50 FILMES QUE AFRONTAM OS VALORES E OS PRINCÍPIOS MORAIS QUE COMPÕEM UMA SOCIEDADE CONSERVADORA


TRAINSPOTTING (1996)


A temática desta lista apresenta filmes que possuem uma natureza reflexiva e sediciosa que afronta os valores morais que constituem uma sociedade conservadora. Os valores que aqui são criticados são essenciais para o condicionamento coletivo, onde a pureza de ideias estabelecidas irão definir padrões de opiniões e comportamentos, para que se crie uma ordem moral e estoicista do status quo imposto.

O comportamento de manada é bastante importante nesse tipo de organização social e alguns conceitos de civilidade como liberdade de expressão e pluralidade de ideias tendem a ser subvalorizados havendo também uma desumanização daqueles que se posicionam como uma oposição, para que se possa criar uma pacificidade e aceitação inquestionáveis em relação às suas bases. Esses valores tradicionais são questionados de forma bastante niilista nesses 50 filmes. A narrativa cinematográfica está na reflexão e não somente no choque estético.

Os filmes desta lista são de várias nacionalidades, épocas e gêneros. Os filmes se propõem a balançar as estruturas que compõem os valores e princípios morais de uma sociedade conservadora, como: família, autoridade, paternalismo, política, aristocracismo, meritocracia, plutocracia, repressão sexual, homofobia, xenofobia, ordem, obediência, ufanismo, hipocrisia e religião.

O Brasil da atualidade passa por uma onda de conservadorismo social e político que é extremamente perigoso para um estado democrático de direito, porque isso elimina o senso critico individual de cada cidadão, forçando um sentido de obrigação e obediência a um opressor sistema social e cultural.

A lista está disposta em ordem aleatória.


50- Os Renegados, de Agnès Varda



Sinopse: Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.



49- Teorema, de Pier Paolo Pasolini



Sinopse: Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma.


48- Parceiros da Noite, de William Friedkin



Sinopse: Al Pacino é o policial que se infiltra na comunidade gay de Nova York para tentar desvendar a identidade de um assassino que está aterrorizando o grupo. A experiência se revela muito mais brutal do que ele poderia imaginar. Para encontrar o maníaco, precisa mergulhar na atmosfera dos clubes de sadomasoquismo e outros redutos gays da cidade. A investigação acaba comprometendo o relacionamento com sua namorada, Nancy (Karen Allen), e o coloca frente a frente com seus dilemas pessoais. Drama policial baseado no livro de Gerald Walker.


47- Os Demônios, de Ken Russell



Sinopse: Na França de 1631, durante o violento regime católico em luta contra os protestantes, uma madre-superiora começa a atribuir suas fantasias sexuais com o mais proeminente padre do vilarejo a possessão demoníaca. Adversários políticos do sacerdote, Grandier, decidem aproveitar a oportunidade para tirá-lo do poder para sempre. É quando entram em cena os horrores da Santa Inquisição.


46- Meantime, de Mike Leigh



Sinopse: Drama do cineasta britânico sobre a vida sob o Thatcherismo. Tim Roth é um jovem desempregado ignorante e Gary Oldman seu amigo skinhead, neste que é o primeiro filme dos dois. Feito para a TV britânica.


45- Trainspotting: Sem Limites, de Danny Boyle



Sinopse: Um retrato da juventude viciada de Edimburgo, capital da Escócia. Focado na vida de Mark Renton (Ewan McGregor), um rapaz que escolhe viver assumidamente como um viciado em heroína e deixa de lado os padrões da sociedade. Ao lado de seus amigos – Sick Boy (Jonny Lee Miller), Tommy (Kevin McKidd), Spud (Ewen Bremner) e Begbie (Robert Carlyle) – ele curte futebol e usar sua droga favorita o tempo todo. Cada um desses personagens peculiares tem uma história diferente, ora divertida, ora dramática, e todas elas se cruzam por conta do vício. Renton vai além dos limites o tempo todo e isso tem um preço. Cabe ao rapaz e a seus amigos tomar as rédeas de suas vidas e sair dessa. Mas será que eles querem realmente viver assim?


44- A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese



Sinopse: Jesus (Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum.



43- Febre do Rato, de Cláudio Assis



Sinopse: Febre do rato é uma expressão popular típica da cidade de Recife (localizada na Região Nordeste do Brasil), que designa alguém que está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atititude anarquista, chama um pequeno tablóide que publica às próprias custas.

O personagem está sempre às voltas com o universo que criou ao seu redor. Um mundo todo particular, onde saciar os desafortunados é uma mistura de benefício com altas doses de maldade.
Um dia todas as convicções de Zizo parecem ruir ao se deparar com Eneida, a consciência contemporânea e completamente periférica. As relações de Zizo entram em conflito e todos que fazem parte do jogo festivo do anarquista se manifestam de forma egoísta. O conflito entre o indivíduo e a coletividade se instaura.


42- A Outra História Americana, de Tony Kaye



Sinopse: Derek, busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é preso pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão, e tem que convencer seu irmão, que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.


41- A Bela da Tarde, de Luis Buñuel



Sinopse: A história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar.


40- Vício Frenético, de Abel Ferrara



Sinopse: Mergulhado no universo das drogas e do jogo, um tenente de polícia de Nova York inicia sua descida "rumo ao inferno". Mas dois acontecimentos vão lhe dar a chance de redenção: um torneio de beisebol e o trágico estupro de uma jovem freira.


39- O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel



Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.


38- Bad Boy Bubby, de Rolf de Heer



Sinopse: Bubby viveu 35 anos trancado num cubículo aos caprichos de sua mãe incestuosa e de humor volúvel. Quando o pai inesperadamente retorna, ele mata os dois e sai pelo mundo, sem conhecer a vida e os valores dos homens.


37- Saló: Os 120 dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini



Sinopse: Baseado livremente em histórias de Marquês de Sade ("Círculo de Manias", "Círculo da Merda" e "Círculo do Sangue"), passa-se na Itália controlada pelos nazistas, onde quatro libertários fascistas seqüestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão com guardas. A partir daí, eles passam a ser usados como fonte de prazer, masoquismo e morte.


36- Pink Flamingos, de John Waters



Sinopse: Pink Flamingos é um longa-metragem americano de baixo orçamento, escrito e dirigido por John Waters, lançado em 1972 no circuito underground, onde alcançou notável sucesso e tornou-se ícone do cinema bizarro. O filme conta a trajetória da drag-queen Divine, e sua família na competição contra o casal Connie e Raymond Marble, pelo título de "pessoas mais sórdidas do mundo", insensatamente almejado.


35- Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes



Sinopse: Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.


34- A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky



Sinopse: Jodorowsky interpreta o papel do "alquimista", que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem "mundana", antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada, para substituir os Deuses imortais que em segredo dominam o mundo.


33- Nu, de Mike Leigh



Sinopse: O filme é uma obra em movimento. David Thewlis interpreta um homem sem lar e sem perspectivas que estupra uma mulher e foge, invadindo e mudando os rumos das vidas de várias pessoas que encontra. Thewlis vira carrasco, bálsamo, incitador, vítima, dependendo de quem cruza seu caminho. Parece um anjo/demônio boêmio que vem para provocar reações. Sua rudeza com uma mulher de meia-idade que se exibe na janela contrasta com seus conselhos metafísicos para o vigilante que a olha. Nu despe o espectador de qualquer procura por coerência narrativa. O que importa aqui é investigar almas.


32- Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, de Elio Petri



Sinopse: Inspetor do alto escalão da polícia italiana, com reputação ilibada, fama de incorruptível, mas reacionário, mata sua amante, Augusta Terzi. Testa se a polícia irá acusá-lo por isso e durante o filme, ele vai plantando pistas óbvias que o identificam como o assassino ao mesmo tempo em que vê os colegas ignorando-as, intencionalmente ou não.


31- Taxi Driver, de Martin Scorsese



Sinopse: Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter.


30- El Topo, de Alejandro Jodorowsky



Sinopse: "El Topo" é um pistoleiro todo vestido de preto que vaga pelo mundo sem motivo aparente, ajudando as pessoas em seu caminho. O filme apresenta um mundo deserto e sádico onde predomina a cultura mexicana, o culto às armas e ao fanatismo; uma jornada pelo surreal repleta de simbolismos e imagens impactantes.


29- Loulou, de Maurice Pialat



Sinopse: Nelly troca o marido grosseiro pelo ex-detento Loulou. Ele não quer trabalhar, mas não se importa de roubar. Ela trabalha, mas fica indo e vindo para seu ex pelas mais variadas razões.


28- A Comilança, de Marco Ferreri




Sinopse: Quatro homens de meia-idade bem sucedidos: Marcello (Marcello Mastroianni), um comandante de bordo; Michel (Michel Piccoli), um executivo de televisão; Ugo (Ugo Tognazzi), um chef; e Philippe (Philippe Noiret), um juiz; vão para a mansão deste último, que foi comprada de um químico polonês pelo pai de Philippe após o final da 2ª Guerra Mundial para presentear a esposa, que no entanto não quis morar nela nunca. Os quatro estão reunidos nesta casa, que foi abastecida com uma quantidade enorme de comida, pois planejam comer até morrer. Após a primeira noite Marcello insiste que mulheres devem se juntar a eles. Philippe se mostra mais resistente a esta idéia, mas concorda ao saber que serão prostitutas. Um garoto de uma escola primária foi mandado pela professora, Andrea (Andréa Ferréol), pedir autorização para ver o loureiro de Boileau, que está no jardim. Os quatro acabam fazendo amizade com Andrea, que fica fascinada com os pratos preparados por Ugo, que a convida para uma "reunião" naquela noite Philippe adverte que Andrea não ficará à vontade entre as "convidadas" de Marcello, mas o convite fica mantido. Ao anoitecer chegam três prostitutas: Danielle (Solange Blondeau), Anne (Florence Giorgetti) e Gita e, logo após, aparece Andrea. Ao saber da sua chegada Philippe diz que vai dormir, pois acha constrangedor Andrea ficar juntamente com três prostitutas. Quando está para se retirar encontra Andrea e lhe explica quem são as moças, mas ela não se mostra nada embaraçada. Logo os oito estão se divertindo, enquanto comem de forma nada frugal.


27- Viver Desesperado, de John Waters




Sinopse: Grizelda Brown ajuda Peggy Gravel, recém-saída do hospital psiquiátrico, a assassinar seu marido. Ambas fogem para Mortville, uma estranha cidade governada pela rainha Carlotta.


26- Problemas Femininos, de John Waters




Sinopse: John Waters engrandece o conceito de "Problemas Femininos", nesse tributo aos melodramas de drive-in sobre "delinqüência juvenil". A mocinha da história, claro, é Divine, ícone cult, musa travesti de John Waters. Divine está sensacional como a adolescente, que foge da casa para uma vida de prazeres libertinos, tudo porque ela não ganhou seu sapato de "chá-chá-chá", no Natal. Na fuga, ela é molestada por um vil motorista (que também é interpretado por Divine - essa é a idéia de "amor a si mesmo" de Waters?). No entanto, ela não deixa que a maternidade interfira nos seus planos de estrelato e se transforma em uma bizarra apresentadora de um espetáculo apocalíptico. O quarto filme de Waters, continuação do grande hit Pink Flamingos, é cinematograficamente similar, porém, mais primitivo, alegremente vulgar e totalmente subversivo."

Mais uma dedada na xoxota da sociedade americana, em mais um filme da linda parceria entre Divine e John Waters. O filme segue a mesma linha de contra-cultura que o filme anterior de Waters apresenta, o imoralíssimo Pink Flamnigos, com personagens bizarros e insanos que não deixam de aparecer em todos os momentos do filme, e é claro Divine sempre mais que divina.

25- A Besta, de Walerian Borowczyk




Sinopse: Uma família nobre com prolemas econômicos, espera ansiosa pela chegada de Lucy Broadhurst, filha de um rico burguês. O casamento de Lucy com o herdeiro da família, o excêntrico Mathrin, poderia ajudá-los a melhorar sua situação. Quando a garota chega ao local, fica muito interessada pelas histórias de Romilda de l'Espérance, uma antepassada de seu futuro marido. Segundo as lendas, Romilda havia mantido relações sexuais com uma misteriosa besta que se escondia nos boques que cercam o grande castelo.


24- Cléo das 5 às 7, de Agnès Varda




Sinopse: Agnès Varda, uma visionária da "new wave" francesa, capturou a atmosfera de Paris dos anos 60, mostrando os questionamentos de uma mulher solteira enquanto espera o resultado de uma biopsia. Uma crônica de duas horas cruciais na vida de uma mulher. Cléo das 5 as 7, mostra uma mistura profunda de realidade com sofrimento.
Com trilha sonora de Michel Legrand (Guarda-chuvas de Cherbourg), uma obra prima fantástica que inspirou Legrand, Jean-Luc Godard e Anna Karina.


23- As Duas Faces Da Felicidade, de Agnès Varda




Sinopse: Um carpinteiro ama sua mulher, seus filhos e a natureza. Em seguida, ele encontra uma outra mulher, funcionária dos correios, que adiciona felicidade à sua felicidade. Sempre apaixonado por sua mulher, ele não quer se privar, nem se esconder, nem mentir.


22- Geração Maldita, de Gregg Araki




Sinopse: Intenso e violento, "Geração Maldita" é um filme sobre as loucuras regadas à droga e sexo do jovem Jordan White (James Duval), da garota Amy Blue (Rose McGowan) e do desocupado Xavier Red (Johnathon Schaech). Os caminhos dos três personagens se cruzam quando Jordan e Amy decidem apanhar Xavier no caminho em direção a uma boate. Depois que entram em uma loja de conveniência, acontece um grande desastre. Acidentalmente, eles matam o proprietário. Na seqüência, fogem para um motel. A partir deste ponto, "The Doom Generation" começa a revelar todas as relações conturbadas e violentas que vão permear aquele momento da vida dos personagens.


21- Pink Floyd - The Wall, de Alan Parker




Sinopse: A história do "The Wall" é contada apenas com a música do Pink Floyd, imagens e efeitos naturais. Não há diálogos convencionais para o progresso da narrativa. Nossa história é sobre Pink, um astro do rock and roll que se senta trancado em um quarto de hotel, em algum lugar em Los Angeles. Muitos shows, muitas drogas, muito aplauso: um caso perdido. Na TV, um filme de guerra demasiado familiar preenche a tela. Uma mistura de tempo e lugar, realidade e pesadelo quando entramos nas memórias dolorosas de Pink, cada uma um "tijolo" no muro que ele tem gradualmente construído em torno de seus sentimentos.


20- The Rocky Horror Picture Show, de Jim Sharman




Sinopse: Um casal de noivos se vê obrigado, em virtude de um problema com o carro, a irem a um estranho castelo pedirem auxílio, sem saberem que ele é habitado por alienígenas do planeta Transexual e que o anfitrião é um bissexual, que exatamente naquela noite vai ver uma criatura criada por ele apenas para lhe dar prazer.


19- O Fantasma da Liberdade, de Luis Buñuel




Sinopse: Várias situações independentes se sucedem, num filme episódico, sempre ligadas por um dos personagens. Mais uma parceria de Luis Buñuel com o roteirista Jean-Claude Carrière. Trama surreal e livre, uma sátira onírica e nonsense, na qual o diretor apela para a total inversão de valores no ataque à religião, à pátria e à família. O humor é erótico e violento.


18- O Importante é Amar, de Andrzej Zulawski




Sinopse: O fotógrafo Servais Mont se encanta por Nadine Chevalier, uma atriz de filmes românticos de baixo orçamento e decide reunir dinheiro suficiente para montar uma versão da peça "Ricardo III" de Shakespeare para Nadine protagonizar. O relacionamento dos dois lentamente torna-se amoroso e Nadine se vê entre a paixão por Servais e suas obrigações morais para com Jacques, seu marido.


17- O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel




Sinopse: Mistura de situações reais da história com os sonhos e devaneios dos personagens. O filme se passa numa tarde onde alguns amigos se encontram para jantar. Crítica às situações e a hipocrisia da vida social burguesa.


16- Um Assunto de Mulheres, de Claude Chabrol




Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, na França ocupada, uma mulher de baixa escolaridade cria seus dois filhos em um apartamento cheio de ratos. Ela é Marie Latour. Em 1941, seu marido retorna da Frente, fraco demais para manter um emprego. Depois de um episódio envolvendo sua vizinha, Marie descobre que pode fazer abortos clandestinos para sustentar sua família.


15- Noites de Cabíria, de Federico Fellini




Sinopse: Cabíria (Giulietta Masina) é uma jovem romântica e ingênua que se prostitui para sobreviver. Mesmo enfrentando muitas dificuldades, ela demonstra uma confiança impressionante e sonha com o verdadeiro amor enquanto sofre constantes desilusões amorosas.


14- Made In Britain, de Alan Clarke




Sinopse: Trevor é um jovem skinhead de 16 anos abandonado pela família, rebelde, violento e sem nenhum respeito a qualquer autoridade. Passa o seu tempo roubando carros e em atos de vandalismo, e esperando sentado em centros de detenção enquanto aguarda o seu futuro destino. Enquanto todos tentam ajudar Trevor a se adaptar as normas da sociedade, ele responde com desprezo e discursos cheios de Ódio.


13- This Is England, de Shane Meadows




Sinopse: Shaun tem 12 anos e vive com a mãe em uma pequena cidade costeira na Inglaterra, em 1983. Solitário, sofre com a ausência do pai, morto na Guerra das Malvinas. No começo das férias escolares, conhece uma gangue de skinheads, na qual encontra a amizade e os modelos de comportamento que procurava. Numa festa, é apresentado a Combo, skinhead mais velho que acabou de sair da prisão e o adota como protegido. A postura racista do homem impressiona os jovens, mas todos o admiram, e logo a gangue começa a aterrorizar as minorias étnicas da vizinhança.


12- Ponto Cego, de Carlos López Estrada




Sinopse: Em Oakland, Califórnia, o ex-presidiário Collin (Daveed Diggs) enfrenta os últimos dias de liberdade de condicional antes de acertar as suas contas com a justiça. Quando ele e o amigo Miles (Rafael Casal) presenciam uma troca de tiros envolvendo policiais, eles hesitam sobre a melhor coisa a fazer. O caso expõe as diferenças de pensamentos entre eles e revela os traumas sociais de cada um.


11- Para Sempre Lilya, de Lukas Moodysson




Sinopse: Lilya (Oksana Akinshina) tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei.


10- Stroszek, de Werner Herzog




Sinopse: Com uma vida marcada por passagens em internatos e reformatórios, o alcoólatra Stroszek acaba de sair da prisão e passa a viver com a prostituta Eva. Ao lado do senhor Clemens Scheitz, um vizinho amigo e idoso, eles decidem ir para os Estados Unidos, procurando uma nova vida.
A Via Láctea ou O Estranho Caminho de São Tiago 1969


09- La Voie Lactée, de Luis Buñuel




Sinopse: Dois peregrinos vagabundos viajam em direção ao caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, um lugar místico e de influente religiosidade. Em meio à sua jornada, acabam se deparando com diversos personagens bíblicos e históricos, confrontando alguns mistérios do cristianismo e suas heresias.

Em Via Láctea, Buñuel faz aquela que talvez seja sua maior e mais irônica crítica à igreja, utilizando-se de histórias veridicamente registradas nos escritos cristãos.


08- Borgman, de Alex van Warmerdam




Sinopse: Certo dia, Camiel Borgman anda tranquilamente pelas ruas de um tranquilo bairro burguês, e toca a campainha de uma das casas? Quem é este homem? O que ele quer? Aos poucos, Borgman consegue se introduzir nesta família, transformando para sempre a vida de todos.


07- Dente Canino, de Yorgos Lanthimos




Sinopse: Dente Canino conta a história de uma família que tem três filhos e moram em uma casa isolada no subúrbio. Em volta dessa casa há uma cerca muito alta, que as crianças nunca passaram. Ou seja, os filhos do casal nunca tiveram nenhum contato com mundo exterior.
Quem cria, educa e ensina todo para as crianças são os pais, porém, excluindo toda e qualquer influência do mundo lá fora. A situação piora quando as crianças começam a fazer questionamentos que não fazem mais sentido no mundo em eles vivem.


06- A Religiosa, de Jacques Rivette




Sinopse: A adaptação da obra de Denis Diderot mantém-se fiel ao aspecto crítico e polêmico do original — o filme foi proibido em muitos lugares e mesmo na França teve inúmeros problemas com censura —, ao mesmo tempo em que o diretor adiciona um certo frescor que impede a simples rotulação como um filme baseado em um livro famoso.

A história acontece no século XVIII, onde Suzanne, uma jovem francesa, é forçada pelos pais a entrar para um convento e tornar-se freira. Durante este período, convive com três madres superioras, cada uma tratando-a de maneira completamente diferente, indo do afeto maternal, passando pelo sadismo e chegando ao lesbianismo. Em suas desventuras, a virtude de Suzanne sempre lhe causa problemas.


05- Nada de Mal Pode Acontecer, de Katrin Gebbe




Sinopse: O jovem Tore busca em Hamburgo uma nova vida entre um grupo religioso chamado The Jesus Freaks. Quando ele encontra por acaso uma família e é ajudado por ela a reparar seu carro, acredita que tudo aconteceu por um milagre celestial. Ele começa uma amizade com o pai da família, Benno. Logo, decide morar com eles, sem saber que a crueldade virá de lá. Fiel à sua crença religiosa, Tore permanece na casa, embora seja frequentemente atacado por Benno, numa violência crescente. Tore precisa lutar contra o tormento com as suas próprias armas. Assim, uma luta perigosa entre as ações libidinosas e o altruísmo começa.


04- Hair, de Miloš Forman




Sinopse: Claude, um jovem do Oklahoma, que foi recrutado para a guerra do Vietnã, é "adotado" em Nova York, por um grupo de hippies comandados por Berger, que como seus amigos tem conceitos nada convencionais sobre o comportamento social e tenta convencê-lo dos absurdos da atual sociedade. Lá, Claude, também se apaixona por Sheila, uma jovem proveniente de uma rica família.


03- Estrada para Lugar Nenhum, de Gregg Araki




Sinopse: Um grupo de garotos e garotas de Los Angeles tentam resolver seus problemas e suas vidas, mas muita coisa acontece: rapto por alieníginas, viagens alucinógenas, desentendimentos entre namorados, experiências bissexuais, ciúmes, violência, suicídio, mortes estranhas, estupro por uma celebridade da TV. E tudo isso num único dia, antes da grande festa do ano.


02- Viridiana, de Luis Buñuel




Sinopse: Às vésperas de ser ordenada freira, Viridiana passa uns dias na mansão do seu pervertido tio, que, obcecado com sua beleza, tenta seduzi-la de todas as maneiras. Com a morte repentina do tio, desiste da vida religiosa, indo morar na mansão. Movida pelo espírito de caridade cristã, ela abriga e alimenta todos os mendigos da região. Porém, os miseráveis não se comportam do jeito que ela esperava.


01- Sem Destino, de Dennis Hopper




Sinopse: Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta. 


Share on Google Plus

About leandro godoy

Sou o criador, editor chefe e escritor do site Cinema e Fúria. Gosto dos mais malucos exploitations, aos cultuados filmes de arte até ao mainstream do cinemão pipoca. Meus outros interesses são: odontologia, literatura e música.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário