governador de asceta da região, é central para esta educação.

28- Uma Mulher Contra Hitler (Sophie Scholl - Die Letzten Tage, 2005) Dirigido por: Marc Rothemund


Sinopse: Em 1943, Hitler marcha pela Europa em sua devastadora ofensiva. Em Munique, um grupo de jovens universitários apela para a resistência como forma de conter a máquina de guerra nazista. Assim, nasce o Rosa Branca. A única mulher que participa do grupo é Sophie Scholl (Julia Jentsch). Enquanto distribuíam panfletos Sophie e seu irmão, Hans (Fabian Hinrichs), são presos. Os dias que se seguem são de intensos interrogatórios conduzidos pelos oficiais da Gestapo, nos quais ela tenta proteger a qualquer custo os membros da organização.

27- A Espiã (Zwartboek, 2006) Dirigido por: Paul Verhoeven


Sinopse: 2ª Guerra Mundial. Rachel Stein (Carice van Houten) é uma linda cantora judia, que está escondida. Quando o local em que está é destruído por um bombardeio ela e um grupo de judeus decidem atravessar Biesbosch para chegar ao sul da Holanda, que já está livre da ocupação nazista. Entretanto o barco deles é interceptado por uma patrulha alemã, que mata todos a bordo com exceção de Rachel. A partir de então ela se une à resistência, adotando o nome de Ellis de Vries. Notando o interesse de um oficial alemão, ela se aproxima dele e consegue um trabalho. Enquanto isso a resistência elabora um plano para libertar um grupo de prisioneiros, onde a participação de Ellis será fundamental.

26- A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers, 2006) Dirigido por: Clint Eastwood


Sinopse: Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.

25- Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006) Dirigido por: Clint Eastwood


Sinopse: Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

24- Os Falsários (Die Fälscher, 2007) Dirigido por: Stefan Ruzowitzky


 Sinopse: História real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon "Sally" Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow), superintendente da SS. Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir centenas de milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.

23- Katyn (2007) Dirigido por: Andrzej Wajda


Sinopse: O polonês Andrzej Wajda descreve o famoso e triste massacre de Katyn. Meses depois da invasão nazista na Polônia, em 1939, aproximadamente 15 mil (algumas fontes registram que tenha sido mais de 25 mil) prisioneiros de guerra poloneses são mortos pela polícia secreta soviética nas florestas da cidade de Katyn.

22- Um Ato de Liberdade (Defiance, 2008) Dirigido por: Edward Zwick


Sinopse: Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael Bielski (Jamie Bell) são três irmãos judeus que vivem na Polônia ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Eles decidem enfrentar o inimigo e partem em direção a uma floresta na Bielo-Rússia. Lá, os irmãos Bielski unem-se à resistência soviética e fundam uma vila para proteger 1.200 judeus.

21- Max Manus: O Homem da Guerra (Max Manus, 2008) Dirigido por: Espen Sandberg Joachim Rønning

Sinopse: Depois de lutar contra os comunistas na Finlândia, Max Manus retorna à Noruega, sua terra natal, atualmente ocupada pelos nazistas. Ele se alista em um movimento de resistência contra os alemães, quando acaba sendo preso. Ao conseguir fugir, vai para a Escócia, onde recebe treinamento especial antes de ser enviado de volta para realizar várias missões de sabotagem.

20- Winter in Wartime (Oorlogswinter, 2008) Dirigido por: Martinus Wouter Koolhoven


Sinopse: No fim da segunda guerra mundial, um garoto de 14 anos chamado Michiel se junta a resistência britânica após salvar a vida de um soldado ferido em batalha. A medida que o garoto vai crescendo, ele aprende a separar suas fantasias da infância da realidade nua e crua da guerra em andamento.

19- Flame & Citron: Os Resistentes (Flammen & Citronen, 2008) Dirigido por: Ole Christian Madsen


Sinopse: Copenhague, 1944. A Dinamarca está ocupada pela Alemanha nazista. Flamme e Citron são dois membros da resistência encarregados de liquidar informantes dinamarqueses. Por ordem do comando, eles agora também podem matar alemães. Na luta pela liberdade, todas as áreas são cinzentas e torna-se cada vez mais difícil saber quem é amigo e quem é inimigo. Baseada em fatos reais.

18- O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, 2008) Dirigido por: Mark Herman


Sinopse: Bruno (Asa Butterfield) tem 8 anos e é filho de um oficial do exército alemão que assume um posto de extrema importância no interior da Alemanha nos anos 40. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer. Em um de seus frequentes passeios, ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto com mesma idade dele e que sempre está com um pijama listrado. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, fazendo surgir entre eles uma amizade inesquecível que tocará os corações de todos.

17- O Massacre de Nanquim (Nanjing! Nanjing!, 2009) Dirigido por: Lu Chuan 


Sinopse: O Massacre de Nanquim (Nanjing, em chinês), comumente conhecido como o Estupro de Nanquim, foi um crime de guerra genocida cometido pelo exército imperial japonês em Nanquim, então a capital da República da China, após a cidade ter sucumbido ao ataque japonês no dia 13 de dezembro de 1937. Não há um consenso sobre a duração do massacre, embora a violência tenha perdurado por seis semanas, até o início de fevereiro de 1938.
Durante a ocupação de Nanquim o exército japonês cometeu numerosas atrocidades, como estupros, saques, incêndios criminosos e a execução tanto de prisioneiros de guerra como de civis. Embora as execuções tenham começado sob o pretexto de se eliminar soldados chineses disfarçados de civis, afirma-se que um grande número de inocentes foi identificado intencionalmente como combatentes inimigos e executados depois que o massacre ganhou força. Inúmeras mulheres e crianças também foram mortas, à medida que os estupros e assassinatos se espalharam.

16- John Rabe: O Negociador (John Rabe, 2009) Dirigido por: Florian Gallenberger


Sinopse: A verdadeira história do gerente da fábrica da Siemens da cidade chinesa de Nanjing, o alemão John Rabe, que salvou mais de 200.000 pessoas do massacre pelas tropas japonesas em 1937.

15- Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009) Dirigido por: Quentin Tarantino


Sinopse: Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como Os Bastardos, o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.

14- A Resistência (Brestskaya Krepost, 2010) Dirigido por: Alexander Kott


Sinopse: O filme mostra a heróica defesa da fortaleza de Brest, que teve lugar durante o primeiro ataque invadindo a Alemanha nazista em 22 de junho de 1941. A história descreve os acontecimentos dos primeiros dias da defesa.

13- Amor e Ódio (La Rafle, 2010) Dirigido por: Rose Bosch


Sinopse: O ano é 1942. Joseph tem 11 anos e nesta manhã de junho, deve ir para a escola. Uma estrela amarela é presa em seu peito. Ele tem o apoio de um comerciante de mercadorias e por outro lado, a ironia e zombaria de um padeiro. Entre bondade e desprezo, Joseph, seus amigos Judeus, suas famílias, aprendem a viver numa Paris ocupada, sobre a colina de Montmartre, onde eles se abrigavam. Pelo menos, é o que achavam, até a manhã de 16 de Julho de 1942, quando sua frágil felicidade desmorona. Do Velódromo D'Hiver, onde 13.000 Judeus estão espremidos, até o campo de Beaune-la-Rolande, de Vichy (Cidade Francesa ao sul de Paris) ao Terraço de Berghof, (Residência de Hitler nos Alpes, na Bavária) La Rafle (Título em Francês) segue os reais destinos das vítimas e dos carrascos. Daqueles que orquestraram tudo, daqueles que confiaram neles, daqueles que fugiram, daqueles que se opuseram. Cada personagem desse filme, existiu. Cada evento, até os mais extremos, ocorreu naquele verão de 1942.

12- Flores do Oriente (Jin Ling Shi San Chai, 2011) Dirigido por: Zhang Yimou


Sinopse: Em 1937, Nanquim encontra-se na frente de batalha entre China e Japão. Enquanto o exército imperial japonês invade a capital da China, os habitantes desesperados procuram refúgio atrás dos muros de uma catedral ocidental. Ali, John Miller (Christian Bale), um americano preso no meio do caos da batalha e da ocupação que se segue abriga-se, seguido por um grupo de estudantes inocentes e quatorze prostitutas, igualmente determinadas a fugir dos horrores que ocorrem do lado de fora da catedral. Lutando para sobreviver à violência e perseguição do exército japonês, um ato de heroísmo acaba levando um grupo aparentemente discrepante, a arriscar suas vidas pelo bem de todos.

11- Fogo na Planície (Nobi, 2014) Dirigido por: Shin'ya Tsukamoto



Sinopse: Fim da 2ª Guerra Mundial. Depois de invadir uma ilha nas Filipinas, soldados japoneses são afetados por um feroz contra-ataque dos moradores locais e das forças aliadas a eles. É apenas uma questão de tempo antes que os poucos sobreviventes sejam eliminados. Sofrendo de tuberculose, o soldado Tamura é abandonado por seu pelotão e pelo hospital móvel que deveria cuidar dele. Um grupo de soldados com doenças incuráveis e lesões graves são deixados fora do hospital para esperar a morte. Quando o soldado Tamura se junta a esse grupo, mas justo nesse momento a artilharia destrói o hospital. Tamura escapa com algumas lesões, mas consegue adentrar na floresta, lançando-se na forte natureza esperando seu iminente fim.

10- Invencível (Unbroken, 2014) Dirigido por: Angelina Jolie


Sinopse: O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini, que sofre um acidente de avião, e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme, e quando consegue, é capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

09- Terra de Minas (Under Sandet, 2015) Dirigido por: Martin Zandvliet


Sinopse: Um grupo de jovens prisioneiros de guerra alemães são feitos os inimigos de uma nação, onde são agora obrigados a cavar 2 milhões de minas terrestres com as próprias mãos.

08- O Filho de Saul (Saul Fia, 2015) Dirigido por: László Nemes


Sinopse: Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau.

Saul Ausländer é um húngaro membro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do acampamento e forçados a ajudar os nazistas na máquina de extermínio em grande escala. Enquanto trabalhava em um dos crematórios, Saul descobre o cadáver de um menino que toma por seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide realizar uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para recitar o Kadish do enlutado e oferecer ao menino um enterro apropriado.

07- Operação Anthropoid (Anthropoid, 2016) Dirigido por: Sean Ellis


Sinopse: Baseado em um dos grandes eventos da Segunda Guerra Mundial, a Operação Antropoid, que visava matar o general Heydrich, que era protetor do reich. Terceiro homem mais poderoso do período nazista, ele foi o principal arquiteto da solução final das questões judáicas e da ocupação nazista na Tchecoslováquia. Suas ações fizeram com que soldados aliados se unissem para mudar o futuro da Europa.

06- Riphagen (2016) Dirigido por: Pieter Kuijpers


Sinopse: A verdadeira história sobre o maior criminoso de guerra da Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, Andries "Al Capone" Riphagen. Ele chantageava judeus escondidos e foi responsável por centenas de mortes.

05- Agnus Dei (Les Innocentes, 2016) Dirigido por: Anne Fontaine


Sinopse: Durante o fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde (Lou de Laâge) descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres. Ela deve enfrentar os julgamentos das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade, e se recusam a ter o corpo tocado por quem quer que seja, mesmo uma enfermeira.

04- Dunkirk (2017) Dirigido por: Christopher Nolan


Sinopse: Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.

03- O Soldado Desconhecido (Tuntematon sotilas, 2017) Dirigido por: Aku Louhimies


Sinopse: A adaptação para o cinema do romance best-seller de Väinö Linna, 'The Unknown Soldier' (1954) e a versão sem censura do romance, Sotaromaani.

02- O 12º Homem (Den 12. mann, 2017) Dirigido por: Harald Zwart


Sinopse: Drama situado na Segunda Guerra Mundial contando a verdadeira história do herói da resistência norueguesa, Jan Baalsrud. Eram 12 sabotadores. Os nazistas mataram 11 deles. Esta é a verdadeira história de quem escapou.

01- Os Meninos que Enganavam Nazistas (Un Sac de Billes, 2017) Dirigido por: Christian Duguay


Sinopse: Dois irmãos judeus fogem por toda a França durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial, tentando encontrar sua família novamente.

Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário